Conheça mais sobre essa versátil castanha
As castanhas de caju são incrivelmente populares e por boas razões. Elas não são apenas altamente nutritivas, mas também notavelmente versáteis. Seu sabor levemente doce e crocante, com uma textura amanteigada e muitas aplicações culinárias a tornam indispensável em casa.
Geralmente são agrupadas com outros tipos de nozes, mas também têm muito em comum com vegetais e sementes.
Para você que também adora castanhas de caju, sejam sozinhas como aperitivos ou em suas receitas, continue com a gente e descubra algumas coisas sobre essas nozes tão deliciosas!
Colheita e processamento da castanha de caju
O caju é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) quando, na verdade, trata-se de um pseudofruto. O que entendemos popularmente como “caju” se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho.
Os cajus estão prontos para a colheita quando começam a cair da árvore. É preciso que a colheita seja feita logo em seguida, pois esse fruto é altamente perecível.
As castanhas de caju, ainda com casca, são retiradas das pontas dos frutos e podem ser secas ao sol, dependendo do processo do fabricante. Esses cajus são brutos e não vendidos devido ao risco de exposição ao urushiol (um alergênico que irrita a pele).
Os grãos crus são então torrados em fogo alto, cozinhando-os em um grande tambor rotativo ou em uma cuba de óleo fervente para remover os restos de urushiol antes que possam ser descascados, completamente secos. Neste ponto, eles ainda são frequentemente rotulados como crus, pois não contêm aromatizantes adicionados.
As castanhas de caju podem ser torradas uma segunda vez para fins aromatizantes se estiverem sendo vendidas como castanhas de caju torradas. Outra rodada de torrefação também pode ajudar a garantir que qualquer resíduo de urushiol restante seja removido antes da venda.
Vale lembrar que o caju é um fruto tipicamente brasileiro. Ele foi levado para a Ásia e África pelos portugueses durante a colonização. A mais antiga descrição desse fruto é datada de 1558. Atualmente, ele ainda é muito cultivado nas regiões tropicais, como a América do Sul, África e Ásia, e seus maiores exportadores são o Brasil, Índia e Vietnã.
Benefícios nutricionais
Embora comumente referido como nozes, e nutricionalmente comparável a eles, os cajus são realmente sementes. Eles são ricos em nutrientes e compostos vegetais benéficos e são uma adição fácil a muitos pratos.
Como a maioria das nozes, as castanhas de caju também podem ajudar a melhorar sua saúde geral. Eles têm sido associados a benefícios como perda de peso, melhor controle de açúcar no sangue e um coração mais saudável.
Nozes e sementes são consideradas antioxidantes naturais, e as castanhas de caju não são exceções. Os antioxidantes são compostos vegetais benéficos que mantêm seu corpo saudável, neutralizando moléculas causadoras de danos conhecidos como radicais livres. Por sua vez, isso ajuda a reduzir a inflamação e aumenta a capacidade do seu corpo de se manter saudável e livre de doenças.
Os cajus são uma rica fonte de polifenóis e carotenóides – duas classes de antioxidantes também encontradas em outras nozes. Por isso, pode-se esperar que as castanhas de caju ofereçam benefícios semelhantes de combate à oxidação. Mas atenção, isso pode ser particularmente verdadeiro para as castanhas de caju que são torradas, pois se nota que elas parecem ter uma atividade antioxidante aumentada em comparação com as “cruas”.
Contudo, o número atual de pesquisas sobre os reais benefícios ainda são poucos, e mais pesquisas precisam ser feitas para que se tenha conclusões definitivas.
Quais são os tipos de Castanha de Caju?
As castanhas de caju são classificadas principalmente em 4 tipos: W1, W2, W3 e W4.
A W1 é a de melhor qualidade, o que significa serem sem manchas, de cor uniforme, crocante e saborosa. As castanhas de caju podem ser encontradas também inteiras ou em pedaços, como bandas, batoque, xerém, etc. Conforme maior a classificação, a qualidade pode ir caindo, ou seja, uma W4 é um produto de qualidade bastante inferior.
Onde comprar a Castanha de Caju?
Encontre as melhores castanhas de caju aqui na Banca do Ramon! Tradicionais, caramelizadas, cruas, torradas, com gergelim, chocolate e etc. é por aqui mesmo!
Tudo o que você precisa em apenas um lugar!