Você sabe como fazer fondue de queijo sem a panela? Sim, é possível improvisar e realizar uma receita caseira usando um substituto da panela tradicional. Basta escolher os tipos de queijo desejados e aproveitar. Veja como!
Deseja saber como fazer fondue de queijo sem a panela apropriada? O prato, conhecido por seu sabor, cai muito bem à noite, especialmente em dias frios. Mas também é uma boa opção para quem deseja um jantar romântico ou pretende aproveitá-lo com um bom vinho e amigos.
Qualquer que seja o caso, o fondue de queijo é uma verdadeira iguaria e é fácil replicar em casa, mesmo sem o réchaud. Neste post, vamos apresentar dicas e trazer uma receita simples para você degustar. Confira!
O que usar para fazer fondue de queijo?
Para fazer fondue de queijo, você precisa usar os ingredientes da receita, o réchaud e os acompanhamentos, que podem ser pães, batatas e couve-flor, por exemplo. Também é indicado ter uma espátula de silicone e um ramequim para servir.
Caso você não tenha o réchaud, pode encontrar um substituto da panela de fondue. Nesse caso, pode ser um modelo simples e cerâmica, inox, ferro ou cobre revestido de inox. Essas opções retém muito o calor e são boas alternativas.
Leia também: Como fazer fondue de chocolate, dicas e truques para chegar à perfeição!
Como fazer fondue de queijo sem a panela apropriada?
Se você não tem o réchaud, pode fazer fondue de queijo em uma panela simples. A recomendação é optar por um modelo fabricado em inox, ferro ou cerâmica, preferencialmente, ou de cobre com revestimento de inox. Outra opção é a tigela, com o derretimento via banho-maria.
Portanto, existem essas duas formas de fazer um fondue caseiro simples sem o réchaud. A grande diferença está no aquecimento do queijo, já que as panelas normais não têm a chama que mantém o ingrediente quente.
Por isso, os materiais ferro, inox e cerâmica são indicados, já que preservam o calor. Atente, também, ao tamanho da panela. Se fizer uma receita de fondue de queijo para 2 pessoas, prefira uma pequena. Para 6 convidados, o melhor é selecionar uma média.
Por outro lado, se você quiser fazer em uma tigela, uma ideia é servir na panela com água em que o banho-maria foi feito. Isso ajudará a manter o calor por mais tempo. De toda forma, sempre é possível reaquecer o queijo.
Quais são os melhores queijos para fondue?
Os melhores queijos para fondue são aqueles com maturação média a longa. Os tipos mais tradicionais são o emmental e o gruyère, mas você também pode usar o st. marcellin, appenzeller, vacherin, gouda, raclette, provolone e maasdam.
Uma boa proporção é de 40% de gruyère, 40% de emmental e 20% de maasdam. Essa combinação garante textura e sabor ideais.
Ainda existem algumas opções contraindicadas. Se você quer saber como fazer fondue de queijo sem a panela ou com o réchaud, evite os queijos sem maturação, como o minas. Isso porque a textura não fica cremosa quando ocorre seu derretimento.
Receita de fondue de queijo sem panela
Há várias receitas que permitem saber como fazer fondue de queijo sem a panela. Algumas incluem requeijão, creme de leite e queijos pouco maturados. Aqui, vamos trazer uma opção mais clássica e que vai surpreender seu paladar. Confira a porção com rendimento para 2 pessoas.
Ingredientes:
- 200 gramas de queijo gruyère ralado grosso
- 200 gramas de queijo emmental ralado grosso
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 dente de alho descascado e cortado ao meio
- 2 colheres (sopa) de vodca ou cachaça
- ½ colher (sopa) de amido de milho
- Noz-moscada
- Pimenta a gosto
- Sal (opcional)
Modo de preparo:
- Esfregue o alho cortado ao meio na parte interna da panela de fondue. Reserve.
- Coloque os queijos já ralados em uma tigela e misture bem.
- Utilize a vodca ou a cachaça para dissolver o amido de milho em um copo ou tigela. Reserve.
- Coloque o vinho em uma panela e deixe aquecer em fogo médio. Abaixe o fogo assim que estiver quente, sem ferver.
- Coloque um pouco dos queijos ralados e mexa bem. Uma dica é usar um batedor para ficar bem cremoso e derretido.
- Adicione os queijos aos poucos, sempre misturando bem. Evite acrescentar tudo de uma vez, porque isso separa a gordura do ingrediente principal e a textura fica menos cremosa.
- Tempere com pimenta, noz-moscada e sal, se achar necessário, assim que os queijos estiverem bem derretidos.
Você pode servir esta receita de fondue de queijo no pão italiano, na própria panela em que foi feito ou em uma tigela. Se possível, tenha alguma fonte de calor próxima, mas você pode reaquecer no fogão, caso seja necessário.
Quais são os acompanhamentos ideais para fondue de queijo?
Os acompanhamentos ideais para fondue de queijo são:
- Legumes e vegetais, como brócolis, tomate-cereja, cenoura, couve-flor, batata e champignon;
- Carnes e frios, por exemplo, salsicha, linguiça calabresa, cubos de filé mignon ou presunto e fatias de bacon torrado;
- Pães, a exemplo do ciabatta, de forma picadinho, italiano e focaccia;
- Doces, como goiabada e damasco.
Em relação às bebidas, o ideal é optar pela harmonização com vinho branco seco, especialmente um Chardonnay ou Sauvignon Blanc.
Saiba mais: 7 ideias de acompanhamentos para fondue de queijo
Faça agora o melhor fondue de queijo sem panela na sua casa!
Sabendo como fazer fondue de queijo sem a panela adequada, você já pode organizar o seu jantar com amigos, a família ou a pessoa que passa a vida ao seu lado. Como ficou claro, existem várias possibilidades, então, escolha a que fizer mais sentido!
De todo modo, o mais importante é comprar ingredientes de qualidade e de marcas reconhecidas para alcançar o melhor sabor e textura. Para esse objetivo, conte com a Banca do Ramon!
Temos os melhores queijos, vinhos, chocolates, temperos, azeites e muito mais que você precisa para fazer refeições únicas e saborosas! É só escolher o que deseja e esperar a entrega diretamente na sua casa.
Assim, fica muito mais fácil saber como fazer fondue de queijo sem a panela adequada e ainda encantar os seus convidados!
Então, que tal aproveitar? Acesse o site da Banca do Ramon, confira todos os nossos produtos e faça a sua compra agora com o máximo de qualidade e praticidade!

