Quem cozinha e gosta de se aventurar por esse mundo, certamente já deve ter ouvido falar sobre a mostarda Dijon. Esse é um ingrediente eclético e emblemático, que enriquece a cozinha do mundo todo, ainda que sua origem seja francesa.
A mostarda é um ingrediente muito antigo e os primeiros registros sobre essa semente remotam a cerca de 3000 a.C, na Índia. Existem menção sobre ela na Bíblia e antes mesmo das famosas navegações europeias por especiarias, o povo do velho continente já conhecia a mostrada. E existem alguns diferentes tipos de sementes, que fornecem sabores diversos.
A variedade Dijon, especialmente, vem da cidade de mesmo nome, na região francesa de Borgonha. Ela é mais suave do que a inglesa e é produzida apenas com a semente marrom, combinadas com o suco de uva verde. Essa mistura deve representar pelo menos 28% do produto final, que é acrescentado de especiarias e vinho branco. Com o sucesso do condimento, a cidade de Dijon se tornou referência na fabricação de mostarda como a conhecemos. E em 1634, o governo aprovou uma lei que deu exclusividade de produção para a cidade.
Hoje, você encontra a mostarda Dijon de duas maneiras: em grãos, também chamada de “ancienne” (a palavra significa antigo em francês e se refere ao jeito que os produtores a vendiam antigamente: em grãos.), e em forma de pasta bem lisa e amarela. A Maille é a marca francesa mais tradicional desta iguaria.
Como usar a mostarda Dijon
A mostarda Dijon, como já dissemos, tem um sabor bem leve e peculiar, que foge do amargor da mostarda inglesa e americana. Ela é ótima para temperar carne vermelha, aves, salmão, legumes grelhados e carnes frias, preparar molhos e dar um toque especial em recheios, por exemplo.
Nesta nossa receita infalível de tempero para frango, a nossa dica é usar a mostarda Dijon. Ela deixa o sabor mais suave. A diferença é incrível! E você pode fazer exatamente a mesma mistura (retirando apenas o colorau) para temperar carne vermelha. A gente garante o sucesso da receita! E que tal inovar no cachorro quente de todo dia, fazendo algo um pouquinho mais sofisticado? As salsichas em geral combinam com a Dijon e dão uma interessância ao prato.
Para finalizar pratos, ela é uma ótima pedida também. Uma colher de sopa de mostrada Dijon no seu estrogonofe, no purê de batatas e até mesmo na salada de maionese e o resultado é outro!
Você também pode improvisar! Nossa dica? Use a mistura indicada acima para temperar a carne ou o frango cortado em tirinhas, ou para estrogonofe. Deixe a carne “pegar” o tempero por cerca de uma hora. Depois, leve à frigideira sem óleo nem nada. Quando a carne estiver no ponto, você acrescenta uma colher de sopa de mostarda Dijon e duas colheres de sopa de requeijão, ou creme de ricota. Um simples arroz e salada acompanham e fazem desse uma refeição incrível e muito saborosa!
Neste outro post, nós ensinamos a fazer o seu próprio vinagrete de azeite trufado e que leva Dijon! Experimente misturar com vinagre de vinho tinto, azeite, sal, açúcar. Uma pitada de mel pode deixar o resultado incrível!
Conheça também a mostarda e mel
Você também já deve ter ouvido falar do molho mostarda e mel, não é?! Ótimo para saladas, sanduíches e salmão… Na verdade, você pode comprar a mostarda Maille já com mel. É incrível! Mas se você preferir fazer as suas próprias medidas em casa (talvez um pouquinho mais adocicada, ou menos…), saiba que a Dijon é a mostarda mais indicada – exatamente por sua suavidade, que casa tão bem com o mel.
Não perca tempo e compre já a sua mostarda Dijon! A gente tem certeza que ela vai virar a queridinha da sua cozinha – e com toda razão!