O que é Lambrusco? Trata-se de um vinho frisante, leve e frutado de origem italiana e produzido de acordo com as Denominações de Origem Controlada (DOC). Essa bebida está disponível nas versões branca, rosé e tinto
Se você gosta de rótulos leves e frutados, precisa saber o que é Lambrusco, um vinho frisante de origem italiana, que é consumido desde a época do Império Romano. Essa bebida é conhecida por ser refrescante e versátil, sendo uma excelente opção para os dias mais quentes.
É possível encontrar vinhos feitos com essa casta de uva nas versões tinto, branco e rosé. Além disso, também existem as variedades doce, semidoce, seco e semi-seco, conforme o teor de açúcar residual apresentado. Portanto, você certamente vai conseguir encontrar uma versão que combina perfeitamente com o seu paladar.
Para saber mais sobre o que é Lambrusco, quais são os principais tipos e como harmonizar essa bebida, continue a leitura.
O que é Lambrusco?
Trata-se de um vinho frisante feito com a uva da casta Lambrusco. Ele começou a ser produzido originalmente na região de Emilia-Romagna, no norte da Itália, pelo povo etrusco, que passou a ocupar essa área no século IX a.C.
Acredita-se que o nome da uva tenha surgido a partir da junção de dois termos do latim: a palavra “labrum”, que significa margem do campo, e o termo “rascum”, que refere-se à planta selvagem.
Atualmente, existem cerca de 13 tipos de uvas desta casta registradas no Registro Nacional de Variedades de Videira da Itália. À primeira vista, elas podem ser muito parecidas, mas ao analisar mais atentamente, é possível perceber algumas variações na coloração ou nas folhas.
Características do Lambrusco

Esse rótulo tem um pouco de gás carbônico na sua composição, por isso ele apresenta borbulhas e é classificado como um frisante. Essa bebida também é considerada um vinho de entrada, ou seja, uma opção para quem ainda não tem o hábito de consumir vinhos.
Seu sabor é levemente adocicado, mesmo as versões mais secas são um pouco doces. Além disso, ele tem taninos pouco evidentes, o nível de acidez é alto e o aroma, geralmente, remete a frutas vermelhas. Para ser um autêntico Lambrusco, a bebida precisa ter sido feita com, pelo menos, 85% de uvas desta casta.
A graduação alcoólica do Lambrusco varia entre 8% a 11%, sendo inferior ao teor de álcool dos outros tipos de vinho, que é por volta de 13,5%.
Leia também: Qual o teor alcoólico do vinho?
Tipos de lambrusco
Esse vinho pode ser classificado de acordo com a cor, tipo de uva usada na produção e nível de doçura. Em relação à variedade de uva, uma das mais conhecidas é a di Sorbara, que apresenta uma coloração rubi marcante, possui uma leve acidez e tem paladar e aroma frutados
Outro tipo famoso é o Ducato D’Oro, muito usado para fabricar vinhos brancos leves com aroma cítrico e boa acidez. Já uma das variedades utilizadas na produção de vinhos rosés é a Montecchio, que origina uma bebida doce, fresca, com sabor persistente e aroma de frutas cítricas.
Também é possível categorizar esse produto de acordo com a Denominação de Origem, ou seja, o local no qual ele é produzido. Alguns dos mais conhecidos são o Lambrusco di Sorbara e o Lambrusco de Salamino, ambos ficam na província de Modena, na Itália.
Além disso, esse vinho também pode ser classificado conforme a doçura:
- Seco: menos de 9 gramas de açúcar por litro;
- Semi-seco: entre 10 a 18 gramas;
- Semidoce: entre 18 a 45 gramas;
- Doce: mais de 45 gramas.
Como harmonizar o Lambrusco
O Lambrusco é um vinho versátil, e há várias formas de harmonizá-lo com diferentes pratos. Uma das principais é pensando na complementação de sabores. Por exemplo, um Lambrusco mais doce com uma sobremesa à base de frutas, para que o paladar da bebida não se sobreponha ao do prato.
Outra forma comum de harmonização é por contraste, escolhendo uma bebida cujas características sejam contrárias às da comida. Um exemplo é servir um Lambrusco seco ou mais ácido com um prato gorduroso, pois, nesse caso, a acidez ajuda a limpar o palato.
Por ser um vinho versátil, você pode harmonizá-lo com os mais diversos tipos de pratos, desde as entradas até as refeições principais. Essa bebida combina bem com queijos leves, como o mozzarella, sendo, portanto, uma boa alternativa para acompanhar uma tábua de frios.
Na hora de escolher um prato principal para harmonizar com esse vinho, dê preferência para as receitas à base de frutos do mar. Por causa da acidez da bebida, ela pode combinar perfeitamente com carnes assadas, especialmente a suína e a de frango.
Além disso, é possível harmonizar o Lambrusco com massas e pizzas.
Mitos e verdades sobre essa bebida
Existem muitos mitos e verdades sobre esse vinho. O principal mito é dizer que o Lambrusco é um espumante, pois trata-se de uma bebida frisante. Contudo, isso não é verdade, pois esse rótulo é classificado como vinho.
Outro mito é que o Lambrusco é um vinho de qualidade inferior, o que também não corresponde à realidade. Essa bebida possui uma história milenar e só pode ser preparada de acordo com as regras da DOC.
Uma informação bem difundida sobre esse vinho é que ele é uma bebida leve e frutada, o que é totalmente verdade. Outra verdade relacionada ao Lambrusco é que esse é um vinho bastante versátil, podendo ser servido juntamente com entradas, pratos principais e sobremesas.
Como identificar um bom lambrusco
Para identificar um bom Lambrusco é preciso ficar atento a alguns detalhes, sendo o principal a presença de um selo de Denominação de Origem, que serve para atestar que a bebida foi produzida de acordo com as determinações daquela região e que foram realmente usadas as uvas da casta certa.
Outro cuidado é certificar se o vinho é jovem. Esse rótulo não é uma bebida de guarda, portanto, ela deve ser consumida pouco tempo após o preparo, caso contrário, o produto pode perder algumas de suas características marcantes.
Se você procura um bom vinho para degustar em uma tarde de verão, saiba que um Lambrusco rosé, como o Cella Frisante, pode ser uma boa alternativa para essa ocasião. Contudo, se você busca uma bebida para uma noite de queijos e vinhos, opte pelo Lambrusco Cavicchioli Dell Emilia Tinto.
Já se você procura um vinho para um almoço ou jantar no qual será servida uma massa, considere escolher o Lambrusco Branco Ducato D’oro.
Agora que você já sabe o que é Lambrusco e como harmonizá-lo com os mais diferentes pratos, acesse o site da Banca do Ramon e confira todas as opções disponíveis desse tipo de vinho e adquira os rótulos que mais lhe interessarem para degustar quando e onde quiser.