Vinhos tintos encorpados, com acidez equilibrada e com uma boa concentração de taninos estão entre os melhores vinhos para o inverno, pois, além de combinarem com a maioria das comidas consumidas dessa estação, ainda ajudam a aquecer uma noite fria
Se você é um amante de vinhos e não dispensa essa bebida em nenhuma época do ano, precisa conhecer os vinhos para o inverno que vão lhe aquecer nesta estação, e ainda vão harmonizar de uma maneira incrível com os pratos típicos do inverno, proporcionando, assim, uma experiência gastronômica inesquecível.
Os vinhos tintos costumam ser a melhor opção para o inverno, pois, por serem mais encorpados e não precisarem ser servidos em uma temperatura muito baixa, ajudam a aquecer o corpo e a alma nos dias e noites frias.
Além disso, os vinhos tintos, geralmente, harmonizam melhor com os pratos consumidos no inverno, que tendem a ser mais calóricos e gordurosos. No entanto, se você ama vinhos brancos, saiba que também é possível apreciar essas bebidas no inverno.
Alguns vinhos brancos feitos com determinadas uvas e que passaram por um processo de envelhecimento específico combinam muito bem com a estação mais fria do ano, como o Chardonnay envelhecido em carvalho.
Continue lendo este texto para conhecer os melhores vinhos para o inverno e para descobrir como harmonizar essas bebidas com diferentes pratos.
Melhores opções de vinhos para o inverno
Na nossa seleção de melhores vinhos para o inverno, você vai encontrar tanto tintos quanto brancos. Dessa forma, você vai poder degustar a sua bebida preferida e ainda se manter bem aquecido nessa estação. Confira a seguir as nossas escolhas:
1. Malbec
A textura do Malbec é encorpada, sua acidez é equilibrada e os taninos são bem estruturados. Tudo isso faz com que esse vinho tinto combine perfeitamente com o inverno.
O vinho Malbec harmoniza muito bem com carnes mais gordurosas, incluindo um bom churrasco, com queijos e também pode ser uma ótima alternativa para quem procura uma bebida para harmonizar com um fondue de queijo, um prato típico do inverno.
2. Cabernet Sauvignon
O Cabernet Sauvignon vai agradar bastante aqueles que gostam de vinhos encorpados, com taninos moderados e com acidez equilibrada. Essa bebida tem notas de frutas vermelhas e o seu sabor é levemente frutado.
Esse vinho também combina bem com queijos e carnes gordurosas e, além disso, ele pode ser uma ótima escolha para acompanhar uma massa com molho vermelho.
3. Tempranillo
O Tempranillo é um vinho robusto e macio no paladar. Quando jovem, ele tem um aroma de frutas vermelhas. Sua acidez pode variar de média a baixa e os taninos são bem equilibrados. Massas, carnes vermelhas e parmegianas são alguns dos pratos que harmonizam bem com essa bebida.
4. Merlot
Caso você queira degustar um vinho tinto mais leve no inverno, aposte no Merlot, que é uma bebida de média intensidade, com uma acidez equilibrada e taninos refinados. O vinho Merlot harmoniza bem com carnes magras, como o filé mignon, com pizzas, risotos, massas e queijos mais amarelos.
5. Chardonnay
Quem está em busca dos melhores vinhos brancos para o inverno pode gostar de apreciar o Chardonnay nessa estação, especialmente se essa bebida tiver sido envelhecida em barris de carvalho.
Esse vinho branco é mais encorpado e tem uma textura cremosa, o que faz com que ele seja uma boa opção para o inverno. O Chardonnay harmoniza bem com massas, pratos bem apimentados e também com um frango assado.
6. Viognier
Outro vinho branco que combina com a estação mais fria do ano é o Viognier, que é uma bebida robusta, muito aromática e com baixa acidez. O vinho Viognier harmoniza muito bem com massas com molho branco, carnes brancas e com comidas indianas e tailandesas.
7. Vinho do porto
O vinho do Porto é um vinho de sobremesa cuja principal característica é ter um sabor mais adocicado. Ele pode ser doce, semi-doce, meio-seco e seco.
Essa bebida harmoniza bem com sobremesas que levam frutas vermelhas e também com chocolate meio amargo, ou com os doces que tem esse ingrediente na sua composição. Portanto, quem procura vinhos para fondue, pode considerar harmonizar um vinho do Porto com um fondue de chocolate.
8. Sangiovese
O Sangiovese é um vinho de corpo médio, com acidez e taninos equilibrados. Seu aroma remete a notas de cereja, figo e tomilho. Carnes assadas, especialmente a suína, e pratos italianos costumam harmonizar bem com essa bebida.
9. Pinot Noir
Entre os melhores vinhos tintos para o inverno está o Pinot Noir, uma opção que costuma agradar bastante quem prefere bebidas mais e suaves. Ele apresenta um corpo médio, acidez equilibrada e taninos macios.
Alguns dos pratos que harmonizam bem com esse vinho são as carnes magras e as massas com molho de tomate.
Harmonização de vinhos com pratos de inverno
Você já viu algumas dicas de harmonização de vinhos com comidas de inverno na nossa lista, contudo, se você ainda está com dúvida sobre o que levar em consideração na hora de combinar vinhos com alimentos, confira as nossas dicas a seguir:
- Os vinhos cuja acidez varia de média a alta combinam bem com pratos mais gordurosos;
- Vinhos com acidez baixa combinam com pratos mais leves;
- Vinhos com alta concentração de taninos não costumam harmonizar bem pratos que são muito salgados, alimentos amargos e com receitas à base de frutos-do-mar;
- Para uma harmonização perfeita, combine vinhos e pratos com características semelhantes. Por exemplo, um vinho encorpado como o Cabernet Sauvignon harmoniza bem com carnes vermelhas gordurosas;
Qual a temperatura ideal para servir vinho no inverno?
A temperatura do vinho interfere diretamente na percepção do sabor e do aroma da bebida. Quando esse líquido é servido em uma temperatura inferior ao recomendado, suas características aromáticas e gustativas podem ficar prejudicadas. Por isso, mesmo no inverno, é interessante servir essa bebida na temperatura indicada para a categoria dela.
Os vinhos tintos encorpados devem ser servidos a uma temperatura que varia entre 16ºC a 20ºC. Já os de corpo médio são melhor apreciados quando servidos em uma temperatura entre 13ºC a 16ºC. Os brancos, por sua vez, devem ser servidos a uma temperatura entre 7ºC a 13ºC.
Dicas para criar um ambiente aconchegante para degustar vinho no inverno
Existem algumas formas de criar um ambiente aconchegante para degustar um vinho no inverno, uma delas é optar por usar luzes amarelas na casa, pois elas deixam os cômodos mais acolhedores.
Também pode ser interessante colocar alguns tapetes peludos no piso e mantas no sofá, para tornar o ambiente mais agradável e convidativo. Caso você tenha uma lareira em casa, considere acendê-la nos dias frios para aquecer a residência.
Contudo, quem não tem lareira pode colocar uma tela imitando uma lareira na televisão e ligar um aquecedor para deixar o ambiente mais aconchegante, confortável e perfeito para degustar um bom vinho no inverno.
Os melhores vinhos para o inverno você encontra na Banca do Ramon
Saber quais são os melhores vinhos tintos e brancos para o inverno certamente vai ajudar você a aproveitar essa estação com muito mais estilo e aconchego. Para adquirir alguns dos melhores vinhos para o inverno, acesse a Banca do Ramon e confira todos os rótulos disponíveis, e aqueça seu corpo e a sua alma com a harmonização de um vinho com um prato bem quente.