Aprenda como fazer fondue de queijo saboroso e cremoso, saiba quais são os tipos de queijos mais indicados para preparar esse prato e conheça algumas dicas práticas para preparar um fondue perfeito
Você sabe como fazer fondue de queijo? Esse é o prato ideal para uma noite fria e pode ser uma boa escolha para quem vai receber amigos em casa e não sabe o que servir na ocasião, já que essa receita costuma agradar à maioria das pessoas.
Originário da Suíça, a receita de fondue de queijo foi criada para evitar o desperdício de alguns queijos. Contudo, logo ela passou a fazer um grande sucesso e, hoje, está presente nas casas de pessoas das mais diversas nacionalidades.
Quem quer aprender como fazer fondue de queijo precisa aprender a escolher os ingredientes certos e também descobrir algumas dicas para deixar esse prato mais cremoso e saboroso. Se esse é o seu desejo, continue a leitura para saber como preparar essa receita na sua casa.
Ingredientes necessários
Para fazer um fondue perfeito, é preciso saber escolher os queijos certos. Para deixar o creme mais cremoso e com uma coloração amarela intensa, o ideal é optar pelos queijos maturados, como o emmenthal, o gouda e o gruyère, que possuem um sabor marcante e levemente adocicado.
Outro ingrediente que não pode faltar nessa receita é o vinho branco seco, que ajuda a conferir a textura desse prato. Isso porque a acidez dessa bebida impede que os queijos se transformem em uma massa pegajosa
O kirsch, aguardente de cereja, também não pode ficar de fora dessa lista, pois essa bebida ajuda a potencializar o sabor do preparo. Confira a seguir quais são os ingredientes necessários para fazer um fondue de queijo que rende até seis porções:
- 400 g de queijo emmenthal;
- 400 g de queijo gruyère;
- 1 xícara de chá de vinho branco;
- ½ xícara de chá de kirsch;
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- 1 dente de alho;
- Noz-moscada a gosto.
Uma opção para quem não costuma ter muito tempo para cozinhar são os fondues prontos, que podem ser preparados no micro-ondas ou colocados diretamente na panela e aquecidos no fogão. Essa é uma solução prática para quem chegou em casa tarde e quer degustar um alimento saboroso e aconchegante.
Utensílios necessários
Para que o seu fondue caseiro fique perfeito, você precisa dos utensílios certos. O principal deles é o aparelho de fondue, que vem com uma panela, um suporte para panela, garfos e uma vela ou queimador de fondue.
Há modelos de aparelhos de fondue, de cerâmica, inox ou vidro, assim como peças em diferentes formatos e tamanhos. Sendo assim, você pode escolher o kit que mais lhe agradar para ter na sua casa.
No entanto, nem todas as panelas de fondue podem ir ao fogo, portanto, dependendo do aparelho que você adquirir, pode ser necessário usar outro recipiente para preparar esse prato. Além disso, também será preciso usar uma colher e um ralador de alimentos para fazer essa receita.
Passo a passo da receita
Confira a seguir como fazer fondue de queijo em casa de uma maneira prática:
- Comece ralando os queijos, reserve;
- Em uma tigela, coloque o kirsch e o amido de milho. Misture até dissolver. Reserve;
- Amasse o dente de alho e passe-o por toda a panela que será usada para preparar o fondue;
- Despeje o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo;
- Quando começar a ferver, adicione o queijo ralado aos poucos e mexa bem com um batedor de arame para formar um creme liso;
- Depois, acrescente a mistura de krish e amido de milho;
- Misture bem e deixe cozinhar por 2 minutos;
- Após esse tempo, apague o fogo e despeje o fondue na panela de servir, acenda o queimador do aparelho e sirva com os acompanhamentos que preferir.
Dicas e truques para o fondue perfeito
Existem alguns truques para deixar a sua receita ainda mais cremosa e saborosa. Um dos principais é realizar todo o preparo no fogo baixo e acrescentar o queijo aos poucos, pois isso vai impedir que a gordura do emmenthal e do gruyère se separe, o que pode afetar a textura do prato.
Outro truque é não exagerar na quantidade de vinho branco, para não correr o risco do creme ficar muito líquido. No entanto, se você está no meio do preparo e acha que a sua receita está muito líquida, acrescente um pouco mais de amido de milho na panela para deixá-la mais consistente.
Já para impedir que a receita se transforme em uma massa pegajosa, o ideal é usar um vinho branco com alta acidez, para fazer frente à gordura presente nos queijos. Os rótulos feitos com uvas da casta Sauvignon Blanc, por exemplo, podem ser uma boa alternativa para esse caso.
Sugestões de acompanhamentos
O fondue de queijo é um prato muito versátil e que combina com uma grande variedade de acompanhamentos, sendo que alguns dos mais comuns são:
- Pães e torradas;
- Carnes;
- Azeitonas;
- Legumes e vegetais.
Quem quiser degustar esse prato com um bom vinho precisa saber que os rótulos brancos são os que harmonizam melhor com essa receita, já que, como explicado anteriormente, a acidez dessas bebidas ajuda a equilibrar a gordura do queijo. Sendo assim, aposte em um Sauvignon Blanc ou em um Chardonnay para servir com esse prato.
No entanto, se você optar por servir esse prato com alguma carne, se possível, dê preferência para os vinhos tintos, como um Pinot Noir ou um Merlot, por exemplo.
Como servir e degustar
O ideal é servir essa receita em um aparelho de fondue, dessa forma, o prato vai se manter aquecido enquanto a chama do queimador estiver acesa e todos os convidados vão poder se servir com conforto e praticidade.
Disponha os acompanhamentos próximos ao aparelho e designe um garfo para cada convidado. Uma boa opção para ninguém confundir o seu garfo com o de outra pessoa é apostar em aparelhos que venham com garfos com cores diferentes.
Além disso, se possível, posicione o aparelho em um local onde não há muito vento, para evitar que a chama do queimador se apague.
Quem ama receber convidados, ou simplesmente gosta de pratos cremosos e bem quentes para degustar em uma noite fria, certamente vai se beneficiar muito ao aprender como fazer fondue de queijo, uma receita simples, rápida e com poucos ingredientes, mas que fica com um sabor marcante e inesquecível.Se você ficou com vontade de preparar essa receita, acesse o site da Banca do Ramon para adquirir os principais ingredientes desse prato de uma maneira rápida e segura, sem sair de casa.