O pequi vem cada vez mais conquistando o paladar do brasileiro. Fruta típica do cerrado brasileiro, seu nome vem do Tupi e significa “pele espinhenta”. O fruto é muito utilizado na culinária do centro-oeste e do norte de Minas Gerais in natura, ou em conserva. Também é usado na produção de licores, sorvetes e rações para animais.
Dependendo da região, ele pode receber outros nomes, como piqui, piquiá, amêndoa-de-espinho, piquiá-bravo, grão-pequiá, pequerim, pequiá-pedra e suari, quase todos derivados do Tupi.
Seu uso na culinária começou nas antigas vilas de Meia Ponte (hoje Pirenópolis) e Vila Boa, ainda no início do século XVIII. Na região que circunda a cidade industrial de Catalão, o pequi era utilizado tão somente para a fabricação do sabão de pequi, de propriedades terapêuticas.
De lá para cá, ele foi ganhando mais adeptos tanto na sua região de origem, quanto nas demais partes do Brasil. A iguaria já caiu nas graças de grandes cozinheiros, como Alex Atala. Um dos pratos mais conhecidos feitos com a fruta é o arroz com pequi. Veja a receita a seguir:
Ingredientes:
- 1 kg de arroz
- 1 kg de pequi (fresco ou em conserva)
- 50 ml de óleo
- 2 dentes de alho
- 2 ou 3 unidades de pimenta bode (a gosto)
- Cheiro-verde (apenas para decorar)
Como fazer: Refogue o pequi em uma panela com óleo e alho socado; deixe fritar bem o pequi até começar a soltar a polpa. Coloque 1 kg de arroz e água quente para cozinhar; tampe a panela. Antes de secar o arroz, coloque cheiro-verde e a pimenta bode; tampe.
Na Banca do Ramon, você encontra pequi em conserva, ideal para preparar esse trato típico do cerrado. Neste link você encontra várias outras receitas que levam pequi para incrementar sua experiência com a fruta na cozinha.
Vantagens do pequi para a saúde
A polpa do pequi tem alto teor de vitamina C, A e E, o que o torna um grande aliado no combate ao envelhecimento e na prevenção às doenças associadas à visão. Ele também possui valores elevados de ácidos monoinsaturados e compostos orgânicos, o que ajuda na diminuição das taxas de colesterol no sangue e protege o coração.
A mistura de vitaminas e minerais, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais podem ajudar a aliviar a tensão sobre vasos sanguíneos e também relaxá-los.
Ele também faz bem para a pele e o cabelo, devido às propriedades antioxidantes destes compostos. Ajuda a evitar manchas na pele, melhora o viço e a cicatrização. A fruta tem sido usada para tratamento de lesões de pele e eczema.
E você, já decidiu dar uma chance para o pequi na sua mesa também?! E se você já usa, conta para a gente qual é a melhor receita na sua opinião!