Essa é uma dúvida recorrente de muitas pessoas na hora de optar por uma opção mais saudável do que o conhecido açúcar branco para adoçar aquele cafezinho depois do almoço, ou na hora de preparar uma sobremesa. E pode ser a sua também!
Hoje vamos conhece as propriedades, vantagens e desvantagens dessas duas opções para te ajudar a fazer a melhor escolha para a sua saúde!
Açúcar mascavo
O primeiro registro do açúcar mascavo é de mais de 3.000 anos, na Índia. Ele é feito a partir do cozimento do caldo de cana, que livre de algumas impurezas e mais concentrado, vira o melado. Uma vez mais condensado e já solidificado, esse melado vira a rapadura, que moída, resulta no açúcar mascavo.
Ele contém também algumas vitaminas e boa quantidade de diversos minerais, principalmente o ferro, manganês, magnésio e potássio. Mas seu índice glicêmico ainda é alto, apesar de ser um pouco mais baixo do que o do açúcar refinado. Por isso, é sempre importante ficar de olho na quantidade de açúcar mascavo usada, apesar dos nutrientes e de ser uma opção natural.
Alguns estudos sugerem que o consumo moderado de açúcar mascavo pode estar relacionado à prevenção da obesidade, do diabetes. Ele também ajuda no bom desempenho do sistema digestivo e das funções renal e hepática; além de auxiliar na diminuição dos danos à calcificação infantil e cáries dentarias.
Em 5 g de açúcar mascavo encontramos: 20 kcal, 5 g de carboidratos, 1 mg de cálcio e 2,1 mg de ferro.
Xilitol
O Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de frutas, de alguns vegetais, geralmente do milho, e de alguns tipos de cogumelos. Seu processo de extração ocorre por hidrogenação catalítica da xilose.
Ele tem a aparência e o gosto bem parecidos com o açúcar, mas sua grande diferença está nas calorias e no índice glicêmico. Esta opção tem 40% menos de calorias do que o açúcar comum e um índice glicêmico de apenas 7, enquanto o do açúcar comum está entre 60 e 70. Ele também não afeta a insulina. Somando tudo isso, é tido como uma excelente opção para pessoas com diabetes e obesidade.
Diferentemente da sacarose, ele não serve como alimento para as bactérias nocivas e alcaliniza a saliva. Isso ajuda a prevenir a placa bacteriana e as cáries. Estudos mostraram que o xilitol aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo, contribuindo para a saúde dos dentes e dos ossos. Além de combater também infecções nos ouvidos e sinus.
Outra vantagem é o potencial de alimentar as bactérias benéficas da flora intestinal, atuando como um prebiótico, similar às fibras. Mas, atenção! Seu uso excessivo pode causar distúrbios no sistema digestivo.
E é importante lembrar que ele é tóxico para os cães, ok?
Em 5g de xilitol encontramos: 9,6 kcal.
E agora, decidiu?! Então, corre lá no nosso site e compre a melhor opção para adoçar a mesa da sua família! Açúcar mascavo, ou xilitol, a gente tem!
5 comentários
Muito obrigada pelo esclarecimento, objetivo e gentil.
E as proporções em uma receita é a mesma? Ex: troco 1 xic. De xilitol por 1 xic. De açúcar mascavo ou outro açúcar?
Posso substituir açúcar mascavo por xilitol….a mesma quantidade??
muito bom
Nós mercado tem xilitol? Substituir por o açúcar mascavo qual é a diferença?