Massa com pesto é um prato italiano, que consiste em uma massa cozida al dente e coberta com um molho de manjericão, alho, pinhão, queijo parmesão e azeite de oliva. O pesto oferece uma explosão de sabores frescos, complementando perfeitamente a textura da massa
Se você está em busca de uma receita saborosa e fácil de preparar, que tal fazer uma massa com pesto para surpreender os seus amigos e familiares, ou simplesmente para degustar um prato delicioso em um momento especial?
O pesto é um molho de origem italiana, mais precisamente da região de Gênova, no norte da Itália. Essa receita leva poucos ingredientes e fica pronta em apenas alguns minutos. Esse prato pode ser uma boa alternativa para aqueles dias em que o tempo para cozinhar é curto.
Portanto, confira a seguir como escolher os ingredientes dessa receita, para que ela fique ainda mais saborosa, e como preparar uma massa com pesto.
Qual é a origem do molho pesto?
A primeira menção ao molho pesto data do ano de 1863 e está registrada no livro “Cocinera Genovense”. Essa receita é originária da região de Gênova, na Itália.
O nome pesto vem da palavra italiana “pestare”, que significa bater ou moer. Esse termo faz referência explícita à forma como esse molho era originalmente preparado. Na Itália do século XIX, os ingredientes do molho eram colocados em um pilão e cuidadosamente amassados até formar o pesto.
Como escolher ingredientes frescos e de qualidade para preparar o pesto?
Para garantir que o seu pesto fique saboroso, é preciso escolher os ingredientes da receita. Para fazer esse molho, você precisará basicamente de manjericão, pinhão (que pode ser substituído por alguma oleaginosa), azeite, queijo e alho.
Na hora de comprar o manjericão, opte por folhas novas e frescas; isso ajudará a garantir a qualidade da sua receita. Quando você for escolher o azeite, opte, se possível, pelo óleo de oliva extravirgem, que além de ser mais nutritivo, apresenta baixa acidez e quase nenhuma rancidez.
Já no momento de escolher o queijo para a receita, opte pela peça de parmesão para ralar na hora de preparar a receita, pois isso deixará o seu molho mais saboroso. Quando você for comprar as oleaginosas para fazer o molho, se possível, não compre nozes ou castanhas murchas e opte pelas oleaginosas crocantes.
Quais tipos de massas combinam bem com o pesto?
Agora que você já descobriu como escolher os ingredientes para preparar o pesto, é importante saber quais são os tipos de massas que combinam melhor com esse molho.
O pesto combina bem com massas longas, como o espaguete e o linguine, e também com o fusilli com o farfalle. Contudo, caso você não queira comer uma macarronada, saiba que o molho pesto também pode combinar muito bem com uma lasanha.
Receita de massa com pesto
Se você ficou com vontade de preparar esse prato delicioso, confira a seguir duas opções de massa com pesto muito fáceis de fazer.
Receita de espaguete com pesto
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de manjericão fresco;
- ¼ xícara de chá de pinhão (ou de outra oleaginosa, como nozes, noz-pecã ou castanha-de-caju);
- ½ xícara de chá de parmesão ralado;
- 1 dente de alho;
- 1 xícara de chá de azeite extravirgem;
- 100 g de macarrão espaguete;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou no processador, exceto o azeite e o macarrão, e bata um pouco;
- Em seguida, comece a adicionar o azeite gradualmente, até obter a consistência desejada. Reserve;
- Em uma panela média, acrescente 2 litros de água e deixe ferver;
- Quando estiver fervendo, adicione um pouco de sal e acrescente o macarrão;
- Deixe a massa cozinhar por 7 minutos ou até ficar al dente;
- Quando o macarrão estiver pronto, escorra o excesso de água e transfira a massa para um refratário;
- Então adicione o molho pesto e coloque algumas folhas de manjericão em cima do prato para decorar;
- Sirva a massa com pesto e acompanhada de um bom vinho.
Essa receita de molho pesto rende, aproximadamente, 1 xícara de chá.
Receita de lasanha com molho pesto
Ingredientes:
- 500 g de massa de lasanha;
- 400 g de presunto cortado em fatias;
- 400 g de queijo mussarela cortado em fatias;
- 1 sachê de molho de tomate;
- 2 xícaras de chá de molho pesto.
Modo de preparo:
- Para começar, prepare o molho pesto e reserve (instruções acima);
- Em seguida, cozinhe a massa conforme as orientações do fabricante;
- Depois, comece a montar a lasanha. Em um refratário, adicione uma camada de molho pesto, uma camada de massa, uma camada de presunto e outra de queijo;
- Repita as camadas até acabar com os ingredientes e finalize com o molho de tomate;
- Leve ao forno preaquecido por 20 minutos, ou até dourar;
- Após esse tempo, retire do forno, decore com algumas folhas de manjericão e sirva o prato acompanhado por um bom vinho.
Pode guardar molho pesto na geladeira?
Caso você não utilize toda a quantidade de pesto que preparou no mesmo dia, saiba que pode guardar esse molho na geladeira por até 15 dias, ou por um mês no congelador.
Na hora de guardar o molho, se possível, opte por um pote de vidro limpo e seco, pois a umidade pode fazer com que o seu molho pesto estrague mais rápido.
Quais vinhos harmonizam bem com massa com pesto
O pesto tem um sabor bem marcante, por isso, ele harmoniza bem com vinhos mais suaves e brancos. Uma boa opção para quem busca uma bebida para harmonizar com a massa com pesto é o vinho Carmen Insigne Sauvignon Blanc, que apresenta um sabor fresco e aromático.
Outras bebidas que podem combinar muito bem com esse tipo de prato são os vinhos brancos feitos com as uvas do tipo Chardonnay, como o Vinho Bourgogne Chardonnay Louis Jadot, por exemplo, cujo aroma remete a toques florais e de baunilha.
Agora que você já aprendeu a fazer massa com pesto, acesse a Banca do Ramon para adquirir os melhores ingredientes para fazer essa receita marcante e deliciosa, além dos vinhos para degustar juntamente com esse prato.