A receita de raclette é um prato suíço de queijo derretido saboroso e muito parecido com o foundue, sendo colocado sobre batatas e outros ingredientes. Entenda melhor o que é queijo raclette e veja receitas para se deliciar.
A receita de raclette é um queijo derretido aromático com textura cremosa e uma rica história que remonta ao ano de 1291. Ele é conhecido por seu alto valor nutricional e foi consumido pela primeira vez nos Alpes Suíços e Savoy, na França.
Tradicionalmente, este tipo de queijo era aquecido perto do fogo ou em uma placa de aquecimento especial (também chamada de raclette). Em seguida, o queijo derretido era raspado em um prato.
Daí veio o nome, já que a denominação do queijo vem do francês “racler”, que significa “raspar”. Assim, para saber o que é queijo raclette, é preciso entender que essa é uma peça genuína da cultura suíça que se tornou um de seus queijos favoritos. Então, que tal saber mais e ver algumas receitas para se deliciar?
Afinal, o que é queijo raclette?
O queijo raclette é um queijo feito de leite de vaca alpino, de origem suíça e francesa. Ele é maturado por 90 dias ou mais, tendo uma textura firme e semidura, mas levemente cremosa, com poucas olhaduras (buracos), casca lavada e cor amarelada. Basicamente, é consumido de forma derretida e raspado da forma para o prato.
A Suíça produz a maioria das raclettes (aproximadamente 80%). O queijo é produzido a partir de leite proveniente de vacas que se alimentam em pastagens frescas no verão, e feno de pastagem durante o inverno.
Outros países fazem a receita de raclette, principalmente a França, onde o queijo é produzido no lado francês dos Alpes na região de Savoie (Savoy). Sua produção e seus usos são semelhantes aos suíços.
Qual a origem do queijo raclette?
A origem do queijo raclette é Valais, na Suíça. Porém, também é encontrado na França, em Savoy. Outros queijos pasteurizados são fabricados nesses dois países, além da Austrália e do Quebec. Criado em 1291, acredita-se que seja uma receita mais antiga do que o fondue.
A receita de raclette original consiste em deixar o queijo derretido colocando-o diretamente na brasa. No entanto, também há equipamentos apropriados para a realização desse prato.
Quais as características do queijo raclette?
As características do queijo raclette são sua textura firme, lisa e cremosa, cor amarelo-marfim pálido, com pequenos orifícios irregulares e uma casca marrom-alaranjada comestível. Seu sabor varia um pouco, dependendo da região em que é produzido, mas, geralmente, possui um aroma floral com sabor de nozes, frutado, picante e leitoso.
Assim, a raclette suíça pode ter um sabor mais forte, levemente floral e picante, e amanteigado. Já a raclette francesa é suave e amanteigada.
Além disso, o sabor da raclette pode variar dependendo da idade, de noz para leitoso. Nos meses de verão, quando acompanhada de saladas frescas ou legumes crocantes, a Raclette transforma-se numa verdadeira sinfonia no seu paladar.
Por outro lado, a raclette servida com frutas frescas e nozes proporciona um calor saudável no inverno, sendo um queijo propício para preparar fondues.
Ao longo dos anos, a receita de raclette evoluiu de um prato extremamente popular para algo envolto em entretenimento, seja como aperitivo, seja como cobertura ou até mesmo como prato principal. Ele é um queijo fácil de trabalhar e é um dos melhores para harmonizar com vinho branco.
Leia também: Como harmonizar mel e queijos
Como é o preparo tradicional do queijo raclette?
O preparo tradicional do queijo raclette é feito com uma racleteira. O queijo derretido é colocado sobre batatas e ainda tem acompanhamentos, como picles, carnes curadas e mais.
Ingredientes necessários
- 220 gramas de queijo raclette fatiado por pessoa
- 900 gramas de batatas pequenas
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- 220 gramas de carnes curadas fatiadas, como salame, presunto, pastrami, Parma e prosciutto
- Picles
- Cebolas em conserva
- Tomates-cereja cortados ao meio
- 1 pimentão fatiado
- Pão crocante ou baguete fatiado
Equipamentos necessários
- Grelha
- Cesto para grelhar
- Racleteira
Modo de preparo
Comece lavando bem as batatas e secando-as. Então, misture com sal, pimenta e azeite, garantindo uma cobertura uniforme. Coloque a grelha para pré-aquecer em fogo médio. Em seguida, coloque as batatas para assar utilizando um cesto apropriado para evitar que caiam.
Cuide da temperatura da grelha e vire as batatas de vez em quando para que fiquem macias por dentro e crocantes por fora. Geralmente, o tempo de cozimento fica entre 20 e 30 minutos.
Com as batatas praticamente prontas, faça a receita de raclette. Coloque as fatias na racleteira ou na grelha e espere borbulhar e ficar dourado nas bordas. Uma dica é deixar o queijo crocante no fundo.
Agora é a hora de grelhar os legumes. Pincele o pimentão e os tomates-cereja com azeite e tempere com sal. Grelhe-os para que fiquem macios e levemente carbonizados. Isso demora de 5 a 7 minutos.
Enquanto isso, grelhe as fatias de pão por cerca de 1 a 2 minutos de cada lado. Espere elas ficarem crocantes e douradas. Então, é só empratar com as batatas em uma travessa grande, o queijo derretido por cima e os acompanhamentos ao lado.
Quais são as variações do prato com queijo raclette?
As variações do prato com queijo raclette são:
- Raclette picante, com jalapeños fatiados ou flocos de pimenta vermelha;
- Raclette de ervas, que consiste em grelhar as batatas com ervas frescas;
- Raclette vegetariana, com vegetais grelhados (como pepino e cogumelos) em vez das carnes curadas;
- Raclette mediterrâneo, com orégano, azeitonas e tomate;
- Raclette com frutas, como morangos, ananás, kiwi, frutos silvestres ou laranja;
- Raclette com frutos do mar, por exemplo, bocadinhos de caranguejo ou berbigão sem casca e camarões.
Como fazer harmonização com queijo raclette?
A harmonização com queijo raclette deve ser feita com vinho branco ou tinto. Uma boa pedida é o Sauvignon Blanc. Se preferir, pode escolher o Pinot Noir. Essas bebidas são mais leves e têm menos corpo.
Você também pode combinar com suco de maçã natural ou bebidas cítricas, especialmente aquelas com laranja e limão. Assim, o sabor forte dos alimentos gordurosos é amenizado.
Leia também: O que você precisa saber para selecionar um bom vinho
Onde comprar e como escolher queijo raclette?
Para comprar e escolher queijo raclette, conte com a Banca do Ramon. O queijo suíço está disponível em sua versão clássica, de 300g, e chega na sua casa em poucos dias. Assim, você pode fazer a sua compra com segurança e garantia de qualidade.
Além disso, na loja virtual, você encontra várias opções de acompanhamento para fazer a sua receita de raclette ficar a melhor possível. Depois, é só se deliciar e aproveitar o sabor desse queijo derretido maravilhoso!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Queijo Raclette? Então, garanta o seu agora mesmo acessando o site da Banca do Ramon! Lá, você encontra as melhores opções de queijos e também de vinhos.