O pavê de bacalhau é uma receita versátil que combina cremosidade e sabor marcante. Ideal para Natal, Ano Novo ou refeições especiais do dia a dia, transforma qualquer ocasião em um momento gourmet com praticidade e sofisticação.
Se você busca uma receita especial para surpreender na ceia de Natal, no Ano Novo ou em um jantar mais elaborado, o pavê de bacalhau é uma escolha certeira. Cremoso, crocante e cheio de sabor, esse prato reúne texturas que agradam aos mais variados paladares e traz um toque gourmet à mesa.
Versátil, ele funciona tanto como destaque das festas quanto como uma opção diferenciada para qualquer momento do ano. Quer aprender a preparar essa delícia? Neste post, você confere a receita principal e mais duas variações para experimentar. Vamos lá?
Por que o bacalhau é símbolo de festas e celebrações?
O bacalhau é um pescado muito associado às tradições religiosas do catolicismo, que preveem a abstenção de carne vermelha em alguns períodos do ano, especialmente na Quaresma. Assim, virou um símbolo de festas e celebrações por sua representação. Outros fatores que contribuem são a facilidade de transporte e conservação.
Ou seja, o bacalhau é uma opção viável para substituir a carne vermelha. Além disso, como sua conservação é feita com sal e secagem, era um pescado passível de armazenamento por longos períodos, mesmo quando ainda não havia sistema de refrigeração.
Todas essas questões históricas e culturais fizeram as receitas com bacalhau estarem sempre presentes nas mesas de muitas famílias no Brasil e no mundo.
Qual é a parte mais nobre do bacalhau?
O lombo é considerada a melhor parte do bacalhau, pois é o corte central. Isso significa que a carne é macia, espessa e suculenta. Outros pontos positivos são o fato de não ter espinhas e se desfazer em lascas claras. Devido a essas características, é ideal para as receitas gourmet.
Por que escolher o bacalhau para fazer o pavê?
Esse pescado tem ótima textura e sabor, além de ser versátil e combinar com diversos pratos salgados. Também é tradicional na culinária e pode ser consumido o ano inteiro, inclusive em períodos em que muitas pessoas evitam carne. Assim, você consegue manter os costumes e ainda preparar uma refeição especial e sofisticada.
No pavê de bacalhau, o peixe deixa o prato ainda mais saboroso, graças à combinação do molho branco, da batata palha e do gratinado que garante uma crocância única.
Em geral, 1 kg de bacalhau serve de 4 a 6 pessoas, mas essa quantidade pode variar conforme o tipo de preparo e os acompanhamentos. Portanto, quando há outras opções na mesa, é possível atender um número maior de convidados.
Leia também: Qual é a quantidade de bacalhau ideal para comprar por pessoa?
Como preparar pavê de bacalhau?
O pavê salgado de bacalhau é um prato cremoso e com um sabor único. O tempo de preparo é de cerca de 1h40min e rende 10 porções. Veja a receita!
Ingredientes:
- 500 gramas de lombo de bacalhau do Porto, já dessalgado, aferventado e desfiado
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho amassados
- 3 tomates sem pele picados
- ½ xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
- 2 xícaras (chá) de cheiro-verde picado
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 copos americanos de leite integral
- 1 lata de milho-verde
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso (bem cheias)
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 100 gramas de batata-palha
Modo de preparo:
- Doure a cebola no azeite e, em seguida, adicione o bacalhau e o cheiro-verde. Deixe refogar por cerca de 4 minutos e acrescente o tomate e a azeitona preta. Depois reserve.
- Coloque o milho, o leite, o sal e a farinha de trigo no liquidificador e bata bem por aproximadamente 3 minutos. Depois, retire e coloque em uma panela, levando ao fogo alto.
- Mexa sempre até engrossar. Então, retire a panela do fogo e despeje o requeijão. Misture bastante até ficar homogêneo.
- Disponha uma camada de creme em uma travessa e, por cima, coloque o recheio de bacalhau. Repita alternadamente até finalizar com o creme. Salpique o cheiro-verde e o queijo parmesão.
- Coloque a travessa no forno em fogo alto por cerca de 10 minutos. Retire e adicione as batatas-palha.
Leia também: Conheça os benefícios do bacalhau para uma vida mais saudável
Precisa ferver bacalhau dessalgado?
O bacalhau já dessalgado não precisa ser fervido, a menos que a receita peça esse passo. Quando for necessário, faça um pré-cozimento de, no máximo, 5 minutos. Assim, você evita que a carne resseque e mantém seu sabor e textura intactos.
Como variar o pavê de bacalhau? Veja 2 receitas
O pavê de bacalhau cremoso pode ter diferentes variações para agradar o paladar da sua família ou dos seus convidados. Confira duas receitas incríveis!
1. Pavê de bacalhau com camarão
Esse pavê de bacalhau com camarão é uma combinação sofisticada e cheia de sabor, perfeita para ocasiões especiais. Com camadas cremosas, toque de dendê e o frescor das ervas, o prato entrega uma experiência marcante e irresistível.
