Prevenir doenças cardiovasculares, proteção e melhora das funções cerebrais e ganho de massa magra, esses são apenas alguns dos benefícios do salmão, um peixe versátil e com um sabor suave
Você conhece os benefícios do salmão? Esse peixe é rico em vitaminas, minerais e é uma excelente fonte de gorduras boas, como o ômega 3, que desempenha um importante papel na saúde dos sistemas cardiovascular e neurológico. Sendo assim, se você quer ter uma vida mais saudável, vale a pena incluir esse pescado na sua dieta.
O salmão é uma das grandes estrelas da culinária japonesa, na qual é muito consumido na forma de sushi e sashimi. Contudo, existem muitas outras maneiras de consumir esse peixe, como frito, grelhado e assado. Portanto, certamente você vai encontrar uma receita com esse pescado que seja do seu agrado.
Quer aproveitar todos os benefícios do salmão? Então, continue lendo este texto para saber mais sobre esse tema e confira também algumas dicas de como incluir esse pescado na sua alimentação.
Principais nutrientes do salmão
Esse peixe é muito conhecido por ser rico em ômega-3, uma gordura poli-insaturada, ou seja, benéfica para o organismo, que é essencial para o funcionamento de vários órgãos, mas que o nosso corpo não produz e, por isso, deve ser obtida por meio da alimentação.
Além desse peixe ser uma das principais fontes de ômega 3, ele ainda é rico em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. Sendo assim, confira a seguir quais são os principais nutrientes do salmão:
- Proteína;
- Potássio;
- Ferro;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Zinco;
- Selênio;
- Fósforo;
- Vitamina B 12;
- Vitamina D;
- Vitamina A;
- Vitamina B6;
- Vitamina E;
- Ômega 3, 6 e 9.
Benefícios do salmão para a saúde
Agora que você já conhece as propriedades nutricionais desse pescado, veja abaixo quais são os principais benefícios do peixe para a saúde.
Saúde cardiovascular
Os ácidos graxos ômega 3, 6 e 9 presentes no peixe ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) e a aumentar a concentração do colesterol bom (HDL), além de atuarem na regulação dos triglicerídeos e terem um efeito anti-inflamatório.
Essas propriedades dificultam a formação de placas de gordura nas artérias, o que é essencial para prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, o potássio, outro nutriente presente no alimento, é fundamental para regular a quantidade de sódio no organismo, o que faz dele um importante aliado no controle da pressão arterial.
Função cerebral
Por ser fonte de ômega 3 e vitamina B12, o consumo regular de salmão traz muitas vantagens para o cérebro. O DHA e o EPA, componentes do ômega 3, têm ação anti-inflamatória e ainda contribuem para a renovação celular.
O DHA representa cerca de 25% dos ácidos graxos no córtex cerebral e 50% do sistema nervoso central. O consumo dessa gordura boa pode ajudar a melhorar a memória e a capacidade de aprendizado, além de prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Já a vitamina B 12 está diretamente envolvida com o desenvolvimento cerebral e com as funções cognitivas. Ela também é fundamental para o bom funcionamento da memória. A falta desse nutriente está relacionada a vários problemas, incluindo transtornos depressivos. Portanto, é fundamental consumir alimentos que são fonte desse nutriente.
Fortalecimento dos ossos e articulações
O salmão também é fonte de vitamina D, um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo e que é essencial para prevenir a osteoporose, uma condição que deixa os ossos mais fracos.
A vitamina D facilita a absorção do cálcio e do fósforo, dois minerais essenciais para a manutenção da saúde óssea. Por isso, manter bons níveis dessa vitamina pode ajudar a evitar fraturas graves.
Saúde da pele
O consumo regular de salmão também pode fazer bem para a pele. Isso porque esse alimento tem astaxantina, um antioxidante com ação anti-inflamatória que combate os radicais livres e ainda protege a pele contra os raios solares. Portanto, é possível dizer que esse composto ajuda a prevenir os sinais do envelhecimento precoce, como rugas e linhas finas.
Sistema imunológico
Esse pescado tem vários nutrientes que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, como o selênio, que tem a função de proteção celular, e o zinco, que age no desenvolvimento das células de defesa.
Ganho de massa magra
O salmão é rico em proteínas, 100 g do pescado têm 23,9 g desse nutriente. Sendo assim, esse alimento pode ser uma excelente opção para quem quer ganhar mais massa magra.
Manutenção da saúde ocular
Como esse peixe tem astaxantina, ele também auxilia na manutenção da saúde dos olhos, pois esse antioxidante protege a retina dos raios solares e ainda melhora a circulação de sangue na retina.
Manutenção do peso
Por ser rico em proteínas e gorduras boas, esse pescado proporciona uma sensação de saciedade, o que vai contribuir para que a pessoa como menos, auxiliando, dessa forma, com a manutenção do peso.
Melhora da saúde da tireoide
Como o salmão é fonte de selênio, ele contribui com a manutenção da saúde da tireoide, visto que esse nutriente é essencial para equilibrar a concentração dos hormônios tireoidianos no organismo.
Redução das inflamações
O salmão é rico em ômega 3 e antioxidantes com ação anti-inflamatória que ajudam a reduzir os níveis dos marcadores inflamatórios do organismo, além de contribuírem com o tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, por exemplo.
Como incluir o salmão na alimentação diária
Há várias formas de incluir o salmão na dieta. Se você aprecia a culinária japonesa, aproveite para consumir esse peixe no formato de sushi e sashimi sempre que quiser comer algo saboroso e saudável.
Caso você prefira consumir o pescado de outras maneiras, veja abaixo algumas opções de preparo:
- Salmão grelhado com molho de alcaparras ou maracujá, acompanhado por arroz e legumes;
- Salmão assado com molho de espinafre com batatas;
- Salmão defumado com macarrão;
- Ceviche de salmão;
- Carpaccio de salmão defumado;
- Salada de salmão com abacate.
Você também pode fazer sanduíches com salmão defumado ou usar esse ingrediente para preparar patês e servir com pães e torradas. Essas são boas alternativas para quando você quiser comer o pescado, mas não tiver tempo de preparar uma refeição completa.
Conhecer os benefícios do salmão e saber como incluí-lo na dieta é essencial para quem deseja ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, sem abrir mão do sabor. Se esse é o seu caso, acesse agora mesmo o site da Banca do Ramon e garanta algumas unidades de salmão para prepará-lo na sua casa sempre que quiser comer algo delicioso e nutritivo.