Você sabe o que é Prosecco? Este é um vinho espumante italiano que ganhou fama mundial devido à sua qualidade e sabor. Originário do nordeste da Itália, é produzido principalmente com a uva Glera, embora outras castas possam ser utilizadas em menor quantidade para aprimorar sua complexidade
Quem aprecia bebidas leves e refrescantes precisa saber o que é Prosecco, um vinho espumante leve, com alta acidez e aroma frutado originário da Itália e apreciado desde a época do Império romano.
Esse vinho é protegido pela Denominação de Origem Controlada (DOC) e, por causa disso, só pode ser produzido em determinados locais, seguindo técnicas pré-estabelecidas e usando, no mínimo, 85% de uvas da casta Glera.
Por ser versátil, você poderá apreciar esse vinho nas mais diversas ocasiões e com diferentes tipos de pratos, ou até mesmo sozinho, quando você quiser degustar uma bebida refrescante e saborosa. Sendo assim, continue a leitura para saber o que é Prosecco, qual é a melhor forma de servi-lo e também para conhecer algumas dicas de harmonização.
Origem e história do Prosecco
A referência mais antiga do Prosecco na literatura data de 77 d.C., tendo sido citado em um tratado naturalista chamado Naturalis Historia, escrito por Plínio, o Velho.
Esse vinho começou a ser produzido em uma pequena cidade perto de Trieste, na Itália. O município, chamado Prosecco, acabou originando o nome da bebida e de um castelo, onde o vinho começou a ser fabricado.
Com o passar dos anos, a área de produção se expandiu e chegou à região de Vêneto, no noroeste da Itália, onde os produtores encontram o ambiente ideal para o cultivo das uvas Glera.
A bebida passou a ficar cada vez mais popular e, segundo o relato de Fynes Morrison, um escritor e explorador inglês que viveu entre os séculos XVI e XVII, em 1593 o vinho Prosecco já estava entre os mais famosos da Itália.
Até o ano de 2009, o nome da casta da uva que dá origem a essa bebida era chamada também de Prosecco. No entanto, para proteger as regiões produtoras, ela foi renomeada para Glera. Portanto, somente os vinhos produzidos nas áreas de Denominação de Origem Controlada podem ser chamados dessa forma.
Leia também: Afinal, existe diferença entre champagne e espumante?
Características do prosecco

Muitos conhecem essa bebida como um espumante italiano, por causa da presença do gás carbônico que dá origem à formação de borbulhas. Contudo, também é possível encontrar algumas versões de vinhos Proseccos tranquilos, ou seja, sem as borbulhas.
Esse rótulo é leve, refrescante, tem alta acidez e, as variedades com gás carbônico apresentam uma efervescência persistente. Seu aroma remete a frutas como pêra, maçã-verde e melão, com leves toques de rosas.
O teor alcoólico da bebida varia entre 10 e 12%, sendo inferior a maioria dos outros vinhos, que apresentam, em média, 13,5% de álcool.
Além disso, esse vinho pode ser seco, semi-seco, doce ou semi-doce, dependendo da quantidade de açúcar residual que ele apresentar.
Leia também: Vinho seco ou suave: qual a diferença e como escolher?
Quais os tipos de vinho Prosecco?
Existem diferentes variedades de vinho Prosecco disponíveis no mercado. As mais comuns incluem:
- Brut: é o tipo mais seco e popular. Possui uma quantidade mínima de açúcar residual, de até 12 gramas por litro, resultando em um sabor mais nítido e refrescante;
- Extra Dry: apesar do nome, este tipo é ligeiramente mais doce que o Brut, com uma média de 12 a 17 gramas de açúcar por litro. Possui um equilíbrio entre acidez e doçura, tornando-o uma opção versátil para acompanhar uma variedade de pratos;
- Dry: esta variedade de é um pouco mais doce que o Extra Dry (com teor de açúcar entre 17 e 32 g/l), mas ainda mantém uma acidez agradável. É reconhecido pelos seus sabores frutais e aromas florais;
- Demi-Sec: se você prefere vinhos com um teor de açúcar residual mais elevado (de 32 a 50 g/l), o Demi-Sec pode ser a escolha certa para você. Ele é ideal para aqueles que apreciam sabores suaves e adocicados.
Existem variações do Prosecco além dos tipos principais, como o Superiore di Cartizze e o Conegliano Valdobbiadene Superiore DOCG. Eles são produzidos em regiões específicas da Itália e possuem características distintas.
Desde 2020, a produção da variedade rosé também é permitida. No entanto, é difícil encontrar garrafas dessa categoria à venda, pois a demanda ainda não é muito alta.
Independentemente do tipo escolhido, essa categoria de vinhos é conhecida por sua leveza, frescor e borbulhas delicadas, tornando-os uma excelente opção para celebrar datas especiais ou simplesmente desfrutar de um momento de relaxamento
Prosecco x Champagne
Agora você sabe o que é Prosecco, provavelmente está se perguntando qual é a diferença entre esse tipo de vinho e o Champagne?
De maneira resumida, as duas diferenças principais são: o local de origem e a casta utilizada na produção.
O Champagne é fabricado na região de Champagne, na França, com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Já o Prosecco, como mencionado anteriormente, é produzido na Itália, principalmente com a uva Glera, embora outras variedades também possam ser usadas.
Além disso, o processo de fabricação de cada espumante costuma ser diferente, resultando em aromas e sabores distintos.
Outro fator que diferencia essas bebidas é que o champanhe é sempre espumante, ao contrário do Prosecco, que apresenta versões sem borbulhas.
Como servir Prosecco?
O ideal é servir a bebida bem gelada, a uma temperatura entre 6 e 8°C, para preservar a delicadeza das bolhas por mais tempo.
Além disso, é recomendado usar taças altas e esguias, como as do tipo flûte ou tulipa, para evitar que as bolhas se dissipem rapidamente. É importante encher as taças até dois terços de sua capacidade para que o vinho não esquente rápido demais. Você pode consumi-lo puro ou utilizá-lo na preparação de coquetéis, como a Mimosa e o Bellini.
Dicas de harmonização
O Prosecco é uma bebida muito versátil e combina com os mais variados tipos de pratos, podendo ser servido tanto junto com a entrada quanto acompanhado das refeições principais.
Ele harmoniza bem com os queijos frescos, embutidos e oleaginosas, sendo, portanto, uma boa opção para servir junto com uma tábua de frios.
Os frutos do mar e os peixes também harmonizam muito bem com esse vinho espumante. Além disso, você também pode servi-lo junto com massas, especialmente aquelas que levam molho branco, pois a acidez da bebida vai ajudar a limpar e a equilibrar o paladar. Esse vinho também pode combinar com sobremesas à base de nozes ou de frutas secas.Gostou de descobrir o que é Prosecco e como degustar essa bebida para aproveitar ao máximo todas as características dela? Então, acesse agora mesmo o site da Banca do Ramon e confira todos os rótulos disponíveis para que você possa apreciar um bom vinho onde e quando quiser.

