Harmonização Cabernet Sauvignon: carnes vermelhas, massas e queijos estão entre os alimentos e pratos que combinam melhor com esse vinho tinto encorpado e frutado, que é muito famoso no mundo inteiro.
A harmonização de vinhos com alimentos você vai conseguir obter uma experiência gustativa única. O vinho pode ajudar a realçar o sabor de um prato e deixar uma refeição muito mais prazerosa e deliciosa. Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo como fazer uma harmonização Cabernet Sauvignon com diferentes tipos de receitas.
Esse vinho é um dos mais consumidos do mundo. Ele tem uma cor rubi bem característica, um sabor forte e, ao mesmo tempo, frutado. Ao pensar em uma harmonização com essa bebida, a maioria das pessoas logo sugere pratos à base de carnes vermelhas. Contudo, esse vinho combina também com outros alimentos, como massas e queijos.
Se você ama vinhos e aprecia bons pratos, continue lendo este texto para descobrir como harmonizar o Cabernet Sauvignon com diferentes pratos e alimentos, e deixe as suas refeições ainda mais saborosas.
Vinho Cabernet Sauvignon
O Cabernet Sauvignon é um vinho tinto encorpado, com uma alta concentração de taninos, alto nível de acidez e com um sabor frutado. Ele também costuma ser um tipo de vinho que envelhece muito bem.
Já o aroma desse tipo de vinho possui notas de baunilha, ameixa e chocolate. Se possível, deguste essa bebida em uma taça Bordeaux, que é o recipiente mais adequado para os vinhos encorpados.
O sabor do Cabernet Sauvignon é forte e marcante e é muito apreciado por quem prefere os vinhos mais encorpados. Essa característica precisa ser levada em consideração para quem quer descobrir como combinar comida e vinho.
Cabernet Sauvignon: o que mais você precisa saber antes da harmonização?
A uva Cabernet Sauvignon, também conhecida como a “rainha das tintas”, é originária da região de Bordeaux, na França. Mas por ser fácil de cultivar, vários países cultivam esse tipo de uva atualmente.
Essa uva apresenta uma casca grossa e polpa pequena, o que faz com que a fruta apresente uma alta concentração de taninos. Os taninos são componentes presentes na casca da uva, essa substância faz com que os vinhos fiquem com um sabor mais adstringente.
Vinhos com alta concentração de taninos, geralmente, harmonizam muito bem com pratos ricos em proteínas. Por isso, quando falamos em harmonização Cabernet Sauvignon, logo pensamos na combinação dessa bebida com carnes vermelhas.
Além dos taninos, na hora de fazer uma harmonização com esse vinho, é preciso considerar que essa bebida é bastante encorpada. Isso significa que o ideal é combiná-la com pratos que também apresentem essa característica.
Harmonização de Cabernet Sauvignon com carnes vermelhas
A harmonização Cabernet Sauvignon com carnes vermelhas é uma das mais clássicas. Confira a seguir algumas opções de pratos que combinam muito bem com esse vinho e que ficam ainda mais deliciosos quando consumidos junto com essa bebida.
1. Rosbife
O rosbife é um prato feito com filé mignon, uma das partes mais nobres do boi. Ele é assado e pode ser servido com os mais diversos acompanhamentos, como saladas, torradas, além de arroz. O filé mignon é muito versátil e harmoniza bem com os vinhos mais intensos.
2. Churrasco
As carnes de churrasco também costumam harmonizar muito bem com o Cabernet Sauvignon, especialmente a picanha, que por ter muita gordura, combina com um vinho de alta acidez.
3. Hamburguer
Outra opção para combinar com esse vinho são os hambúrgueres, especialmente se eles forem à base de carnes mais gordurosas, como picanha e costela, já que essas carnes combinam com bebidas com alta acidez.
4. Carré de cordeiro
O carré de cordeiro é um corte feito na coluna vertebral do animal e, por isso, possui cerca de 16 costelas. O carré é uma das partes mais nobres do cordeiro. A maneira mais tradicional de preparar essa carne é colocando-a para assar juntamente com alguns temperos e ervas aromáticas, como o alecrim. Esse alimento apresenta um sabor forte que combina bem com os vinhos encorpados.
