Os benefícios do decanter de vinho são a aeração da bebida, o que melhora os sabores e os aromas. Por isso, vale a pena saber para que serve o decanter de vinho, como e por que usar. Entenda de que forma esse utensílio pode melhorar a sua experiência.
Você sabe para que serve o decanter de vinho? Muitas pessoas apreciam a bebida sem contar com esse acessório, mas ele faz toda a diferença na degustação. Por isso, ele já deixou de ser específico dos especialistas e começou a ser usado por todos aqueles que amam a bebida feita a partir de uvas.
Além de ser um utensílio charmoso, os benefícios do decanter de vinho são muito conhecidos. Ele permite que o líquido “respire” e faça você ter uma experiência sensorial ainda melhor. Além disso, ele aflora as características de sabor e aroma, realçando o que a bebida tem de melhor.
Neste post, vamos explicar por que e como usar um decanter, quando fazer isso e quais são os cuidados necessários. Confira!
O que é um decanter?
Um decanter é um recipiente, normalmente de vidro ou cristal, com gargalo estreito e aba larga, que pode ou não ter uma alça de suporte. Também chamado de decantador, é um acessório semelhante a um funil, que serve para concentrar a bebida. Usado desde a antiguidade, ele tem a função de separar a parte líquida das sólidas, isto é, das borras que se formam no fundo das garrafas. Com isso, realça o sabor e o aroma.
Durante muito tempo era comum que os vinhos não fossem filtrados. Por conta disso, eles formavam sedimentos após algum tempo. Sendo assim, era preciso decantar a bebida para separar essas partes sólidas. Os romanos foram os primeiros a usarem o aparelho. Mas hoje, com a modernização na produção, o decanter passou a ser usado para aerar o vinho, ou como dizem popularmente: deixá-lo respirar. Esse processo exalta os aromas e notas principais da bebida.
Dentro da garrafa, o vinho quase não entra em contato com o ar; já no decanter, esse contato é intenso. O que o aparelho faz é facilitar o processo de oxidação. Ou seja, durante um determinado tempo, o contato com o oxigênio suaviza e traz um ganho ao vinho, acelerando o seu “envelhecimento”.
Qual o objetivo do decanter?
O objetivo do decanter é limpar impurezas, em sua forma tradicional. Isso garante que a bebida seja consumida de forma mais pura, com separação das partes sólidas. Atualmente, ele serve mais para que o vinho tenha contato com o oxigênio e fique mais aerado para melhorar seu sabor e aroma. Isso acontece porque muitas características organolépticas não são desenvolvidas até a rolha ser retirada e isso é compensado com esse acessório.
Portanto, outro fator do porquê usar um decanter é auxiliar a oxigenação do vinho. Ou seja, se nos vinhos mais antigos esse processo é indispensável para a separação dos sedimentos, nos mais jovens é uma forma de aperfeiçoar o sabor e o aroma, eliminando aqueles indesejados. Sem contar que a estética da mesa fica mais bonita.
Quando devo usar um decanter?
A decantação é benéfica para muitos vinhos tintos, especialmente os envelhecidos e os jovens e tânicos. Ao transferir o vinho para um decanter, os sedimentos se depositam no fundo, deixando o líquido mais limpo e com sabor mais puro. Além disso, o contato com o ar suaviza os taninos, realça os aromas e, em alguns casos, disfarça pequenos defeitos.
O que servir no decanter?
Você pode servir no decanter vinhos, água fresca, sucos refrescantes, leite, refrigerantes e até outras bebidas. Ou seja, esse acessório pode ser utilizado para outras finalidades, além da separação de sedimentos. Um dos fatores é a estética, fazendo com que a mesa fique mais bonita.
Como usar um decanter corretamente?
