Há muito se escuta que o paladar do brasileiro pende para os doces. Se a história é verdade, ou não passa de uma lenda, não sabemos. Mas não podemos negar que o brasileiro é fã de um brigadeiro, um pudim, ou aquele docinho caseiro… É costume ter sempre um docinho para apreciar depois das refeições, não é mesmo?
Por outro lado, a ciência vem combatendo cada vez mais o consumo excessivo do açúcar na dieta do dia-a-dia, falando sobre seus malefícios, os riscos à saúde e a sensação de dependência que ele causa em quem consome indiscriminadamente. Para quem não consegue se imaginar passando um dia sem um docinho que seja, as tâmaras são uma ótima opção! Naturais, nutritivas e saudáveis, elas dão um toque especial em várias receitas e podem ser consumidas puras.
O benefício da tâmara fresca de Istambul para a saúde
A fruta contém proteínas, açúcar, ferro, potássio, cobre, magnésio, cálcio e vitaminas (sobretudo, a vitamina C: entre 300 a 600 miligramas). Seus benefícios para a saúde são tão conhecidos que não é a toa que uma das lendas turcas diz que se um beduíno fica por três dias andando no deserto, com uma única tâmara, ele consegue se manter vivo. Isso porque no primeiro dia, ele come a pele; no segundo, o fruto; e, no terceiro, o caroço.
Para quem busca incluir uma opção saudável no cardápio, a pedida é a tâmara fresca de Istambul. Apesar de ser a versão mais difícil de encontrar no mercado, ela contém entre 20% e 36% de açúcar apenas; enquanto as secas portam entre 55% e 80%. Mas a boa notícia é que você pode encontrá-la na Banca do Ramon.
Estudos comprovam que, além de saciar a vontade de doces, as tâmaras, misturadas com outros tipos de alimentos, também ajudam no combate à anemia, hipertensão, hepatite crônica, entre outras doenças. E por conterem açúcares complexos (que são os que o corpo absorve mais lentamente), são uma ótima pedida para quem precisa de energia por um longo período de tempo, sendo muito indicadas para o consumo antes das práticas de exercícios físicos.
Como introduzir as tâmaras frescas de Istambul no seu dia-a-dia
Originária das regiões desérticas, a fruta é muito encontrada no Oriente Médio. Por lá, ela é costuma ser consumida diariamente com leite, iogurtes, mel e em pães.
Mas se você quer saber como usá-la na preparação de versões mais saudáveis das suas sobremesas preferidas, não se preocupe! Veja abaixo duas receitas que vão te dar água na boca:
Pudim de manga com chia e tâmara
Ingredientes:
- 1 e ½ xíc. (chá) de manga cortada em cubos
- 2 tâmaras frescas
- 1 xíc. (chá) de leite de coco
- ¼ xíc. (chá) de sementes de chia
Modo de preparo:
Corte a manga em cubos e bata-a no liquidificador até formar um purê cremoso. Divida o purê em duas taças, preenchendo até a metade e leve à geladeira. Retire o caroço das tâmaras e pique-as grosseiramente. Bata no processador com o leite de coco até ficar homogêneo. Adicione as sementes de chia e misture bem todos os ingredientes. Deixe espessar durante 15 minutos e transfira para as taças com o purê de manga. Reserve na geladeira por mais seis horas antes de servir.
Tâmaras frescas recheadas com gorgonzola, nozes e mel
Ingredientes:
- 10 tâmaras frescas
- 100 g de queijo gorgonzola
- 10 nozes
- Mel a gosto
Modo de preparo:
Corte as tâmaras ao meio e retire o caroço. Em seguida, amasse o queijo gorgonzola com um garfo até ficar pastoso e vá recheando as tâmaras. Coloque uma noz em cada tâmara e, na hora de servir, finalize com mel a gosto. Se preferir o queijo derretido, leve ao forno por 10 minutos e sirva morno.
E você pode apreciar sua receita com tâmara tomando um bom vinho de sobremesa, ou moscatel.
Agora, conta para a gente: como você mais gosta de consumir tâmaras?