O teor alcoólico do vinho diz respeito à quantidade de álcool que essa bebida possui. Na maioria dos vinhos, a graduação alcoólica costuma variar entre 7% a 15%, contudo, em algumas bebidas desse tipo, a quantidade de álcool pode chegar a 22%
Quem é um grande apreciador de vinhos precisa saber que o teor alcoólico do vinho pode interferir na textura e no sabor da bebida, portanto, é fundamental saber como avaliar esse indicador na hora de escolher um vinho para degustar.
É possível encontrar rótulos com um teor alcoólico de 5% e outros cuja graduação do álcool chega a 20%. Contudo, a média de teor alcoólico de um vinho costuma ser de 13,5%.
Continue lendo este texto para entender como o teor alcoólico do vinho influencia nas características da bebida e como escolher um vinho levando em consideração a graduação de álcool que ele apresenta.
Como ocorre a produção de álcool no vinho?
O álcool no vinho é produzido por meio de reações químicas que acontecem no processo de fermentação. Durante essa etapa de produção da bebida, as leveduras consomem o açúcar contido nas uvas para produzir álcool e gás carbônico.
As cascas das uvas já possuem algumas leveduras, contudo, o produtor também pode adicionar uma quantidade extra desses microrganismos para fazer o processo de fermentação.
A duração dessa etapa pode variar entre alguns dias e semanas. Para a produção de alguns rótulos, como o vinho do Porto, por exemplo, os produtores adicionam uma aguardente vínica ao mosto da uva para aumentar a graduação alcoólica da bebida.
Como o teor alcoólico do vinho é medido?
Para medir o teor alcoólico de um vinho é preciso verificar qual é a quantidade de álcool etílico em 100 litros de vinho. Os vinhos tintos são os que costumam apresentar uma maior graduação alcoólica, variando entre 12% a 15%.
Já os vinhos rosés, geralmente, têm um teor alcoólico de 12%. Os brancos, por sua vez, costumam apresentar uma graduação de álcool entre 7% a 14%. Os espumantes também possuem um teor alcoólico mais baixo, de cerca de 12%.
É importante ressaltar que o teor alcoólico do vinho não indica se aquela bebida possui uma maior qualidade ou não. Existem vinhos excelentes que apresentam uma graduação de álcool alta, assim como bebidas muito saborosas e refinadas que tem um teor alcoólico baixo. Portanto, na hora de escolher qual rótulo comprar, o principal fator que você deve levar em consideração é o seu gosto pessoal.
Quais fatores influenciam o teor alcoólico do vinho?
A casta da uva, clima, local de plantação e momento de colheita das frutas são alguns dos fatores que interferem diretamente no teor alcoólico do vinho. Geralmente, vinhos feitos com uvas tintas e mais maduras apresentam um teor alcoólico maior.
Já as bebidas produzidas com uvas brancas e que acabaram de amadurecer, costumam ter uma graduação alcoólica menor.
Como o teor alcoólico influencia no sabor e aroma do vinho
Os vinhos que apresentam uma graduação de álcool elevada costumam ser mais encorpados, macios e também tendem a apresentar uma coloração mais escura. Além disso, esses tipos de vinhos, geralmente, possuem uma menor concentração de taninos e não têm uma acidez elevada.
Outra característica marcante dos vinhos com alto teor de álcool, é que eles costumam apresentar um sabor mais amadeirado. Em relação ao aroma, uma bebida desse tipo que tem mais de 14% de álcool, geralmente, possui aromas menos persistentes.
Já os vinhos com graduação alcoólica mais baixa, geralmente são mais leves, suaves e acidez. Além disso, a concentração de taninos nessas bebidas também tende a ser maior.
Como escolher o vinho com base no teor alcoólico?
Antes de descobrir como escolher um vinho com base no teor alcoólico, é importante levar em consideração o prato com o qual você vai harmonizar essa bebida, e também as características que você mais aprecia em um vinho.
Vinhos mais encorpados, que tendem a apresentar um maior teor alcoólico, costumam harmonizar bem com pratos que também têm essa característica, como uma carne vermelha assada ou um churrasco, por exemplo.
Já as bebidas mais suaves, que geralmente têm uma graduação de álcool menor, combinam perfeitamente com os pratos leves, como um filé de salmão grelhado com legumes, por exemplo.
Contudo, quem quiser fazer a sua escolha baseando-se apenas nas características que mais gosta em um vinho, pode considerar o seguinte: se você gosta de bebidas encorpadas, macias na boca e com uma acidez entre baixa e equilibrada, dê preferência aos rótulos com um teor alcoólico maior.
No entanto, aqueles que preferem vinhos leves, suaves e com uma acidez que varia entre média a alta, podem gostar de apreciar um vinho com uma graduação de álcool mais baixa.
Teor alcoólico dos vinhos mais populares
Agora que você já sabe o que é o teor alcoólico do vinho, confira a seguir qual é a graduação de álcool de alguns dos vinhos mais populares entre os brasileiros:
- Vinho Royal Oporto Ruby – 19%;
- Vinho Angelica Zapata Malbec – 14%;
- Vinho Château Grillon Sauternes – 14%;
- Vinho Alamos Cabernet Sauvignon – 13,5%;
- Vinho Amayna Pinot Noir – 13,5%;
- Vinho La Joya Gran Reserva – 13,5%;
- Vinho Rosé Piscine – 13%;
- Vinho Tarapacá Reserva Chardonnay – 12,5%;
- Vinho Verde Bico Amarelo Esporão – 11,5%;
- Vinho Casal Garcia Rosé – 9,5%.
Os melhores vinhos estão na Banca do Ramon
Agora que você já sabe como o teor alcoólico do vinho pode impactar nas características gustativas da bebida, você vai conseguir escolher a bebida ideal para saborear e também saber como definir o vinho mais adequado para harmonizar com cada tipo de prato.
Além disso, nos dias em que você não quiser consumir muito álcool, é só escolher uma bebida com uma baixa graduação alcoólica para degustar nesse momento.
Na hora de comprar os seus vinhos, conte com a Banca do Ramon, que conta com um catálogo extenso de vinhos com diferentes graduações alcoólicas para você poder escolher a bebida perfeita para cada ocasião.
Acesse agora mesmo a Banca do Ramon, confira todos os rótulos de vinhos disponíveis, e adquira as melhores bebidas para degustar na sua casa.