Frutos do mar, peixes, massas, queijos, pizzas, carnes vermelhas e até mesmo sobremesas, essas são algumas sugestões de alimentos para quem quer descobrir como harmonizar vinho rosé da maneira correta
Você sabe como harmonizar vinho rosé? Essa bebida leve, delicada e muito refrescante é bastante versátil e combina bem com os mais variados tipos de pratos, desde uma refeição feita com um corte de carne vermelha gordurosa, até receitas mais suaves à base de frutos do mar.
O vinho rosé pode ser feito a partir de técnicas distintas e com os mais variados tipos de uvas. Isso faz com que cada bebida desse tipo apresente algumas características específicas, como corpo, acidez e concentração de taninos.
Por isso, é importante saber como escolher o vinho rosé ideal para cada ocasião, qual é a melhor maneira de apreciar essa bebida e como harmonizar esse vinho com diferentes tipos de alimentos.
Vinho rosé: o que o torna único?
O vinho rosé é uma bebida jovem, suave e que tem um frescor inigualável, todas essas características fazem com que ela seja uma opção perfeita para os dias quentes.
Essa bebida tem um sabor complexo, com notas florais e frutadas. Algumas variedades podem trazer uma leve sensação de picância, mas, ainda assim, podem ser consideradas refrescantes. O aroma desse vinho remete a rosas, lavanda e flor de laranjeira.
É possível encontrar vinhos rosés leves e encorpados e também com diferentes níveis de acidez. Essa bebida pode ser feita com diferentes variedades de uvas, sendo que algumas das mais utilizadas são:
- Malbec;
- Pinot Noir;
- Negrette;
- Tempranmillo;
- Merlot.
O hábito de consumir vinho rosé surgiu na Grécia Antiga, onde beber um vinho tinto diluído era considerado algo civilizado. Ao longo do tempo, a técnica de produção dessa bebida se aprimorou bastante, e hoje, para produzir esse tipo de vinho, não é mais necessário diluir o vinho tinto.
Métodos de produção do vinho rosé
Há quatro formas de fazer vinho rosé, cada uma delas dá origem a uma bebida com características específicas. Confira a seguir quais são esses métodos.
Maceração curta
Esse é um dos métodos mais utilizados na produção de vinhos rosés. Nele, as uvas são colocadas em tonéis de inox e prensadas. Após esse processo, o líquido obtido passa pela maceração, que consiste em deixar o suco em contato com a casca durante um período, que pode variar de duas a 20 horas.
Depois de passar pela maceração, o líquido vai para a fermentação. Os vinhos produzidos com essa técnica apresentam uma cor mais escura, os taninos mais acentuados e são mais encorpados.
Sangria
Nesse processo, as uvas são prensadas, maceradas e levadas para a fermentação por apenas algumas horas. Após o período determinado, cerca de 10% do líquido é retirado e separado para dar origem ao vinho rosé. As bebidas produzidas dessa forma também são mais encorpadas.
Presnagem lenta
Esse método de produção consiste em dispor as uvas para serem prensadas lentamente em tonéis de inox. Essa demora faz com que as cascas das uvas sejam rompidas aos poucos, garantindo, assim, que o vinho vai ficar com uma tonalidade mais clara e suave.
Após o processo de prensagem, o líquido é levado diretamente para a fermentação. Os vinhos produzidos dessa forma são mais suaves e apresentam uma tonalidade rosa-claro.
Blend ou mistura
Como o próprio nome já sugere, essa técnica de produção consiste em usar tanto uvas brancas quanto tintas para produzir o vinho rosés. Com esse método, é possível obter vinhos leves, suaves e com uma coloração mais clara.
Como tomar o vinho rosé corretamente?
Diferente de alguns vinhos tintos, os rosés devem ser consumidos em três anos após a data de fabricação, para evitar que a bebida oxide e perca as suas características.
O ideal é apreciar o seu vinho rosé em uma temperatura que varia entre 8ºC a 12ºC. Dessa forma, será possível sentir todo o frescor que essa bebida tem para oferecer.
Para conseguir perceber todas as características desse vinho, o ideal é apreciá-lo em uma taça para vinho rosé, que é parecida com a taça para vinho branco, porém, possui um bojo menor e um pouco mais largo. Esse modelo de taça ajuda a equilibrar o sabor da bebida e a minimizar a acidez.
Leia também: Tipos de taça para vinho: conheça os diferentes modelos e como usar cada um deles
Como harmonizar com alimentos?
Agora que você já sabe quais são as principais características dessa bebida, vamos mostrar como harmonizar vinho rosé com diferentes tipos de pratos.
A harmonização de vinho rosé com frutos do mar e peixes certamente é uma das mais famosas. Para conseguir realçar o sabor desses pratos e sentir todo o sabor e o aroma da bebida, o ideal é optar por um vinho rosé seco e com uma tonalidade mais clara, pois ele possui um bom nível de acidez, que ajuda a equilibrar o sabor dessas comidas.
Já quem quer dicas para harmonizar vinho rosé com carnes brancas, pode apostar nas bebidas de corpo médio, como alguns dos vinhos produzidos com as uvas da casta Cabernet Sauvignon.
Quem deseja aprender como harmonizar vinho rosé com diferentes alimentos precisa descobrir como combinar essa bebida com carnes vermelhas, uma combinação que, em um primeiro momento, pode surpreender algumas pessoas, mas que fica incrível.
Caso você vá preparar um prato com uma carne vermelha mais magra, como o filé mignon, por exemplo, aposte em um vinho com corpo médio e produzido com a uva Pinot Noir. No entanto, se você for usar uma carne mais gordurosa, dê preferência para um vinho mais encorpado para deixar os sabores mais equilibrados, como uma bebida feita com a uva Malbec.
Por conta da acidez e frescor, os vinhos rosés harmonizam melhor com os queijos de massa mole, como o brie, o camembert e a muçarela.
Leia também: Como montar uma tábua de queijos
Os melhores vinhos rosés você encontra na Banca do Ramon
Gostou de descobrir como harmonizar vinho rosé com diferentes tipos de pratos e alimentos? Então, que tal adquirir algumas variedades dessa bebida para harmonizá-las com as suas receitas no dia a dia, ou simplesmente para degustar um vinho leve e refrescante em um final de tarde?
Para isso, acesse a Banca do Ramon e confira todas as opções de vinhos rosés disponíveis e compre as suas bebidas de uma maneira prática e segura.