Como fazer flor de salame? Selecione um salame duro, corte a peça em fatias finas, disponha cada fatia na borda de um copo de 200 ml e faça quatro camadas. Desenforme a flor em um recipiente e sirva.
Se você gosta de receber convidados e sempre quer inovar na apresentação dos pratos e quitutes, que tal aprender como fazer flor de salame para servir em uma tábua de frios?
O passo a passo para fazer a flor de salame é muito simples, e a apresentação do alimento fica muito bonita e delicada. Portanto, se você deseja montar uma tábua de frios criativa, continue lendo este texto para saber como usar o alimento para decorar.
Materiais necessários
Para fazer essa flor você só precisa de quatro materiais, uma tábua de corte, uma faca de cozinha, um prato ou travessa e um copo ou um palito, dependendo do modo de preparo que você escolher. Veja a seguir quais são os tipos de salame mais indicados para fazer a rosa de charcutaria.
Tipos de salame recomendados
O ideal é selecionar uma peça de salame duro, pois assim será possível cortar as fatias com a espessura adequada para formar as pétalas. Algumas das melhores variedades para quem deseja usar o alimento para decorar são o hamburguês e o italiano.
A quantidade de salame usada vai variar de acordo com o número de convidados, sendo que, para fazer uma rosa grande, é necessário entre 80g a 120g do embutido.
Facas e utensílios para cortar e montar
Você pode usar qualquer faca bem afiada para cortar a peça. No entanto, para conseguir obter fatias finas e uniformes com mais facilidade, o ideal é ter uma faca de slicer, também conhecida como carving knife, que possui uma lâmina mais comprida.
Além da faca, você também vai precisar de uma tábua de corte lisa, pois tábuas com relevos ou ranhuras podem atrapalhar o corte. Assim, reunindo poucos utensílios, você já vai conseguir fazer uma apresentação culinária diferenciada.
Leia também: Você sabe do que é feito o salame? Entenda como esse embutido é preparado
Passo a passo para fazer flor de salame
Agora que você já sabe quais são os materiais necessários para fazer a rosa de salame, conheça o passo a passo para preparar essa iguaria e servi-la na sua tábua de charcutaria.
Como fatiar o salame corretamente ou como pedir o corte correto
Para montar a flor, é necessário cortar rodelas finas, pois pode ser muito difícil modelar pedaços grossos. Contudo, a fatia não pode ser fina demais a ponto de aparentar ser transparente, pois essa espessura pode impedir a formação das pétalas.
Quando for começar a fatiar, apoie a peça em uma tábua de corte limpa e comece a cortar fatias finas delicadamente.
Para montar a rosa, não é indicado comprar a peça já fatiada, já que as rodelas podem vir com uma espessura que não é adequada para a montagem.
Assim que você tiver obtido todas as fatias, selecione um copo de aproximadamente 200 ml ou um palito, e comece a montagem.
Técnicas para montar as pétalas da flor
Existem duas formas de montar a flor de salame, usando um copo ou com um palito. Confira a seguir como fazer a montagem usando um copo:
- Comece a colocar as rodelas na borda do copo, uma de cada vez. Posicione metade da fatia dentro do copo e a outra parte para fora. Disponha um pedaço ao lado do outro até preencher toda a circunferência;
- Faça mais camadas de fatias, seguindo o mesmo modelo explicado anteriormente, mas não sobreponha totalmente a rodela de baixo com a de cima, e sim parcialmente, pois, desse modo, a moldagem ficará mais parecida com uma rosa;
- Repita o processo até acabarem todos os pedaços;
- Em seguida, desenforme a flor com cuidado. Coloque a mão sobre o fundo do copo e vire-o de ponta cabeça, bem devagar;
- Então, deixe a rosa deslizar delicadamente para baixo;
- Coloque a flor na tábua de frios ou em um prato e ela está pronta para servir.
Também é possível moldar a rosa com um palito, veja abaixo como fazer flor de salame com esse utensílio:
- Em um prato raso, disponha 5 rodelas de salame, deixando-as parcialmente sobrepostas;
- Comece a enrolar as fatias até formar uma pequena flor, apertando, suavemente, um dos lados para servir como base;
- Passe o palito pela lateral da flor para fixá-la;
- Sirva.
Dicas para dar firmeza e beleza à montagem
No momento de cortar, procure um local firme sem vibrações, como uma mesa ou uma bancada, pois vai contribuir para que todas as fatias fiquem com o mesmo tamanho.
Além disso, também deixe o copo ou prato, no caso de quem vai usar o palito, em cima de um móvel firme para fazer a modelagem.
Sugestões de combinações para acompanhar
Agora que você já sabe como fazer uma flor de salame, conheça algumas sugestões de queijos que harmonizam perfeitamente com os embutidos e são ideais para quem quer montar uma tábua de frios:
Já outras opções de charcutaria que você pode acrescentar para compor a sua tábua são:
Você também pode incluir azeitonas, oleaginosas, patês e torradas para deixar a sua tábua de frios mais completa. Na hora de escolher os vinhos, dê preferência para os rótulos com boa acidez, pois eles ajudam a cortar a gordura e a limpar o paladar. Algumas boas opções são: o Pinot Noir e o Nebbiolo.
Como conservar a flor de salame antes de servir
Se você não for servir a flor de salame logo após cortá-la, deixe-a na geladeira, em um recipiente tampado. O ideal é oferecer essa iguaria em temperatura ambiente, portanto, retire-a da refrigeração uma hora antes de servir.
Gostou de descobrir como fazer flor de salame? Então, que tal servir a charcutaria dessa forma na próxima vez que for preparar uma tábua de frios? Para garantir todos os ingredientes necessários para esse preparo, e também os vinhos para deixar o evento ainda mais especial, acesse agora mesmo o site da Banca do Ramon e confira todas as opções de charcutaria, queijos e bebidas disponíveis.

