Carnes suínas, bovinas, peixes, frutos do mar, legumes e até mesmo molhos, esses são alguns exemplos de alimentos defumados que além de ficarem deliciosos, são capazes de deixar qualquer prato mais saboroso e com um aroma irresistível
Os alimentos defumados apresentam um sabor complexo e marcante, que agrada muitas pessoas no mundo todo. Há vários tipos de produtos defumados, sendo que alguns dos mais comuns são o bacon, o presunto e o salame.
Também é possível defumar legumes, queijos e peixes. Aliás, o salmão defumado tem sido um dos destaques de vários rodízios de restaurantes japoneses no Brasil.
O processo de defumação é capaz de alterar o gosto e o aroma dos alimentos, promovendo, assim, uma experiência gastronômica totalmente diferente e marcante. Se você gosta de descobrir novos sabores e texturas e de inovar no preparo das receitas, continue lendo este texto.
O que são alimentos defumados?
Alimentos defumados são carnes, peixes, frutos do mar, legumes e molhos que passaram pelo processo de defumação, que consistem em expor esses itens a uma fumaça de ervas ou de algum tipo de madeira, como carvalho, mesquita ou nogueira.
O tempo que o alimento vai ficar exposto a essa fumaça pode variar bastante. Por isso, é possível encontrar produtos defumados com um sabor mais leve e outros com um gosto mais marcante e intenso.
A defumação também tem como objetivo ajudar a preservar os alimentos e eliminar eventuais bactérias e outros micro-organismos que podem estar presentes naquele item. Esses foram alguns dos principais fatores que levaram as pessoas a começarem a defumar produtos alimentícios nos séculos passados.
O processo é simples e seguro, contudo, ele pode variar um pouco de acordo com cada produto. Antes de defumar as carnes, por exemplo, é necessário cozinhá-las por até seis horas a uma temperatura de 72ºC.
No entanto, vale lembrar que para comer um alimento defumado, você não precisa passar por todo esse processo. Na Banca do Ramon é possível encontrar alimentos prontos para consumo imediato.
Leia também: Receitas com salmão defumado
Como realçar o sabor dos pratos com alimentos defumados
Para realçar o sabor dos alimentos defumados, é preciso escolher muito bem os acompanhamentos e bebidas para harmonizar com esses itens. Dessa forma, será possível equilibrar o paladar e não comprometer o gosto de nenhum alimento.
Por isso, prefira optar por ingredientes que tenham um sabor suave, assim eles não vão tirar o foco dos defumados.
Por exemplo, caso você vá preparar uma carne vermelha defumada, que já tem um sabor intenso e marcante, e que vai ficar ainda mais complexo devido à defumação, opte por alguns acompanhamentos que tenham um sabor mais neutro, como um arroz branco ou alguns vegetais assados, como abobrinha e chuchu.
Caso você vá preparar um legume defumado, opte por uma carne que não tenha um sabor tão intenso, como o peito de frango ou um filé de tilápia grelhado, por exemplo.
Melhores vinhos para harmonizar com alimentos defumados
Outra forma de realçar o sabor desse tipo de produto alimentício é escolhendo bons vinhos para harmonizar com os pratos que levam esses ingredientes. Dessa forma, será possível extrair ao máximo todas as características gustativas desses alimentos e ter uma experiência gastronômica inesquecível.
Os defumados mais gordurosos, como a copa suína, o bacon e o salame, por exemplo, combinam bem com os vinhos frisantes, cuja acidez ajuda a equilibrar a gordura desses alimentos.
Os vinhos tintos leves e com uma acidez elevada, como o Pinot Noir, por exemplo, também podem ser uma ótima opção para harmonizar e realçar o sabor dos pratos com alimentos defumados.
Dicas para deixar seus pratos ainda mais saborosos
Uma boa opção para quem deseja degustar produtos defumados, especialmente em uma reunião entre amigos e familiares, é montar uma tábua de frios.
Nesse caso, você pode escolher dois tipos de defumados, como o presunto e a copa defumada, por exemplo, e combiná-los com queijos de sabor suave, como o brie, o emmental e o cottage. Para compor a sua tábua, também é interessante colocar algumas torradas, que ajudam a equilibrar muito bem o sabor dos alimentos defumados, e castanhas.
Outra opção é utilizar carnes defumadas para dar um sabor especial em pratos como macarronadas e risotos, dessa forma, o sabor das suas receitas vai ficar mais complexo e marcante.
Você ainda pode utilizar alimentos defumados em hambúrgueres e sanduíches. Para isso, escolha um ou dois ingredientes que passaram pelo processo de defumação, como o hambúrguer e o bacon, por exemplo, para deixar a sua receita com um sabor mais autêntico.
Alimentos defumados e vinhos de alta qualidade, você encontra na Banca do Ramon
Agora que você já sabe o que são alimentos defumados e como realçar o sabor desses produtos alimentícios, que tal aproveitar para adquirir alguns defumados e vinhos para apreciar na sua casa. Sendo assim, acesse a Banca do Ramon e confira todas as opções de alimentos defumados disponíveis, e aproveite para conferir também toda a nossa seleção de vinhos tintos com alta acidez.