O vinagre de maçã é um dos tipos de vinagre mais conhecidos e usados no mundo. E engana-se quem pensa que ele traz benefícios apenas na usado na nossa mesa, normalmente, temperando saladas. Ele é considerado um ótimo aliado da saúde do cabelo e até mesmo para a pele – principalmente na versão orgânica.
Para se obter o vinagre, a maçã passa por um processo de fermentação por leveduras benéficas e por bactérias chamadas acetobacter. Os açúcares naturais são transformados em álcool e depois é convertido em ácido acético. A concentração costuma ser de 5% de ácido acético e 95 % de água, além de alguns minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis, que ajudam a proporcionar um sabor diferenciado e seus inúmeros benefícios.
O vinagre de maçã possui boas quantidades de ácido acético, que inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos. Assim, este ácido é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo. Desta maneira, são eliminadas calorias que se tivessem sido absorvidas contribuiriam para o aumento de peso.
O ácido acético ainda melhorará a eficiência dos músculos e a recuperação após a atividade física. Além disso, a substância faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, o que ajuda a prevenir o diabetes.
Outra vantagem é a boa quantidade de quercetina, que tem ação antioxidante. Outras substâncias com ação antioxidante presentes no vinagre são as catequinas.
Os benefícios do vinagre de maçã para além da alimentação
O vinagre de maçã contém o pH ácido, o que contribui com o fechamento das cutículas abertas. As cutículas dos fios fechadas garantem brilho e ausência de frizz, devido à superfície mais lisa do cabelo. O ideal é usar o vinagre em todo o cabelo – inclusive na raiz. Ele tem ação antifúngica e de limpeza, levando a uma melhora da caspa, em pessoas com essa predisposição.
Você pode usá-lo misturando uma colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de água filtrada e borrifando em todo cabelo. Em sequência, aplique o creme de tratamento indicado mecha a mecha. Deixe agir por entre três a cinco minutos com touca térmica ou toalha umedecida em água quente. Outra opção é fazer o último enxague com água com vinagre diluído.
Por contar ácido acético, uma substância com propriedades antibacterianas, o vinagre de maçã tem efeito antisséptico, promovendo erradicação das bactérias que induzem à acne. Por ter um pH muito semelhante ao da pele, o que mantem ácido o ambiente natural da flora bacteriana da pele, inibindo o desequilíbrio no crescimento de bactérias causadoras da acne.
Ele também contém alfa-hidroxiácidos, que podem agir removendo as células mortas da superfície da pele, além de promover uma suave esfoliação, tendo efeito coadjuvante no clareamento de manchas.
Agora que você já conhece os maiores benefícios do vinagre de maçã, é só correr na Banca do Ramon e escolher um vinagre de maçã para chamar de seu!
1 comentário
Parabens pelo otimo artigo!!!