Caracterizada como um dos temperos finos, a flor de sal é um dos tipos de sal marinho. Porém, não passa por refinamento nem tratamento químico. Por isso, traz mais benefícios à saúde. Saiba o que é flor de sal e como usar nas suas receitas.
Você sabe o que é flor de sal? Para quem não conhece, essa é a nova queridinha nas cozinhas mundo afora. Basicamente, esse é um dos temperos finos existentes, sendo formado por um conjunto de cristais de sal que se forma à superfície da água nas salinas. Para isso, é preciso ter a combinação de condições climáticas favoráveis: sol intenso, clima seco e ventos constantes. Dali, é retirada a camada mais superficial, sem nenhum contato com o fundo da precipitação.
Isso gera um produto com características únicas por não ser refinado nem passar por tratamento químico. Além do mais, esse é um dos tipos de sal marinho que faz bem à saúde, quando consumido de maneira equilibrada. Inclusive, tem mais minerais, um sabor intenso e uma textura crocante.
Por isso, é um tempero que cai muito bem em doces e salgados. Como usá-lo, o que o caracteriza e o que é flor de sal? Vamos trazer essas respostas a partir de agora. Confira.
O que é flor de sal e para que serve?
A flor de sal é um tipo de sal marinho extraído da camada superior dos cristais de sal que surgem nas salinas. Ele serve para finalizar pratos, já que não substitui o tempero comum. Também pode ser usado como guarnição e ser servido à mesa.
Sua extração é feita manualmente ou com o equipamento lousse à fleur, específico para essa finalidade. Isso porque sua formação contempla uma película fina e que nunca tocou o solo. Isso faz com que seja um produto mais raro do que o sal comum. Para ter uma ideia, a cada 80 kg de sal marinho, consegue-se 1 kg do tempero fino.
Qual a origem da flor de sal?
A origem da flor de sal é as salinas, que são reservatórios de argila grandes e rasos. A camada superficial que forma esse tempero só é criada a partir de condições climáticas adequadas, como clima seco, ventos frequentes e sol abundante.
O início da produção da flor de sal se deu na França, na região de Guérande, e em Portugal, no Algarve. No Brasil, desde 2018, esse é um dos temperos finos produzidos nas salinas do Rio Grande do Norte. Por não passarem por nenhum processo ou refinamento posterior, elas mantêm uma grande concentração de zinco, ferro, magnésio, flúor, potássio, cobre, iodo, cobre e sódio.
Leia também: Diferentes tipos de temperos para se ter na cozinha
Quais são as características da flor de sal?
As características da flor de sal são o sabor suave e flocos que se dissolvem na boca. Os cristais são brancos e irregulares, o que leva a uma crocância que costuma agradar. Todas essas particularidades são alcançadas por seu processo de extração, que não abrange o refinamento nem o tratamento químico ou a adição de aditivos.
Assim, ao saber o que é flor de sal, é fundamental entender que esse é um dos tipos de sal marinho usado apenas para finalizar o prato. Ele é como um complemento decorativo e que gera um sabor único e acentuado. Porém, nunca deve ser levado ao fogo, já que isso ocasiona a perda das particularidades do tempero.
Qual a diferença do sal e flor de sal?
A diferença do sal e flor de sal é o processo produtivo. No tempero fino, a extração é manual, não há realização de refino nem de tratamento químico. Além disso, é coletada apenas a camada superficial, que é formada a partir de condições climáticas específicas. Já o sal comum recebe antiumectante para deixá-lo mais solto e fino. Sua extração é automatizada e ele surge pela evaporação da água do mar.
Leia também: Tempero ou condimento: você sabe a diferença?
Quais são os benefícios da flor de sal para a saúde?
A flor de sal é rica em cálcio, ferro, zinco e magnésio. Veja abaixo os principais benefícios:
- A flor de sal equilibra a pressão arterial;
- A contração muscular é facilitada;
- A absorção de nutrientes pelo organismo melhora;
- A entrada de nutrientes nas células é favorecida;
- A formação dos hormônios tireoidianos T3 e T4 é mais eficiente, evitando doenças como hipo e hipertireoidismo e bócio;
- Esse é um tipo de sal marinho menos processado, mantendo sua composição natural;
- A digestão é aprimorada devido à contribuição para a produção de ácido clorídrico no estômago;
- O teor de sódio é mais baixo;
- O sabor é intenso, o que permite usar uma quantidade menor.
No entanto, é importante lembrar que ela ainda é uma fonte de sódio. Portanto, deve-se usar a flor de sal com moderação como parte de uma dieta equilibrada.
Como usar a flor de sal na culinária?
Flor de sal em peixes e frutos do mar
Aproveite a flor de sal para temperar molhos cítricos que acompanham carpaccios de peixe. Uma possibilidade é usar shoyu, gengibre e limão. Outra alternativa é azeite de oliva ou azeite trufado e suco de limão siciliano.
Ainda é possível combinar a flor de sal com ovas de peixe ou salpicar esse tipo de sal marinho sobre os peixes feitos na brasa.
Flor de sal em carnes
No caso das carnes, você pode aplicar a flor de sal em pitadas sobre o prato já grelhado ou assado. Essa é uma forma de garantir um sabor mais forte e marcante, além de deixar uma textura mais crocante. Você ainda pode fazer batatas fritas caseiras para acompanhar também com o tempero.
Flor de sal na confeitaria
Se você já assistiu a programas de culinária, sabe o que é flor de sal. Muito usada pelos chefs pâtissiers, esse tempero pode ser polvilhado em sobremesas e doces com caramelo, sorvete e chocolate.
Assim, o modo recomendado para o uso da flor de sal é na finalização de pratos, proporcionando mais sabor à preparação. Para isso, pegue alguns cristais com as mãos e pulverize-os sobre o prato.
Além de ir muito bem na finalização de saladas, carnes assadas, peixes e ovos, a flor de sal é perfeita para incrementar sobremesas! Isso porque o sal tem a capacidade de realçar sabores adocicados. O sal funciona como um “filtro”, afirmaram pesquisadores do Monell Chemical Senses Center, nos EUA.
Ele suprime a amargura, que por sua vez suprime outros gostos, como doçura e acidez. Isso fez com que o uso de sal nas sobremesas virasse moda entre os grandes chefs da alta gastronomia. Uma das mais famosas combinações entre doce e flor de sal é a iguaria francesa, Caramel à la Fleur de Sel. Mas ela também vai bem em sobremesas à base de chocolate e frutas.
Onde comprar flor de sal?
Você pode comprar flor de sal em casas especializadas, como a Banca do Ramon. Com opções de várias marcas e quantidades, é possível comprar aquilo que deseja. Inclusive, kits com 4 potes de sabores diferentes desse tempero único.
Afinal, mais do que saber o que é flor de sal, é interessante usar esse tipo de sal marinho nas suas preparações. Assim, elas ficarão mais deliciosas, crocantes e incríveis.
Então, que tal aproveitar? Acesse nosso site, confira as opções de flor de sal e faça a sua compra agora mesmo que a gente leva até você!