A salada grega é uma ótima pedida sempre – ainda que você não esteja na Grécia! haha Leve, refrescante, nutritiva e muito saborosa, ela traz uma combinação de ingredientes e sabores que só a culinária mediterrânea sabe nos proporcionar.
E seu protagonista é nada mais nada menos do que um bom queijo feta – para quem não conhece, sua textura é parecida com a do queijo minas, mas ele é um pouquinho mais encorpado e feito com leite de cabra ou ovelha. Só por isso, as apaixonadas por queijo já se derretem!
Mas ela também é rica em gorduras boas e vitaminas, além de não ser calórica. É um ótimo acompanhamento para carnes brancas, como frango e peixe, ou até mesmo como uma entrada leve e neutra. Mas vai muito bem sozinha, hein? Não se engane! Geladinha, é uma ótima pedida para os dias quentes que estão por vir…
E se você acha que basta cortar tudo, picar, temperar e servir. Não… A salada grega, apesar de fácil e prática no preparo, tem alguns segredinhos que a tornam única. E a gente vai ensiná-los agora! Fique de olho!
Salada grega
Ingredientes:
- 1 pepino
- 3 tomates
- 1 cebola roxa
- 15 azeitonas pretas
- 100 g de queijo feta
- azeite
- sal
- pimenta-do-reino
- orégano
- folhinhas de hortelã
Modo de preparo:
Primeiro, lave e seque os tomates. Em seguida, corte-os em em 8 gomos e coloque-os em uma peneira. Nela, tempere-os com uma pitada de sal. Deixe que eles escorram sobre uma tigela por, pelo menos, meia hora. E é aí que está o maior segredo da salada grega! Esse tempo descansando na peneira faz com que o sal desidrate um pouco o tomate, dando um sabor especial à salada.
Depois, descasque e corte a cebola em cubos. Coloque-as em uma tigela e as cubra com água gelada. Deixe de molho por cerca de 20 minutos. Isso faz com que o ardor da cebola diminua. Agora, o pepino! Lave e seque. Com a ponta de um garfo, raspe a casca do pepino no sentido do comprimento – e esse é o segundo segredinho. Essas ranhuras ajudam a reter no pepino o molho que faremos para a salada. Ranhuras feitas, agora corte o pepino em rodelas e divida-as ao meio. Corte o queijo feta em cubos e pique as azeitonas.
Agora, vamos montar a salada! Primeiro, transfira o tomate drenado para uma tigela. Escorra a água das cebolas e junte aos tomates, assim como o pepino, azeitonas e os cubos de queijo. Tempere com bastante azeite (não precisa economizar aqui!), pimenta-do-reino, orégano, folhinhas de hortelã picadinhas e uma pitadinha de sal.
Pronto! É só servir!
E para acompanhar, que tal um vinho branco?! Nossa indicação é um chardonnay frutado. Esse, é sem erro!
Ficou com água na boca, né? A gente também! Mas a boa notícia é que na Banca do Ramon você encontra praticamente todos os ingredientes necessários para fazer essa salada incrível!