5. Filé a parmegiana
O filé a parmegiana é outra boa opção de prato para combinar com o Cabernet Sauvignon, pois, além de ser feito com carne vermelha, que naturalmente apresenta mais gordura, ele ainda conta com o molho de tomate, que traz mais complexidade para o preparo.
6. Costela de boi
Por ter uma grande quantidade de gordura, a costela bovina deve ser harmonizada com vinhos encorpados e com alta acidez.
7. Contrafilé
O contrafilé é uma carne macia e com muita gordura na parte externa. Essas características fazem com que esse corte harmonize bem com vinhos com alta acidez.
8. Filé Mignon ao molho madeira
O filé mignon ao molho madeira é um prato complexo, portanto, ele pede um vinho intenso e encorpado, como o Cabernet Sauvignon.
9. Pernil
O pernil de porco é uma carne que apresenta uma grande quantidade de gordura, por isso, ela combina bem com vinhos com alta acidez
10. Entrecôte
Entrecôte é um corte que apresenta uma alta concentração de gordura no meio da carne. Ele é muito consumido assado e grelhado. Por conta da gordura, essa carne combina bastante com o Cabernet Sauvignon.
11. Prime rib
Esse corte é a parte premium da costela, ela é extraída entre a sexta e a sétima costela do boi. Por conta da sua localização original, ela possui um sabor mais complexo, que combina muito bem com os vinhos encorpados.
Cabernet Sauvignon e queijos
Esse vinho harmoniza melhor com os queijos mais duros e gordurosos, por causa da sua alta acidez. Algumas boas opções de queijos para harmonizar com essa bebida são:
1. Parmesão
O parmesão é um queijo maturado semi-duro, gordo e que tem um sabor marcante e com uma leve picância.
2. Provolone
O provolone é um queijo duro, maturado e com um sabor forte e marcante. Ele é originário da Itália e possui uma cor amarela marcante e um aroma forte.
3. Gryuère
O queijo gruyère apresenta uma casca firme e uma massa com alguns furinhos. Ele tem um sabor leve com notas de mel e nozes.
4. Emmental
O emmental é um queijo suíço com um sabor suave e um pouco doce. Ele é bem amarelo e apresenta alguns furos na massa.
5. Grana Padano
O grana padano é um queijo duro e semi gordo originário da Itália. Ele passa por 12 meses de maturação e tem um sabor suave e com uma leve picância.
Cabernet Sauvignon com pratos de massa
Quem gosta de massas precisa saber que é possível fazer boas combinações entre esse tipo de prato e o Cabernet Sauvignon, algumas opções para uma harmonização perfeita são:
1. Macarrão à bolonhesa
O macarrão à bolonhesa possui dois ingredientes que harmonizam muito bem com os vinhos encorpados e com alta acidez, são eles a carne vermelha e o molho de tomate. Por isso, esse prato costuma ser uma ótima opção para quem quer fazer uma harmonização com o Cabernet Sauvignon.
2. Ragu com massa
O ragu é um prato italiano feito à base de uma carne, como a costela, e molho de tomate, por conta desses ingredientes, esse prato é uma excelente opção para combinar com um vinho encorpado.
3. Pizza
As pizzas harmonizam muito bem com esse vinho, especialmente se elas tiverem ingredientes mais gordurosos, que ficam ainda mais saborosos quando combinados com a acidez do vinho.
4. Massa com cogumelos
Além de gostoso, essa é uma opção diferenciada. Um prato de massa com um molho de cogumelos terrosos pode ser acentuado pela presença de um Cabernet Sauvignon, onde os dois sabores se complementam e oferecem uma experiência única no paladar.
Fazer a harmonização Cabernet Sauvignon com outros alimentos vai deixar as suas refeições ainda mais saborosas e especiais, já que essa bebida pode ajudar a equilibrar a acidez dos pratos e também fazer com que os sabores dos alimentos fiquem mais intensos.
Se você ficou interessado em fazer algumas das harmonizações que apresentamos aqui, acesse a Banca do Ramon para adquirir o seu Cabernet Sauvignon.