Uma tábua de charcutaria pode ter diferentes tipos de embutidos e ser bastante sofisticada. Ainda é possível complementar com queijos e outras ideias para servir que tornem o resultado mais bonito e atraente. Veja como montar e o que colocar.
Em um jantar romântico, em um encontro com os amigos ou simplesmente para saborear diferentes tipos de embutidos, uma tábua de charcutaria é sempre uma boa pedida. Afinal, você pode colocar os itens de sua preferência e complementar com um vinho ou uma cerveja artesanal que torne o gosto do prato ainda melhor.
Aqui, vale a pena reforçar que a charcutaria é uma verdadeira arte culinária e evoluiu com o tempo. Apesar de sua montagem ser simples, a fabricação dos produtos é diferenciada e você pode realçar esse aspecto com uma organização especial.
Além disso, ao escolher os produtos certos, você descobre como montar a tábua de charcutaria de maneira harmônica e equilibrada. Então, como alcançar esse resultado? Veja as dicas que preparamos neste post e saiba mais!
O que é tábua de charcutaria?
Tábua de charcutaria é uma placa, geralmente de madeira, com vários tipos de carnes curadas e embutidas, além de acompanhamentos, como geleias, nozes, queijos, frutas, condimentos e pães. As carnes são fabricadas a partir de uma técnica culinária centenária, criada para a conservação por meio de salga, cura, defumação e fermentação.
O termo charcutaria vem da palavra francesa charcuterie, que combina carne (chair) e cozido (cuit). Na montagem da tábua, você pode colocar carnes embutidas (por exemplo, presunto, linguiça, salame e mortadela) e curadas (como presunto de Parma, copa, toucinho, bacon e pastrami).
Esses são os produtos principais, mas também é possível escolher pães, frutas e queijos para tábua. Tudo depende da sua preferência e do motivo da realização dessa refeição, que ode ser, inclusive, romântica. De qualquer maneira, você compartilha os alimentos com outras pessoas.
Qual a diferença entre tábua de frios e tábua de charcutaria?
A diferença entre tábua de frios e tábua de charcutaria é o foco dos ingredientes. No primeiro caso, utilizam-se queijos, frutas, geleiras, pães, torradas e diferentes acompanhamentos, além das carnes. Já no segundo, os embutidos e produtos curados são o principal (ainda que você também possa colocar outros alimentos).
Portanto, na tábua de charcutaria, os outros itens são complementares. O objetivo é que ressaltem o sabor dar carnes. Já quando o foco são os frios, você coloca salames, presuntos etc., mas não há o destaque desses produtos. No entanto, os dois termos são usados, muitas vezes, como sinônimos.
Quais são os produtos de charcutaria?
Os produtos de charcutaria são as carnes embutidas ou curadas. Alguns exemplos são:
- Presunto cru ou curado, como o de Parma;
- Salame, por exemplo, o italiano, o hamburguês e o colonial;
- Salsichas curadas, a exemplo do chouriço e das salsichas alemãs;
- Alguns tipos de patês, como o de foie gras e de fígado;
- Presunto cozido;
- Mortadela;
- Linguiças variadas, como toscana e calabresa;
- Bacon.
Ao descobrir esses ingredientes, você já sabe o que colocar na tábua de charcutaria. Não é necessário incluir todos esses produtos. Escolha aqueles de que mais gosta e sirva para seus convidados.
Quais queijos harmonizam com a charcutaria?
Os melhores queijos para tábua de charcutaria são aqueles que complementam os sabores, as texturas e as consistências das carnes. Dessa forma, você aumenta a variedade e a complexidade da refeição. Por isso, a dica é escolher um fresco, um mole, um duro e um semiduro. Algumas sugestões para harmonizar são:
- Muçarela de búfala;
- Brie;
- Camembert;
- Gorgonzola;
- Parmesão;
- Gouda;
- Queijo de cabra;
- Queijo minas curado.
Quais acompanhamentos são ideais em uma tábua de charcutaria?
Os acompanhamentos ideais em uma tábua de charcutaria são queijos, pães, condimentos, frutas secas, sementes, frutas frescas e patês, além de um bom vinho, claro. Você pode colocar, por exemplo, ciabatta, pão italiano, baguete e pão árabe. Também pode oferecer molho tártaro, geleias de damasco e de amora e mostarda com mel.
Entre as frutas, opte por uvas, morango, abacaxi, kiwi, damasco, figo e maçã. Outras boas opções são pistaches, nozes e castanhas. Já entre os patês, o de hummus, azeitonas, ricota, ervas e foie gras são bem-vindos.
No que se refere aos vinhos, há várias opções. Por isso, o indicado é escolher rótulos mais versáteis, como um Cabernet Sauvignon ou um Malbec. Essas castas de uvas esultam em bons taninos, com teor alcoólico equilibrado e aromas que harmonizam bem com as tábuas de charcutaria.
Caso você opte por produtos de sabor mais leve, também é possível escolher um vinho branco encorpado, como o Chardonnay. Por fim, se for um dia quente e a tábua tiver ingredientes frescos e mais leves (como salame tipo Milano, frutas cítricas, muçarela de búfala e queijo de cabra), um vinho verde é mais uma alternativa para beber.
Como montar tábua de charcutaria? Dicas de disposição e apresentação dos produtos
Existem várias formas de saber como montar tábua de charcutaria. Vale a pena investir na sua criatividade, mas algumas dicas ajudam a ter um resultado melhor. Confira as principais:
- Utilize uma tábua bonita;
- Selecione texturas e sabores variáveis, mas complementares;
- Retire os queijos da geladeira 1 hora antes de servir para estarem com a textura certa;
- Corte os queijos em pedaços;
- Disponha a faca correta para cada tipo de queijo, porque deixa a tábua mais bonita e funcional;
- Acrescente elementos doces, como frutas e geleias;
- Utilize uma taça para fazer uma rosa com salame;
- Enrole as fatias de presunto;
- Coloque palitinhos de pão ou parmesão, além de torradas perto dos patês, molhos e condimentos;
- Adicione morangos, uvas, damascos secos e um mix de castanhas para deixar mais bonito e acrescentar crocância;
- Use ramequins para colocar os patês, geleias e conservas;
- Decore a tábua com ervas frescas, como salsinha, alecrim e manjericão.
Qual a quantidade de embutidos ideal por pessoa?
A quantidade de embutidos ideal por pessoa é de aproximadamente 300 gramas por pessoa. Você pode dividir da seguinte forma: 100 gramas de queijo, 100 gramas de carnes e 100 gramas de outros alimentos (como pães, patês e frutas).
Ao seguir essa regra, você não terá problemas com o excesso de produtos que sobram na tábua nem faltarão itens para comer. A partir dessa disposição, você pode usar diferentes ideias para servir charcutaria, deixando tudo mais bonito e elegante.
Encontre os melhores produtos de charcutaria para montar a sua tábua
Agora que você sabe o que é tábua de charcutaria, como é composta e o que colocar, que tal encontrar os melhores produtos? Na Banca do Ramon, você encontra vários tipos de embutidos, presuntos curados e crus, queijos, chocolates, vinhos e muito mais para ter uma noite romântica ou com os amigos.
Além disso, você recebe os produtos diretamente na sua casa, bem protegidos e com qualidade. Depois, é só escolher uma tábua de charcutaria bonita e dispor todos os ingredientes para aproveitar a sua noite ao máximo!
Então, o que acha de programar esse jantar especial agora mesmo? Acesse o site da Banca do Ramon e confira todos os embutidos que temos disponíveis para degustar e curtir!

