Tipos de chouriço: feitos a base de carne e sangue de porco e especiarias, os chouriços são um símbolo da culinária ibérica. É possível encontrar diferentes variedades desse alimento, como as versões apimentadas e com farinhas.
Você sabe quais são os tipos de chouriço? Essa iguaria, cujo formato lembra um pouco o da linguiça toscana consumida no Brasil, é um alimento muito versátil e saboroso, que pode ser adicionado à alguma receita ou degustado como um petisco.
Conheça as principais variedades desse alimento e deixe os seus pratos ainda mais saborosos. Continue lendo este texto para descobrir como o chouriço é feito e para conferir algumas dicas de como degustar essa iguaria.
O que é chouriço?
A palavra chouriço é derivada do termo em latim “salsīcius” que faz referência aos produtos alimentícios feitos com carne temperada com sal.
Muito famoso na culinária espanhola e portuguesa, o chouriço é um alimento feito tradicionalmente à base de carne de porco e condimentos. Contudo, algumas receitas dessa iguaria podem trazer alguns ingredientes a mais, como vinho, vegetais, farinhas e até mesmo sangue de porco.
Em Portugal, o chouriço é classificado como um enchido, que nada mais é do que um alimento feito com carnes temperadas e marinadas. O chouriço também pode ser categorizado como pobre, quando é composto por mais gordura do que carne, e rico, no caso em que a carne foi o ingrediente mais utilizado na produção do produto alimentício.
Já o chouriço espanhol é feito à base de carne de porco temperada com alho, sal e páprica e também leva um pouco de pimentão na sua composição. Esse alimento tem uma coloração mais avermelhada, o que o distingue do chouriço português e do brasileiro. O chouriço do Brasil, por sua vez, é feito à base de carne, gordura e sangue de porco.
Leia também: Como comer copa suína? Explore este sabor da melhor forma
Tipos de chouriço
Existem vários tipos de chouriço, sendo que cada país que consome essa iguaria tem a sua própria receita. Sendo assim, confira a seguir quais são as principais variedades e escolha a que mais gostar para experimentar na sua casa.
Chouriço de sangue
O chouriço de sangue é um dos mais consumidos no Brasil. Ele é feito a base de carne e sangue de porco e temperos e pode ser defumado com fumaça de madeira de carvalho. Esse alimento apresenta uma cor bem escura e um sabor suave e levemente picante.
Chouriço picante
A diferença do chouriço picante para o de sangue é que essa variedade leva pimenta, o que faz dele uma ótima opção para quem procura um petisco.
Chouriço espanhol
Para preparar o chouriço espanhol, não é necessário usar o sangue do porco, mas apenas a carne suína temperada. Essa receita pode variar um pouco de acordo com cada região da Espanha, mas os ingredientes básicos serão sempre os mesmos.
Chouriço de carne
Esse é um dos tipos de chouriço português mais famosos. Ele leva esse nome porque é preparado com as carnes suínas mais nobres, como o lombo, por exemplo.
Chouriço de massa
Outra iguaria de origem portuguesa, o chouriço de massa não costuma levar carne suína, mas apenas o sangue do porco e uma massa feita com água e diferentes tipos de farinhas.
Leia também: 8 receitas com panceta para testar e petiscar
Como provar diferentes tipo de chouriço
Agora que você já sabe como o chouriço é feito, vale a pena descobrir também quais são as melhores formas de apreciar essas iguarias.
Para sentir o sabor verdadeiro de cada um dos tipos de chouriço, o ideal é comer uma fatia logo após o término do preparo, ou assim que você abrir a embalagem, caso tenha comprado o produto já pronto.
Uma boa opção para quem quer comer essa iguaria como um petisco é fritar o alimento antes de servir. Você também pode refogar o chouriço com cebola e servir acompanhado de arroz e de legumes.
Esse alimento é um ótimo aperitivo e combina muito bem com uma cerveja gelada ou com um vinho tinto com alta acidez, como o Pinot Noir, por exemplo.
Os melhores chouriços e muito mais você encontra na Banca do Ramon
Gostou de conhecer os diferentes tipos de chouriço e de descobrir como esse alimento é feito? Então, que tal escolher uma variedade desse produto para servir como petisco na sua casa quando você for receber visitas, ou para incrementar as suas receitas do dia a dia?Acesse a Banca do Ramon e confira todas as variedades de chouriço disponíveis, e aproveite para comprar também algumas unidades de vinho tinto e de cerveja para servir com esse alimento.