Escolha o decanter correto
Mais do que saber por que usar um decanter, é preciso escolher o modelo correto. Eles podem ser semelhantes, mas essa decisão é importante. Nessa análise, considere os seguintes fatores:
- Material de confecção: o ideal é que seja transparente para permitir a visualização do líquido;
- Tamanho: deve ter espaço para todo o líquido da garrafa e ainda girar e movimentar o vinho;
- Formato: recomenda-se uma base mais larga e formato horizontal para facilitar a oxigenação e a apuração dos aromas;
- Facilidade de uso: o decanter precisa ficar bem encaixado na mão e ser fácil de despejar, encher o limpar.
Limpe o decanter adequadamente
Comece higienizando o decanter. Esse processo deve ser feito com detergente neutro e o enxágue precisa ser realizado com água quente, mas não fervendo. Também nunca use esponjas e escovas abrasivas e lave o vasilhame à mão, já que as máquinas de lavar louças podem danificar ou arranhar o vidro.
Além de saber para que serve o decanter de vinho, é importante saber que existem escovas apropriadas para a limpeza. Elas têm um material macio e garante que a limpeza seja precisa. No final, certifique-se de que não há impurezas nem poeira.
Passe o vinho lentamente para o decanter
Retire a cápsula do gargalo da garrafa para ver com facilidade se há sedimentos no vinho. Em seguida, passe o líquido para o decanter de forma lenta. Faça com que desça pelas paredes do vidro, isto é, não despeje diretamente. Além disso, o final deve ser colocado em uma taça para que não contamine o restante da bebida, caso tenha alguma impureza.
Deixe o vinho pelo tempo adequado
Os benefícios do decanter de vinho são variados, mas podem ser perdidos se a bebida ficar muito ou pouco tempo no utensílio. Assim, os tintos de corpo leve precisam ficar de 20 a 30 minutos. Os médios, entre 30 e 60 minutos. Já os encorpados precisam ficar por 60 minutos ou mais.
Coloque o vinho na melhor taça
A escolha da taça certa para o seu vinho pode elevar significativamente a sua experiência de degustação. Cada tipo de vinho tem características únicas que se revelam melhor em taças com formatos específicos.
- Vinhos tintos encorpados (Cabernet Sauvignon): taças grandes com bojo largo e abertura ampla, como a Bordeaux;
- Vinhos tintos leves e frutados (Pinot Noir): taças com bojo menor e abertura mais estreita, como a Burgundy;
- Vinhos brancos secos (Chardonnay): taças com formato similar à Burgundy, mas um pouco menores;
- Vinhos brancos doces e espumantes: taças tulipadas, com a boca estreita para concentrar os aromas.
Quais são os cuidados e como fazer a manutenção do decanter?
- Limpe o decanter sempre após o uso para evitar que as impurezas impactem o sabor das próximas bebidas inseridas no recipiente;
- Caso tenha uma mancha difícil, use vinagre branco com arroz cru ou esponjas de limpeza específicas para o acessório;
- Deixe o decanter secar com o bocal para baixo, colocando em um suporte adequado. Não use pano;
- Mantenha o recipiente em um local sem exposição solar e deixe-o em pé para que o ar circule, mesmo quando estiver vazio;
- Sempre segure o decantador pela base, sem pegar peço pescoço, que é mais frágil;
- Transporte o vasilhame com cuidado, ainda mais quando estiver cheio, porque isso evita trincas no vidro e respingos ou derramamentos.
Com todas essas informações, você já sabe para que serve o decanter de vinho, como cuidar desse recipiente e manuseá-lo da forma correta. Todos esses aspectos vão ajudar a ter uma experiência de consumo ainda melhor da bebida, especialmente se o rótulo for de qualidade.
Inclusive, na Banca do Ramon, você encontra as melhores opções de garrafas para você aproveitar um momento especial. Assim, você aproveita ainda melhor para que serve o decanter de vinho, já que poderá saborear ao máximo cada um dos rótulos.
Agora você já sabe tudo que esse recipiente pode fazer pela sua experiência com o vinho, basta ir na Banca do Ramon e encontrar o melhor decanter para você! Aproveite e veja nossa seleção de vinhos!