Lambrusco é um vinho frisante versátil de origem italiana e encontrado nas versões tinto, rosé e branca. Para ser considerado um autêntico vinho Lambrusco, essa bebida precisa ter sido preparada de acordo com as Denominações de Origem Controlada (DOC)
Um vinho versátil e de origem milenar: este é o Lambrusco, uma bebida de origem italiana consumida desde a época do Império Romano, mas que só ganhou fama no mundo na década de 1960, quando chegou a se tornar uma das bebidas mais exportadas pela Itália.
É possível encontrar o vinho Lambrusco vendido nas versões tinta, branca e rosé. Além disso, ele também pode ser classificado como seco, semi-seco, doce ou semi-doce, conforme o teor de açúcar residual apresentado.
Para saber mais sobre o Lambrusco italiano e também descobrir quais são os tipos de comida que harmonizam melhor com essa bebida, continue lendo este texto.
O que é e qual a origem do Lambrusco?
O Lambrusco é um vinho frisante que começou a ser produzido originalmente na região de Emilia-Romagna, região do norte da Itália, pelo povo etrusco, que começou a ocupar essa área no século IX a.C.
As bebidas eram produzidas com as vinhas Lambrusco. Acredita-se que essa palavra tenha sido criada a partir da junção de dois termos do latim: a palavra “labrum”, que significa margem do campo, e o termo “rascum”, que refere-se à planta selvagem.
Atualmente, existem cerca de 13 variedades de uvas Lambrusco registradas no Registro Nacional de Variedades de Videira da Itália, sendo que algumas das mais conhecidas são: Maestri, Grasparossa e Sorbara.
Apesar de essa bebida ter se originado na Emilia-Romagna, outras regiões italianas também passaram a produzir esse tipo de vinho ao longo do tempo, como a Lombardia e a Bologna.
Características e variedades do Lambrusco
Esse é um vinho frisante (que contém baixa quantidade de CO2), levemente adocicado, e com uma acidez marcante. Para ser considerado um vinho Lambrusco, ele precisa ter sido feito com, pelo menos, 85% de uvas Lambrusco. Além disso, o processo de fabricação da bebida precisa ter seguido as Denominações de Origem Controlada (DOC).
Outra característica dessa bebida é que o seu percentual alcoólico costuma variar entre 8% a 11%, ficando abaixo do teor de álcool encontrado em outros tipos de vinhos.
Existem vários tipos de vinho Lambrusco, sendo que alguns dos mais conhecidos são: Lambrusco di Sorbara (provavelmente o melhor), Ducato D’oro e Montecchio Rosé.
O Lambrusco di Sorbara é um vinho tinto, que apresenta notas de frutas vermelhas e tem um sabor levemente frutado. Essa bebida possui um teor alcoólico de 8,5%. Já o Ducato D’oro é um vinho branco, leve e com aroma de frutas cítricas. O vinho Montecchio Rosé possui um sabor mais adocicado e fresco.
A maior produção de Lambrusco vem da região italiana de Emilia-Romagna, na região norte da Itália. Contudo, ele também é produzido em outros locais da Itália, como a Lombardia. O vinho Lambrusco é produzido a partir do método Charmat, que utiliza tanques de inox resistentes à pressão.
Como degustar o Lambrusco corretamente?
Na hora de degustar esse vinho, lembre-se de deixar a bebida entre 7 °C e 8 °C. Agora, se a sua dificuldade é não saber o que fazer para acompanhar, saiba que os Lambruscos combinam bem com frutos-do-mar, peixes brancos e também com tábuas de frios. Além disso, essa bebida harmoniza bem com as sobremesas.
Ele combina bem com queijos leves como mozzarella, pratos italianos como massas e pizzas, carnes grelhadas mais leves, alimentos picantes, aperitivos como presunto e salame, e sobremesas suaves.
Sua adaptabilidade o torna uma escolha ideal para acompanhamento de refeições durante os meses mais quentes, sendo também uma opção refrescante com pratos de verão. Os Lambrusco também pode ser uma ótima opção para as festas de casamento. Na hora de fazer a conta, vá com uma média de 1 garrafa para cada 3 convidados.
Mitos e verdades sobre essa bebida
Existem muitos mitos e verdades sobre esse vinho. O principal mito é dizer que o Lambrusco é um espumante, pois trata-se de uma bebida frisante. Contudo, isso não é verdade, pois o Lambrusco é classificado como vinho.
Outro mito é que o Lambrusco é um vinho de qualidade inferior, o que também não corresponde à realidade. Essa bebida possui uma história milenar e só pode ser preparada de acordo com as regras da DOC.
Uma informação bem difundida sobre esse vinho é que ele é uma bebida leve e frutada, o que é totalmente verdade. Outra verdade relacionada ao Lambrusco é que esse é um vinho bastante versátil, podendo ser servido juntamente com entradas, pratos principais e sobremesas.
Sugestões de vinhos Lambrusco para diferentes ocasiões
Se você procura um bom vinho para degustar em uma tarde de verão, saiba que um Lambrusco rosé, como o Cella Frisante, pode ser uma boa alternativa para essa ocasião. Contudo, se você busca uma bebida para uma noite de queijos e vinhos, opte pelo Lambrusco Cavicchioli Dell Emilia Tinto.
Já se você procura um vinho para um almoço ou jantar no qual será servida uma massa, considere escolher o Lambrusco Branco Ducato D’oro.
Gostou de conhecer melhor o vinho Lambrusco? Então, saiba que na Banca do Ramon, você encontra este e outros vinhos saborosos, que certamente vão agradar bastante os amantes dessa bebida.