Pequenas no tamanho e gigantes no sabor!
Anchovas, existe um ingrediente mais versátil? Hoje você vai conhecer mais sobre as anchovas, descobrir a importância delas para a nossa saúde e gastronomia e, quem sabe, te incentivar a preparar alguns pratos.
As anchovas são membros da família Engraulidae; são aproximadamente 140 espécies chamadas de “peixes forrageiros”. Isso significa que são peixes pequenos que migram em busca de melhores condições, como por melhores alimentos, Os oceanos Índico, Atlântico e Pacífico, bem como os mares Negro e Mediterrâneo, abrigam o suprimento mundial de anchovas.
Embora esses peixinhos sejam deliciosos quando frescos, a maioria de nós está mais familiarizada com a variedade enlatada. Devido ao seu pequeno tamanho, os ossos podem ser (e são) comidos. E quando cozidas, as anchovas enlatadas, com espinhas e tudo, se dissolverão quase completamente ou “derreterão”, deixando apenas o sabor.
Qual o sabor das anchovas?
As anchovas têm um sabor intenso de peixe que pode ser bem salgado, então você pode não querer comer muitos de uma só vez. Se você não tiver certeza se está pronto para experimentar este saboroso peixe sozinho, tente cozinhá-lo no forno por alguns minutos. No entanto, se você quiser ainda mais sabor, sempre pode adicionar um pouco de sal e pimenta à sua comida para obter um sabor delicioso e único.
As anchovas são um ingrediente muito versátil. Você pode usá-las para completar pratos de massa, colocando-as no molho. Você também pode adicioná-las inteiras a pizzas ou à clássica torta de cebola francesa. Elas também são um ótimo complemento para saladas, afinal, você não pode fazer uma salada Niçoise sem anchovas, e uma salada Caesar também não estaria completa sem elas.
Elas também são benéficas para a saúde!
As anchovas fornecem uma variedade de vitaminas e minerais benéficos para a saúde. Elas são bem conhecidas por serem ricas em ácidos graxos ômega 3, adequados para o cérebro e o coração. Também contém selênio, que pode diminuir o risco de certos tipos de câncer se consumidos de forma consistente.
Confira alguns dos benefícios:
- Saúde cardiovascular
Ricas em ácidos graxos ômega 3, que têm propriedades saudáveis para o coração. De acordo com estudos, podem diminuir os níveis de triglicerídeos, diminuir a formação de placas nas artérias e diminuir a pressão arterial. Podem, ainda, ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral, prevenindo coágulos sanguíneos.
- Proteção para a tireoide
As anchovas contêm 31 microgramas (mcg) de selênio por porção. Adultos e adolescentes devem ingerir 55 microgramas de selênio por dia. Na década de 1990, o selênio era um componente de uma enzima que poderia ativar a tireoide. De acordo com novos estudos, a insuficiência de selênio também tem sido associada a problemas de tireoide.
- Saúde dos olhos
Segundo especialistas, os homens devem consumir 1,6 gramas de ácidos graxos e ômega 3 por dia, enquanto as mulheres devem consumir 1,1 gramas. As anchovas contêm 0,45 gramas de ácido eicosapentaenoico ômega 3 (EPA) e 0,77 gramas de ácido docosaexaenoico (DHA) por porção. De acordo com estudos, ter uma dieta rica nesses nutrientes pode diminuir o risco de desenvolver degeneração macular, que pode causar distorção visual.
- Prevenção da doença de Alzheimer
Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que aqueles que consumiam mais ácidos graxos ômega 3 tinham níveis mais baixos de beta-amiloide, uma proteína que é uma marca registrada da doença de Alzheimer.
Ou seja, as anchovas podem ser pequenas, mas os benefícios que ela oferece a nossa saúde são enormes e devem ser levados em consideração, principalmente se você gosta e precisa manter uma dieta saudável e balanceada.
Qual anchova escolher?
Agora que você conheceu um pouco mais sobre as anchovas, pode estar se perguntando: com tantas marcas no mercado, qual eu devo escolher?
Hoje nós vamos recomendar as Anchovas Pellaza, pescadas em águas frias do mar cantábrico, no norte da Espanha, elas estão no mercado desde 1915 e são até hoje sinônimo de qualidade e um produto premium.
Na Banca do Ramon, você encontra opções dessa anchova para levar para casa. Por isso, não perca tempo e aproveite para garantir a sua hoje mesmo.
Afinal, com as Anchovas Pellaza você pode fazer melhorias no seu jantar de macarrão. Este é provavelmente o melhor lugar para começar. Faça uma puttanesca clássica, uma saborosa massa com molho de tomate em uma panela ou um simples espaguete com azeite, ou macarrão de couve-flor.
Você também pode experimentar utilizar as anchovas em molhos de salada. O sabor intenso combina bem com alfaces amargas, como radicchio, tornando esta uma salada maravilhosa para experimentar.
Bagna cauda é uma boa opção. Fazer bagna cauda é a maneira mais popular da Itália de celebrar as anchovas. A especialidade do Piemonte é uma mistura simples de anchovas derretidas com alho e azeite que se traduz em um molho quente que combina muito bem com couves de Bruxelas assadas.
A utilidade das anchovas na culinária mundial é enorme e agora você também pode testar essas e outras receitas. A sua criatividade pode fluir por aqui!
1 comentário
Adoro anchovas, muito bom, principalmente na pizza.