Uva-passas, damasco, tâmaras… A variedade de frutas secas disponíveis no mercado é grande. A técnica milenar de desidratar alimentos é usada para conservá-los e aumentar seu tempo de consumo. No começo, a secagem era feita de forma natural, o que levava muito tempo. Hoje, existem técnicas e máquinas que agilizam o processo.
As frutas desidratadas são divididas em dois grupos: os frutos secos oleaginosos (como amêndoas e castanhas) e as frutas secas (damasco, banana, ou ameixa).
Há quem ame e quem torça o nariz. Mas o que muita gente não sabe é que, além de dar um gostinho peculiar a muitos pratos, as frutas secas trazem muitos benefícios para a saúde!
Já falamos aqui sobre como começar inserindo as frutas secas na sua alimentação, agora, está na hora de você conhecer melhor o que elas podem fazer por você:
Os 10 maiores benéficos das frutas secas:
Prevenção de problemas hepáticos e câncer
Algumas frutas secas, como tâmara, damasco e banana são fontes ricas em vitaminas A, B e C. Alimentos assim são ideias para prevenir ou controlar anemia e problemas hepáticos. Elas também são essenciais na prevenção do câncer.
Elas podem ser consumidas puras, ou com iogurtes, no café da manhã, em saladas ou pratos agridoces, como couscous marroquino.
Regulam o funcionamento do intestino
A ameixa seca é ótima para ajudar a manter o bom funcionamento do intestino. Isso porque ela tem uma alta concentração de sorbitol, um laxante natural.
Uma forma de usar a ameixa para regular o intestino é tomando o chá feito com a ameixa seca. Basta deixar três ameixas pretas ferverem em uma xícara de água durante 5 minutos e tomar duas vezes ao dia.
As ameixas secas também são ricas em ferro e vitamina K, o que ajudam no fortalecimento dos ossos e ajuda quem precisa perder peso.
Controle do colesterol
Amêndoas são ótimas para quem precisa controlar o colesterol. O alto teor de ácidos graxos monoinsaturados, conhecidos como “gordura boa”, confere uma série de benefícios ao organismo. Além disso, as nozes diminuem a pressão arterial, prevenindo outras doenças do coração, segundo um estudo publicado no periódico Science Direct.
Função cicatrizante
As uvas passas ajudam na cicatrização, pois ajudam no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos.
Fortalecimento do sistema nervoso
Por ser rica em minerais e as vitaminas do complexo B, a uva passa é ótima para quem sofre de exaustão física, estresse ou fadiga crônica. Elas também evitam a perda de memória. Ainda contam com flavonoides, antioxidantes e miricetina, que previnem doenças cognitivas, como o Alzheimer.
Ótimas fontes de energia
Fontes de gorduras insaturadas, as tâmara, damasco e uvas passas ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. Invista em um poderoso mix de frutas secas e oleaginosas para fazer pequenos lanches durante o dia, como amêndoas, nozes, avelãs e pistache.
Ajudam a cuidar da visão
Por serem ricas em vitamina A, frutas secas, como damasco , ajudam a prevenir doenças que afetam a visão. Isso porque a vitamina A protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho.
Aliviam os sintomas da TPM e cólicas
A irritação, sensibilidade e cólicas são sintomas conhecidos das mulheres no período menstrual. Segundo cientistas, a vitamina B é uma ótima aliada no combate à TPM. E uma ótima fonte são está nos pistaches; são 1,7 mg/100 g!
Enriqueça (e intensifique) o seu mix de frutas secas com pistache e veja os benefícios na sua vida!
Controlar a diabetes
Essas frutas secas, como castanha de caju, amêndoas e pistaches, têm magnésio, que é um grande aliado contra a resistência à insulina, evitando o diabetes e ajudando a controlar quem já tem a doença.
Além disso, segundo os estudiosos, o pistache é recordista em potássio (1025 mg), mineral cuja carência é um fator de risco para o diabetes.
Ácido fólico para uma gravidez saudável
O ácido fólico é uma substância que previne a má formação durante as primeiras semanas da gestação e está presente em amendoins e avelãs na forma de folato (vitamina pertencente ao complexo B). A ingestão diária recomendada para adultos está entre 200 a 400 µg. Os amendoins têm 145 µg para cada 100 gramas, enquanto as avelãs têm 91 µg para cada 100 g.
E aqui, na Banca do Ramon, você encontra as melhores opções para você criar seu próprio mix de frutas secas de acordo com as suas necessidades! Aproveite nossas ofertas!