Ingredientes:
- 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
- 500 mL de leite de coco
- 1 xicara (chá) de coentro picado
- 200 gramas de abóbora cozida passada por um espremedor
- 1 xícara (chá) de cebolinha picada
- 1 lata de creme de leite
- 1 tablete de caldo de camarão
- ½ colher (sopa) de sal
- 2 cebolas grandes picadas
- 1 kg de camarão cinza sem cabeça
- 200 mL de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino
- 4 dentes de alho amassados
- 6 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 xícara (chá) de suco de limão
- 200 gramas de queijo mussarela ralado
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
- 1 kg de batatas cozidas e passadas pelo espremedor
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 colheres (sopa) de manteiga
- 500 gramas de requeijão cremoso
- 200 gramas de batata-palha
- 100 gramas de azeitonas verdes picadas
- 100 gramas de uvas-passas
Modo de preparo:
- Adicione 3 colheres do azeite de dendê, 2 dentes de alho amassados, 1 cebola, ½ xícara de cebolinha e ½ xícara de coentro em uma panela e refogue.
- Acrescente o bacalhau, o caldo de bacalhau, 100 mL do extrato de tomate e metade da pimenta. Misture bem e despeje 1 copo de água. Deixe cozinhar por 15 minutos.
- Coloque 300 mL de leite de coco, abóbora e creme de leite. Mantenha no fogo por mais 5 minutos.
- Junte as azeitonas a esse creme e desligue o fogo. Reserve.
- Deixe o camarão sem cabeça em uma vasilha com o suco de limão. Mexa com uma colher e escorra. Então, aplique a pimenta, o alho, a cebola e o sal e espere 10 minutos.
- Despeje 3 colheres de azeite de dendê em uma panela e aqueça. Frite o camarão temperado por 2 minutos e coloque 200 mL de leite de coco, 100 mL de extrato de tomate, cebolinha, coentro e 150 mL de água. Mantenha no fogo baixo por 10 minutos e desligue.
- Acrescente a batata amassada, a manteiga, o leite e deixe no fogo baixo. Espere soltar do fundo da panela até criar um purê. Reserve.
- Coloque bacalhau, requeijão, camarão e purê de batatas em camadas em uma travessa. No final, adicione o queijo mussarela ralado, o parmesão, a batata-palha e as uvas-passas.
- Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou espere gratinar. Sirva em seguida.
2. Pavê de bacalhau com creme de milho
Esse pavê de bacalhau com creme de milho combina cremosidade e sabor delicado em um prato reconfortante. A mistura do milho com o bacalhau cria uma textura macia e equilibrada, perfeita para quem busca uma opção prática e especial.
Ingredientes:
- 500 gramas de bacalhau em lascas
- 1 cebola pequena
- 3 dentes de alho
- 3 tomates
- 1 xícara de azeitonas pretas picadas
- 250 gramas de requeijão
- Cheiro-verde e queijo ralado a gosto
- 1 lata de milho escorrida
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 tablete de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara (chá) de leite
- 1 cebola média ralada
- 1 lata de creme de leite
Modo de preparo:
- Coloque o milho e o leite no liquidificador e bata bem.
- Aqueça a manteiga em uma panela e adicione a cebola. Deixe dourar e acrescente a farinha de trigo, mexendo rápido para não empelotar.
- Adicione o milho batido com leite e o caldo de legumes. Misture até dissolver deixando em fogo baixo. Cozinhe cerca de 10 minutos até engrossar um pouco. Então, coloque o creme de leite, mexa e desligue.
- Refogue o alho e a cebola em outra panela e, então, acrescente o bacalhau, as azeitonas, o tomate e o cheiro-verde.
- Pegue uma travessa e faça camadas de creme de milho e bacalhau, intercalando até o final. Por último, coloque o requeijão e o queijo ralado. Leve ao fogo para gratinar e sirva com batata-palha.
Leia também: Receitas de bacalhau: 7 opções deliciosas para qualquer ocasião
Quais são os melhores acompanhamentos para pavê de bacalhau?
Para acompanhar um pavê de bacalhau desfiado, você pode escolher:
- Saladas verdes, com alface e rúcula;
- Salada de tomate e alface;
- Legumes salteados na manteiga;
- Arroz branco ou com brócolis;
- Purê de batatas;
- Vinhos brancos com alta acidez e muito frescor, como Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Em relação às bebidas, alguns rótulos que harmonizam bem com a receita de pavê de bacalhau são o vinho Chablis Louis Latour e os champagnes Billecart Salmon Brut Reserve e Billecart Salmon Brut Rosé.
Preparar um pavê de bacalhau é uma forma prática e saborosa de deixar qualquer ocasião mais especial. Com tantas possibilidades de combinações e variações, o prato se adapta a diferentes gostos e momentos.
Seja para uma celebração, seja para um jantar mais elaborado, o bacalhau garante sabor marcante e textura única, tornando a experiência à mesa ainda mais especial.
Para montar sua receita com máxima qualidade, a Banca do Ramon oferece vinhos, bacalhau, azeites e todos os ingredientes necessários. Acesse a loja virtual e descubra uma seleção completa de produtos para elevar o sabor das suas preparações.

