Conheça um pouco mais sobre o desenvolvimento e origem desse peixe tão amado pelos brasileiros
O bacalhau é uma das opções de peixe mais queridos e consumidos pelos brasileiros. Com uma carne grossa que se desfaz em pedaços suculentos e pequenos, e um sabor suave que complementa praticamente qualquer receita, ele é um ingrediente versátil e amado até pelos mais avessos a peixe.
O bacalhau é encontrado naturalmente nos oceanos Atlântico e Pacífico. É um peixe grande e escuro coberto de pequenas manchas, e uma característica definidora de todas as espécies de bacalhau está no queixo, lá existe um órgão que se parece com um pequeno anzol que ajuda o bacalhau a localizar alimentos em águas escuras ou opacas.
Embora possam atingir cerca de 90 kg, é mais comum encontrar bacalhau com peso em torno de 11 kg. Ainda assim, isso os coloca em um tamanho grande o suficiente para serem considerados peixes predadores, alimentando-se de peixes de tamanho médio, invertebrados e ocasionalmente uns dos outros.
Por que o bacalhau pode ser tão caro?
O bacalhau tende a viver em águas rasas, tornando-o uma criatura marinha fácil de pescar, o que levou a uma preocupação generalizada com a pesca predatória que aconteceu nas últimas décadas.
Devido a isso, a pesca do bacalhau teve que ser diminuída, para que a espécie tivesse oportunidade de se recuperar. Por isso, com a pesca reduzida e a alta demanda de pessoas querendo comprar, o valor final do peixe acaba sendo alterado.
Além disso, o dólar também pode afetar o valor final do bacalhau.
Como o bacalhau se reproduz?
Para se reproduzir, o bacalhau fêmea e macho liberam seus óvulos e espermatozoides, respectivamente, na água, processo conhecido como desova por transmissão. As condições devem ser perfeitas para que o esperma fertilize os óvulos com sucesso, tornando essa forma de reprodução amplamente dependente de circunstâncias externas, como correntes, temperatura da água e presença de predadores.
Embora o bacalhau do Atlântico seja um dos peixes mais férteis do mar, muito poucos bacalhaus jovens sobrevivem até a idade adulta devido a todos esses fatores externos que os tornam vulneráveis.
As variedades de bacalhaus
Normalmente, assumimos que o bacalhau é uma espécie de peixe, mas, na verdade, existem vários tipos diferentes de bacalhaus, cada um com suas próprias características sutis, mas únicas.
São eles: Bacalhau Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling – Molva Molva e Zarbo – Brosme Brosme.
Pela atual legislação, apenas dois tipos podem utilizar a designação de Bacalhau, sendo o Gadus Morhua conhecido como legítimo bacalhau do Porto, e o Gadus Macrocephalus como o bacalhau do Pacífico. Os outros recebem a designação de pescado salgado ou tipo bacalhau.
Por que o bacalhau é salgado?
Desde o começo onde o bacalhau começou a ser consumido, ele era salgado para ficar conservado e ser garantia de que o pescador pudesse ter o alimento de que necessitava durante muitos meses no mar. O sal tem fortes propriedades antibacterianas que permitem que o peixe seja armazenado por longos períodos, mesmo em temperaturas quentes.
Até hoje, essa técnica de salgar o bacalhau é utilizada, uma vez salgado, o peixe fica na cura por quase um mês, como queijo ou vinho. E é esse sal que dá ao peixe o sabor excelente e permite que ele seja armazenado por um longo tempo e enviado para todas as partes do mundo.
Essa é apenas uma breve história desse peixe tão amado por todos os brasileiros e que faz parte de muitas receitas típicas.
E agora que você entendeu um pouco mais sobre esse assunto, lembre-se que o legítimo bacalhau Gadus Morhua é uma especialidade da Banca do Ramon, e você pode encomendar o seu de qualquer parte do país, pois aqui, o nosso bacalhau é embalado a vácuo e cuidadosamente enviado para onde você precisar.
Leia também: 5 receitas de bacalhau para fazer em casa
2 comentários
Eu posso dessalgar o bacalhau, cozinhar , resfriar e congelar para depois usar ou é melhor congelar salgado?
Olá agradecemos pela sua pergunta, o ideal é congelar salgado.