O que é queijo maturado? Os produtos lácteos que recebem essa nomenclatura passam por diversas alterações físicas, bioquímicas e microbiológicas, que fazem com que esses produtos apresentem uma textura e um sabor especiais
Os queijos conseguem deixar qualquer prato ou refeição muito mais saborosa. Contudo, você sabia que existem diferenças significativas entre esses produtos lácteos? Por isso, explicaremos agora o que é queijo maturado.
Há duas categorias principais de queijos: os frescos, como o minas frescal, e os maturados, como o queijo parmesão e o provolone. A grande diferença entre eles é que os primeiros podem ser consumidos logo após a fabricação, já os maturados precisam passar por um processo de maturação que pode durar meses.
Além disso, há uma grande diferença entre os queijos maturados e frescos em relação à textura, ao sabor e aroma. Portanto, saiba qual a melhor forma de consumir esses queijos e com quais comidas e bebidas eles harmonizam.
O que é queijo maturado?
Os queijos maturados são aqueles que passaram por um processo de maturação, que marca uma série de transformações físicas, bioquímicas e microbiológicas.
Para que esse processo ocorra, esses produtos lácteos precisam ser armazenados em câmaras de maturação que possibilitam o controle da temperatura e da umidade por um determinado período.
Esse tipo de queijo costuma ser mais firme, ter um sabor mais forte, além de também apresentar uma casca e olhaduras — nome técnico para os furinhos que aparecem na massa desses alimentos.
Os queijos maturados podem ser consumidos puros, como aperitivos em uma tábua de frios, por exemplo, ou em sanduíches, salgados, e ainda nas mais variadas receitas, como os risotos.
Como é o processo de maturação dos queijos?
Todos os queijos são produzidos através da coagulação do leite, quando o soro é eliminado. Contudo, para fazer os maturados, é adicionado um fermento e as peças de queijo são colocadas em câmaras de maturação, nas quais a temperatura e umidade deverão ser reguladas de acordo com cada tipo de queijo que será produzido.
A maioria dos queijos maturados precisam ficar em uma câmara com temperatura entre 7 e 14 °C e com umidade que varia entre 75 a 95%. Cada tipo de queijo apresenta um tempo de maturação diferente. O gorgonzola, por exemplo, leva de 60 a 120 dias, já o provolone demora até seis meses para ficar pronto.
Durante o processo de maturação dos queijos, ocorrem três fenômenos bioquímicos responsáveis por conferir as características desses produtos lácteos, são eles:
- Glicólise: processo que consiste na quebra das moléculas da lactose e que é responsável por conferir acidez e sabor ao queijo;
- Proteólise: consiste na quebra das moléculas da proteína do leite e é responsável por conferir a textura característica desse tipo de queijo;
- Lipólise: esse processo consiste na formação de ácidos graxos que conferem o aroma e o sabor dos queijos maturados.
Principais tipos de queijos maturados e suas características
É possível encontrar vários tipos de queijos maturados, sendo que alguns dos mais consumidos são:
Parmesão
Apesar de ter origem italiana, o queijo parmesão é muito consumido no Brasil. Esse produto apresenta uma massa dura e consistente, com textura arenosa. O sabor é levemente doce, combinado com um pouco de picância.
O queijo parmesão costuma ser muito utilizado na forma ralada e polvilhado em cima de massas. Ele também pode ser usado para preparar algumas receitas como o macarrão carbonara e risoto.
Provolone
Outro queijo de origem italiana, mas que faz muito sucesso no Brasil, é o provolone. Esse queijo apresenta uma casca firme e uniforme, seu sabor é salgado e levemente picante e o aroma remete a um produto defumado.
O queijo provolone é muito consumido como aperitivo, sendo uma boa opção para compor uma tábua de frios.
Gouda
O gouda é um queijo de origem holandesa. Ele possui uma massa mais macia, um sabor suave e ligeiramente adocicado. Além disso, esse queijo apresenta uma casca fina e muitas olhaduras. O gouda combina bem com carnes vermelhas, e também costuma ser uma ótima opção para compor uma tábua de frios.
Gruyère
De origem suíça, o queijo gruyère possui uma massa dura e uma textura porosa, algumas olhaduras e um sabor levemente adocicado. Ele pode ser consumido puro ou em molhos, fondues e sanduíches.
Como degustar corretamente um queijo maturado?
Agora que mostramos o que é queijo maturado, saiba que você pode degustar essa iguaria da forma que preferir: puro, em uma tábua de frios ou incorporado a uma receita.
Caso você queira apreciar todo o sabor de um queijo maturado, uma boa opção é degustar esse produto em uma tábua de frios combinado com um bom vinho. Se você for escolher um queijo maturado semiduro, como o gouda, opte por vinhos mais leves e frutados, como o Sauvignon Blanc e o Chardonnay.
Contudo, se você quiser apreciar um queijo duro, como o parmesão ou o gruyére, tente harmonizar com vinhos de sobremesa ou amadeirados, como o Malbec.
Sugestões de receitas com queijo maturado
Os queijos maturados apresentam um sabor marcante e podem deixar qualquer receita mais saborosa. Portanto, confira a seguir duas opções de preparo que levam esse ingrediente delicioso.
Risoto de queijo parmesão
O risoto de queijo é um prato que costuma agradar à maioria das pessoas. Ele pode ser servido juntamente com vinho branco para deixar a sua refeição ainda mais especial.
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de arroz arbóreo;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 litro de caldo de legumes;
- 300 g de queijo parmesão ralado;
- ½ xícara de chá de vinho branco seco;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourarem;
- Em seguida, adicione o arroz e refogue um pouco e mexa bem. Acrescente o vinho e mexa até secar;
- Então, adicione o caldo de legumes gradualmente. Repita o processo até que o arroz esteja al dente;
- Apague o fogo, acrescente o queijo e a manteiga e mexa bem.
- Sirva com o acompanhamento da sua preferência.
Suflê de queijo gruyère
O suflê de queijo gruyère é uma receita leve, deliciosa, que pode ser uma boa opção de entrada ou como um acompanhamento do prato principal. Confira a seguir como fazer esse prato.
Ingredientes:
- 5 claras de ovo;
- 3 gemas;
- ½ xícara de chá de leite;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 2 xícaras de chá de queijo gruyère ralado;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo. Espere derreter e adicione a farinha. Mexa por dois minutos;
- Desligue o fogo e acrescente o leite, mexa bem para não empelotar;
- Acenda o fogo novamente e mexa por mais alguns mútuos;
- Apague o fogo novamente, tempere com sal e pimenta-do-reino e adicione as gemas;
- Acrescente o queijo, misture bem e reserve;
- Bata as claras em uma batedeira até elas ficarem no ponto de neve;
- Adicione as claras em neve à mistura das gemas e mexa bem;
- Transfira a mistura um ramequim untado e leve ao forno preaquecido por 20 minutos ou até dourar. Depois é só servir.
Gostou de saber o que é queijo maturado e de como harmonizar esse ingrediente? Então, conheça o catálogo de produtos da Banca do Ramon e confira as opções de queijos maturados e vinhos disponíveis para que você possa fazer combinações deliciosos.