A culinária árabe é muito rica e saborosa, além de ser, em geral, bastante leve e prática. Hoje, é possível encontrar restaurantes árabes em várias cidades brasileiras, graças aos imigrantes que se mudaram para o País. Mas nem sempre você precisa ir até um restaurante para saborear o melhor desta culinária. Você pode, aí na sua casa, aprender a fazer deliciosos pratos árabes; desde que tenha os ingredientes certos (como a gente já mostrou aqui)! E um desses ingredientes, certamente é o tahine!
Uma das estrelas do cardápio árabe, ele é uma deliciosa pasta feita a partir das sementes de gergelim descascadas, tostadas e moídas. Além de saboroso, ele é muito rico nutricionalmente falando. Ótima fonte de gorduras boas, ômega 6, vitaminas do complexo B, cálcio e proteínas. O tahine também é antioxidante, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.
Como usar o tahine na sua cozinha
Um dos principais usos do tahine é no preparo de um prato árabe: o homus; que é uma pasta feita a partir de grão-de-bico cozido. Mas para quem deseja incorporar o tahine ao seu dia a dia, ele também funciona como um ótimo substituto para manteiga. Assim, você pode consumi-lo com pães, biscoitos, torradas e até no preparo de tortas, bolos, patês e doces. Inclusive, a mistura com mel, melaço e geleias fica incrível! Aposte no agridoce com o tahine!
Que tal começar aprendendo a fazer um homus delicioso? Quem ensina é a Rita Lobo:
Homus
Ingredientes:
- 300 g de grão-de-bico
- caldo de 1 limão
- 1 dente de alho descascado
- 100 g de tahine
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora moída a gosto
Modo de preparo:
Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com água. Deixe de molho por 4 horas. Em seguida, escorra a água do molho e transfira os grãos para uma panela grande. Cubra os grãos com 1 litro de água. Leve a panela ao fogo alto e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até ficar macio. Mas lembre-se: ele não pode desmanchar! Quando o grão-de-bico estiver cozido, retire do fogo e escorra quase toda água.
Retire as cascas dos grãos com as mãos e despreze-as. Já no processador de alimentos, bata o grão-de-bico descascado, o alho, o suco de limão e o tahine. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta homogênea. O ponto deve ser o de um patê grosso.
Retire o homus do processador, coloque num prato. Se quiser, acrescente azeite sobre a pasta ou decore com páprica picante.
Agora, se você quer uma receita de molho com tahine super fácil, a que a gente mais gosta é essa aqui embaixo. Super fácil e prática, ela serve de base para todos os pratos frios árabes. Olha só:
Molho de tahine
Ingredientes:
- 1 pitada de sal rosa ou marinho
- 3 col. sopa de suco de limão
- 1 dente de alho pequeno amassado
- 4 col. sopa de tahine
- 4 col. sopa de água
Em uma tigela, junte o sal, o suco de limão e o alho. Adicione o tahine e a água. Misture bem e leve para gelar. Pode ser servido puro, com salsinha picada e azeite.
Quem aprender outras receitas? Então, confira na página do Comida do Bem!
E você sabe que pode contar com a Banca do Ramon para entregar o seu tahine aí, na sua casa!