Vinho verde, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Merlot, essas são algumas opções de vinho para a Páscoa para quem deseja oferecer uma experiência gastronômica incrível para os seus amigos e familiares nessa data especial
A Páscoa é um dos feriados preferidos dos brasileiros, que esperam ansiosamente até a Sexta-feira Santa e o domingo para apreciar deliciosos pratos à base de peixe, e também para degustar sobremesas saborosas e, claro, muitos ovos de chocolate. Contudo, é possível deixar esses momentos ainda mais especiais selecionando um vinho para a Páscoa.
Os vinhos podem ajudar a realçar ou a equilibrar o sabor dos alimentos. Por isso, se você deseja oferecer uma experiência gastronômica inesquecível, continue a leitura para saber como fazer a harmonização de vinhos com pratos de Páscoa.
Harmonização de vinhos com pratos tradicionais da Páscoa
Geralmente, na Páscoa são servidos muitos pratos que trazem o peixe como ingrediente principal, com destaque para as receitas que levam bacalhau, como a bacalhoada. No entanto, é possível inovar no cardápio e oferecer preparos à base de frutos do mar ou de outros tipos de pescados, como o salmão, por exemplo.
Além disso, quem for vegano também pode aproveitar esse momento especial com pratos sem carne e, obviamente, com alguns vinhos especiais para a Páscoa. Sendo assim, confira a seguir como harmonizar essa bebida com as receitas tradicionais da sexta-feira santa e do domingo de Páscoa.
Vinhos para entradas
Em ocasiões especiais, é comum oferecer uma entrada para os convidados. Uma boa alternativa para esse feriado são as tábuas de queijo, que são fáceis de fazer e costumam agradar a maioria das pessoas. Além disso, você ainda pode acrescentar algumas torradas e patês para deixá-la mais completa.
Caso você opte por queijos duros, como o provolone e o Emmenthal, aposte em um vinho tinto encorpado, como o Merlot. Já se você preferir queijos moles, escolha uma bebida mais leve, como o Chardonnay, que também combina bastante com bolinho de bacalhau, outra boa opção de entrada.
Vinhos para pratos com bacalhau
O bacalhau é certamente o pescado mais consumido nessa época do ano e ele costuma harmonizar muito bem com os vinhos brancos, que graças à sua acidez e frescor ajudam a equilibrar os sabores dos pratos que levam esse peixe. Alguns rótulos perfeitos para essa ocasião são:
- Sauvignon blanc;
- Chardonnay;
- Viognier.
Os vinhos tintos encorpados como Merlot, costumam harmonizar bem com pratos mais encorpados e com sabores marcantes, como o Bacalhau à Lagareiro. O vinho verde também pode ser uma alternativa interessante para combinar com alguns pratos à base desse peixe, como:
- Bacalhoada;
- Salada de folhas com bacalhau;
- Bolinho de bacalhau.
Vinhos para pratos com outros tipos de peixe
Todas as receitas com peixe em geral ficam mais equilibradas quando combinadas com rótulos de uvas brancas. No entanto, dependendo da forma de preparo, pode ser interessante testar novas associações.
O salmão defumado, por exemplo, tem um sabor marcante que fica ainda mais nítido quando consumido junto com um vinho rosé, caracterizado pelo seu frescor e notas frutadas.
Já o gosto gosto forte do atum grelhado, um pescado mais gorduroso, fica mais equilibrado quando harmonizado com uma bebida leve e com boa acidez, como o Pinot Noir.
Vinhos para pratos com frutos do mar
Assim como ocorre com os peixes, os rótulos de uvas brancas costumam ser a primeira escolha para acompanhar os pratos com frutos do mar, já que a sua acidez contribui para equilibrar o paladar e as notas frutadas complementam o sabor suave dos preparos.
Contudo, os vinhos rosés também harmonizam bem com essas receitas e são uma escolha interessante para quem deseja fazer combinações diferentes para experimentar novos sabores.
Caso o prato leve frutos do mar grelhados, opte por um rótulo como o Sauvignon Blanc para equilibrar os sabores da receita. Já se o preparo for com ingredientes fritos, dê preferência para os vinhos brancos mais encorpados, como o Chardonnay.
Vinhos para pratos veganos
Quem não come carne, também pode comemorar essa data em grande estilo escolhendo um vinho para páscoa que combine bem com um prato vegano. Para um risoto de cogumelos, por exemplo, o Chardonnay e o Viognier são boas alternativas, pois a sua acidez contrasta perfeitamente com a cremosidade da receita e suas notas frutadas complementam o sabor do preparo.
O chardonnay também pode ser uma ótima opção para pratos como o falafel, um bolinho de grão-de-bico com sabor delicado. No geral, os pratos veganos harmonizam bem com vinhos brancos ou com tintos leves. Os tintos mais encorpados podem não ser a escolha ideal nesse caso, porque o seu sabor forte pode se sobrepujar ao gosto do alimento.
Vinhos para pratos com massas
As massas também podem ser uma alternativa interessante para o almoço de Páscoa. Nesse caso, para escolher a bebida, é preciso levar em consideração o tipo de molho escolhido.
O molho de tomate, um dos mais tradicionais, tem como principal característica a sua acidez, por isso, os rótulos que trazem essa marca costumam ser uma boa sugestão, para criar um elo entre a receita e a bebida. Uma excelente escolha nesse caso é o Malbec.
Já o molho branco é mais gorduroso e cremoso, portanto, ele pede uma bebida que equilibre essas particularidades, como o Chardonnay.
Outro molho comum é o de quatro queijos, que além de ser cremoso, tem um sabor muito marcante. O indicado aqui é selecionar um rótulo que ajuda a balancear esses pontos, como o Riesling, que tem uma acidez marcante.
Vinhos para harmonizar com chocolate e sobremesas de Páscoa

Os vinhos também podem ser degustados junto com uma deliciosa sobremesa. Para escolher o rótulo ideal nesse caso, é preciso analisar as características de cada doce. Receitas à base de chocolate, por exemplo, combinam bem com bebidas mais encorpadas e com uma alta concentração de taninos, pois, assim, será possível complementar os sabores.
Já para as sobremesas que levam frutas, os espumantes costumam ser uma alternativa interessante. Por outro lado, se você optar por um doce à base de leite, aposte nos vinhos brancos com alta acidez para equilibrar o paladar.
Saber como escolher o melhor vinho para a Páscoa é essencial para quem gosta de harmonizar as bebidas com os pratos para ter experiências gastronômicas únicas e inesquecíveis. Se esse é o seu caso, continue no site da Banca do Ramon e confira todos os rótulos disponíveis para deixar essa data ainda mais especial.