Que a paixão do brasileiro é o velho e bom arroz com feijão, a gente já sabe. Mas a pergunta é: qual o tipo de feijão? Preto? Marrom? Vermelho? Bom, todos são deliciosos. Mas a gente aqui, na Banca do Ramon, morre de amores por um outro tipo, que é muito apreciado no nordeste do Brasil: o feijão de corda.
Também conhecido como feijão fradinho, ele é de baixa caloria (apenas 15kcal por 100g) e ricos em nutrientes, com alto teor de proteínas, minerais (fósforo, cálcio, ferro e potássio) e vitaminas (K C, A), juntamente com fibra dietética. Essa mistura fornece vantagens para a saúde do coração e para os diabéticos. As grávidas podem ingerir feijão de corda em abundância, por ser uma ótima fonte de ácido fólico.
O grão é de origem africana e foi trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Desembarcado na Bahia, foi ganhando o nordeste e o norte do País. Mas se você não está em nenhuma destas duas regiões brasileiras, onde é fácil achar o feijão de corda, é só correr para a Banca do Ramon! Lá tem feijão de corda fresquinho e a gente entrega aonde você quiser!
Agora, se você já está pensando em como consumi-lo, já avisamos que além do tradicional feijão cozido, o de corda funciona de diferentes formas para servir- e todas igualmente gostosas! Veja algumas a seguir:
Farofa de feijão de corda
Ingredientes
- 3 xícaras (de chá) de feijão macassar cozido e escorrido
- 1 cebola picadinha
- 1/2 xícara (de chá) de bacon picadinho
- 1 xícara (de chá) de linguiça calabresa picada (usei uma grande)
- 2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina
- Cebolinha e coentro picado a gosto
- Sal
- 1 xícara (de chá) de farinha de mandioca crua (aquela mais comum e fininha)
Modo de Preparo:
Coloque o feijão em um recipiente e cubra com água. Deixe de um dia para o outro. Despeje na panela de pressão (dá para cozinhar em panela comum, só demora um pouco mais), coloque água até cobrir o feijão e leve ao fogo. Depois que a panela começar a chiar, marque 10 minutos, tire a pressão, abra e veja se ele já está macio. Escorra a água e reserve.
Em uma panela coloque a manteiga e o bacon, leve ao fogo e deixe fritar. Acrescente a cebola e frite um pouco mais. Junte a calabresa e frite um pouco mais. Agora junte o feijão com tudo isto e coloque sal a gosto. Coloque a cebolinha e o coentro picado e por fim a farinha de mandioca. Misture bem, deixe esquentar e está pronto.
Salada de feijão de corda com mexilhões
Ingredientes:
- 12 mexilhões grandes, sem a casca e limpos
- 1 xícara (chá) da salada de feijão-fradinho* (receita abaixo)
- 2 gomos de limão siciliano
- ervas frescas a gosto (usei salsa, manjericão e hortelã)
Modo de Preparo:
Cozinhe os mexilhões no vapor por apenas 5 minutos e reserve. Depois junte-os delicadamente com a salada de feijão-fradinho e sirva com os gomos de limão e as ervas frescas.
Para a salada de feijão:
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de feijão de corda já cozido em água, sal e 2 folhas de louro
- 1 pimentão vermelho bem lavado e cortado em cubinhos
- 1 cebola grande cortada em finas fatias
- salsa fresca picada
- azeite o quanto baste
- suco de 1 limão siciliano
- sal a gosto
Modo de Preparo:
Após cozinhar o feijão de corda em água, sal e 2 folhas de louro (o feijão deve ficar firme) escorra e reserve. Em uma tigela misture o feijão com o pimentão, a cebola e a salsa fresca e misture bem. Por fim tempere com azeite, limão e sal.
Minestrone de feijão de corda
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho amassados
- 1 caixinha ou 1 xícara de feijão corda já cozido e com o caldo
- 2 batatas picadas em cubos
- 1 cenoura picada em cubos pequenos
- 2 litros de caldo de galinha caseiro ou 2 litros de água com 2 cubos de caldo de galinha
- 1/2 xícara de frango desfiado
- 1/2 xícara de macarrão (use um tipo pequeno)
- 1 folha de louro
- pimenta e orégano a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, doure a cebola e o alho no azeite. Depois, coloque no liquidificador a cebola e o alho dourados, o feijão de corda, o caldo de galinha e bata até virar uma mistura homogênea. Volte a mistura para a panela de pressão e acrescente a batata, a cenoura, o frango e o macarrão.
Por fim, acrescente a folha de louro, pimenta e orégano a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 7 minutos. Após os 7 minutos, desligue a panela e deixe a pressão sair naturalmente. Abra com cuidado, mexa e prove. Acerte o sal se precisar. Se você gosta de uma sopa mais grossa, deixe ferver com a panela destampada por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Agora, corre para cozinha e faça a sua refeição preferida! Depois, conte para a gente o que achou 😉