Muita gente se pergunta o que é chouriço e como é seu processo de fabricação. A verdade é que existem várias receitas, conforme a culinária do país. O tipo português pode levar apenas carne de porco e especiarias, mas também pode conter sangue do animal. Entenda melhor as diferenças entre as versões.
Experimentar um prato diferente é uma experiência interessante para o aroma e o paladar. Com esse propósito, muita gente quer saber o que é chouriço, um tipo de linguiça com diferentes versões em seu processo de fabricação.
No Brasil, por exemplo, há lugares que usam esse nome para designar a linguiça de porco feita de sangue, também conhecida como morcela ou morcilha. No entanto, o chouriço tradicional tem uma receita diferente.
Então, que tal conhecer os diferentes tipos de chouriço, saber do que é feito e como escolher? Vamos explicar neste post. Confira!
O que é chouriço?
O chouriço é um embutido fresco ou curado feito de carne de porco com especiarias, como alho, sal, páprica e pimentão. Tem uma cor vermelha forte e característica devido aos temperos. Em alguns casos, pode contar com vinho tinto ou sangue de porco na sua preparação.
É um dos produtos de charcutaria mais conhecidos do mundo por ser consumido em vários países. Vale destacar que, no Brasil, também temos o bife de chouriço, que corresponde a uma parte do contrafilé bovino.
Além disso, o chouriço brasileiro é uma linguiça feita com sangue e gordura de porco, podendo levar farinha ou arroz. Sua cor é vermelho-escuro e o cheiro bastante característico.
Qual a origem e história do chouriço?
A história do chouriço tem origem na Península Ibérica, quando a técnica foi criada para conservar a carne usando a salga e a defumação. Isso ocorreu há vários séculos, antes da chegada dos romanos. Com a influência desse novo povo, houve alguma evolução, mas foi no século 17, com a chegada da páprica na Espanha, que surgiu a versão atual.
Depois disso, o processo de fabricação de chouriço mudou conforme a região. De toda forma, o costume é utilizar uma tripa natural ou sintética, além de usar gordura e carne de porco em sua composição.
Para entender as diferenças, basta conferir as receitas do chouriço português e do espanhol. O primeiro tem sabor mais defumado e suave, alho e vinho tinto. Já o segundo pode ser picante ou doce, porque a páprica defumada ou não.
Leia também: O que é pastrami? Entenda como essa carne é feita
Quais são os tipos de chouriço?
Os tipos de chouriço são variados e há versões diferentes conforme a região de produção. Entre as possibilidades estão:
- Chouriço de carne: leva gordura, carne de porco e especiarias, além de ser defumado em madeira de carvalho;
- Chouriço de sangue: tem sangue, carne de porco e temperos. É defumado;
- Chouriço espanhol: é uma linguiça seca e curada, com sabor defumado e pode ser picante ou doce;
- Chouriço mexicano: é fresco e conta com carne moída. Tem sabor picante e precisa ser cozido antes do consumo;
- Chouriço de ossos (butelo): recebe pedaços de ossos de porco, além de temperos. É defumado;
- Chouriço argentino: tem carne de porco picada misturada a uma base de vinho com especiarias;
- Morcela: contém sangue e gordura de porco com temperos e ervas, como pimentão doce, páprica, orégano, gengibre, cebola e alho;
- Chouriço português: tem carne de porco e gordura e normalmente é temperado com alho, vinho branco e pimentão.
Ao saber o que é chouriço, uma curiosidade é a existência de receitas com indicação geográfica protegida. É o caso da versão Carne de Vinhais e de Portalegre.
O chouriço de Carne de Vinhais recebe carne de porco da raça Bísara ou 50% de sangue Bísaro. Ainda tem vinho, alho, sal, louro e colorau. A cura é feita em fumeiro, geralmente com madeira de castanheiro ou carvalho.
Já o chouriço de Portalegre utiliza carne e gordura da raça Alentejana. Os porcos têm uma dita rica em bolota e a fumagem ocorre em lenha de azinho.
Leia também: O que torna a culinária espanhola tão especial?
Do que é feito o chouriço?
O chouriço é feito tradicionalmente com carne de porco e temperos. Costumeiramente também leva a gordura do animal e há versões com sangue, vinho e especiarias diversas. É comum levar alho, sal e páprica. Também pode conter cominho, coentro, pimenta, ervas frescas ou secas, vinagre e outros ingredientes.
As diferenças existem devido à culinária de cada localidade. Assim, o processo de fabricação muda e isso amplia a compreensão sobre o que é chouriço.
Por exemplo, no Nordeste brasileiro, existe até uma versão doce. Nesse caso, a iguaria não tem carne, mas leva sangue de porco, rapadura e farinha de mandioca.
Como escolher um bom chouriço? Veja dicas práticas
Esse tipo de embutido é feito de diferentes maneiras e pode ter até mais gordura do que carne, quando é considerado pobre em Portugal. Se houver um índice maior de carne na produção, diz-se que é rico. Qualquer que seja o caso, vale a pena ver dicas práticas para saber como escolher um bom chouriço. Confira as principais:
- Observe se o embutido tem uma textura firme, sem ser muito seca;
- Verifique se a cor tem tom vermelho intenso;
- Sinta o aroma e confira se é agradável e pronunciado, defumado e picante;
- Atente à aparência e deixe de lado a peça excessivamente gordurosa ou de cor pálida;
- Considere o tipo de chouriço escolhido, já que as características são diferentes.
Leia também: Como comer copa suína? Explore este sabor da melhor forma
Compre os melhores chouriços na Banca do Ramon
Agora que você viu o que é chouriço, que tal testar combinações e pratos na sua casa? Para começar, prefira comer em fatias, pelo menos, uma. Assim, você pode sentir bem o sabor.
Na Banca do Ramon você encontra chouriço e outros embutidos, além de uma grande variedade de cervejas, vinhos, queijos e chocolates, sempre de qualidade. Acesse agora o nosso site e receba a sua compra em casa, com toda praticidade.

