Os azeites são ótimos complementos para qualquer refeição. Existem muitas variedades, cada uma com seus próprios benefícios e propriedades que podem adicionar sabor e profundidade aos alimentos. Listamos aqui os 11 melhores azeites para dar um toque especial aos seus pratos, seja cozinhando em casa ou comendo fora em um restaurante.
O azeite é um alimento básico da cozinha. É versátil e pode ser usado para tudo, desde refogar vegetais até temperar salada. Mas com tantos tipos diferentes no mercado, pode ser difícil saber qual usar para quê.
Azeite virgem, azeite extravirgem, azeite trufado… São tantas opções! Como escolher? O que ter em casa?
Para te ajudar, fizemos um resumo dos 11 melhores azeites do mundo, suas características, origem e harmonizações. Confira!
Qual tipo de azeite é mais saudável?
Existem muitos tipos de azeite, mas nem todos são produzidos da mesma forma. Alguns são mais saudáveis do que outros, devido a níveis mais baixos de acidez e níveis mais altos de gorduras monoinsaturadas que ajudam a controlar os níveis de LDL no sangue (colesterol ruim).
Os melhores azeites nesse quesito são os extravirgens e o virgens. O azeite de oliva extra virgem é o de mais alta qualidade e tem o menor nível de acidez (abaixo de 0,8%). Costuma ser também o mais caro das prateleiras.
O azeite virgem tem um nível de acidez ligeiramente superior (entre 0,8% e 2%), mas ainda é considerado uma opção saudável.
No entanto, todos os tipos de azeite podem fazer parte de uma dieta saudável, desde que sejam usados com moderação.
Confira também: Saudáveis e aliadas da gastronomia, conheça as anchovas!
Quais são as melhores marcas de azeite?
Antes de dizer quais são as melhores marcas de azeites do mercado, vamos ensinar como identificar um óleo de qualidade para que, além do sabor, você encontre opções com a mais alta qualidade nutricional.
Quando o assunto é armazenamento, o vidro é a melhor opção e não apenas pela estética. Isso ocorre porque o vidro é menos poroso do que outros tipos de materiais, e o vidro escuro, em particular, oferece algumas vantagens distintas.
Por um lado, atua como isolante térmico, ajudando a evitar a degradação dos nutrientes do azeite. Além disso, fornece uma barreira contra a formação de odor e oxidação precoce causada pela luz forte.
Como resultado, os benefícios do azeite são ainda mais qualificados e preservados quando ele é armazenado em uma garrafa de vidro escuro.
Sabendo disso, confira a seguir 11 das melhores marcas de azeites do mundo:
1. Paesano
O italiano Paesano é fabricado na região da Sicília e tem uma coloração esverdeada bem peculiar. Isso porque ele não é filtrado, o que lhe concede uma aparência turva e um sabor herbáceo e picante. É um azeite fresco, engarrafado imediatamente após sua primeira prensagem.
Sua acidez máxima é de 0,3% e harmoniza muito bem com peixes e massas, além de finalizar muito bem saladas verdes.
2. Romeu
O extravirgem Romeu é um dos orgânicos portugueses mais conceituados no mundo. Possui uma cor amarelo-esverdeado e aroma intenso de ervas frescas, flores e azeitona.
Na boca, é levemente adocicado. Já figurou algumas vezes entre os melhores azeites nos guias LExtravergine (italiano) Feinschmecker (alemão).
Vai muito bem com carnes brancas, risotos, peixes e legumes em geral. Sua acidez é de 0,2%.
Leia também: Como dessalgar o bacalhau de forma rápida e prática
3. Herdade do Esporão
Também originário de Portugal, no Alentejo, o azeite Esporão é produzido sempre nas formas virgem e extravirgem. A colheita é feita manualmente, para não danificar os demais ramos de oliva, que como diferencial, são cultivados de maneira orgânica.
Ele conta com aroma misto semi intenso, com notas frutadas e de ervas. Já no paladar, é ligeiramente amargo e picante e com um final de boca de frutas secas.
A extração é feita a frio e a acidez é de 0,2%. É indicado para ser consumido junto de carpaccio, saladas frias e legumes grelhados.
4. Carm
O azeite Carm é feito com azeitonas selecionadas no Douro Superior, em Portugal, em cultivo biológico. A colheita é feita manualmente, e o óleo não passa por nenhum processo de filtragem.
Ele possui forte aroma de azeitona fresca, maçã e tomate, com um final de boca com nuances acentuadas de frutos secos, pimenta e elegante amargor no final.
Vencedor três vezes do New York Olive Oil Competition, vai muito bem na finalização de saladas. Sua acidez também é de 0,2%.
5. Luz
Luz é de Portugal, lar dos melhores azeites do mundo, e tem um sabor ligeiramente picante e fresco. É considerado de média resistência. Luz é da região portuguesa de Vila Flor e tem uma cor intensa e uma aparência translúcida.
Com acidez de 0,3%, seu uso é muito indicado na finalização de saladas e massas.
6. Mouchão
Mouchão é um azeite cuja qualidade e pureza são reconhecidas no mercado. De cor dourada e aromas de azeitonas muito maduras, com um final de maçã verde e damasco, na boca é percebido como levemente agridoce e com um leve final de especiarias.
De baixa acidez (0,1%), vai bem em saladas e até em sobremesas.
7. Cartuxa
De característica bem frutada e suave, o Cartuxa é um azeite que traz muito equilíbrio ao paladar. Sua personalidade própria se deve às azeitonas criteriosamente selecionadas na região de Alentejo, em Portugal.
Vai muito bem na culinária mediterrânea e tem 0,2 de acidez.
8. Quinta do Passadouro
Este azeite português é também mais frutado, o que consegue atingir o melhor equilíbrio. É encorpado e picante, mas, ao mesmo tempo, muito suave.
Harmoniza bem perfeito no preparo de peixes, massas e molhos, graças a sua baixa acidez, 0,1%.
9. Adega de Borba
Encorpado e com aroma de frutas maduras, o Adega de Borba é muito conhecido no mercado. É frutado fresco no começo e ligeiramente picante e amargo ao final.
Este azeite é excelente para a confecção de pratos cozidos, bem como na finalização de pratos consumidos crus. É um azeite para ir à mesa! Sua acidez é de 0,1%.
10. Dalla Bella
De cor esverdeada e aroma intenso — características comuns aos azeites da região de Trás-os-Montes, em Portugal —, o Dalla Bella, ao fim da boca, é picante e um pouco amargo. O processo de produção começa no dia da colheita.
Com acidez de 0,1%, ele vai bem com pratos leves, como os da cozinha mediterrânea e sobremesas.
11. Mirall de La Terra
O espanhol Mirall de la Terra é obtido por meio de processos mecânicos para extrair o azeite das azeitonas sem qualquer influência. É por isso que seu sabor e cheiro são tão marcantes, graças à sua pureza.
Com uma leve acidez de apenas 0,1%, também é adequado para finalizar pratos e preparar carnes.
Agora que você já conhece essa seleção caprichadíssima que nosso chef preparou, passe na Banca do Ramon e escolha um dos nossos melhores azeites que estão com desconto para esta Black Friday!
E, não deixe de conferir e aproveitar nossos ótimos preços em azeites orgânicos!