A receita de vinho quente é uma das principais bebidas de inverno e utiliza especiarias. Existem várias versões que integram outros ingredientes para você aquecer o paladar e fazer uma boa combinação entre inverno e gastronomia
Muito conhecido como uma das principais bebidas de inverno, a receita de vinho quente está na mesa de milhares de brasileiros. Afinal, essa é uma forma de trazer conforto e aconchego para aqueles dias frios — e também curtir uma bebida saborosa.
Uma das receitas clássicas da gastronomia que inclui vinho se distingue do conhecido quentão, pois este último utiliza cachaça como ingrediente. No entanto, em termos gerais, as duas receitas são praticamente idênticas.
Essa é uma forma de começar a aquecer o paladar com uma cozinha confortável. Também é um modo de incluir vinhos aromatizados na sua dieta e aproveitar a combinação de inverno e gastronomia. Então, que tal saber mais sobre a receita de vinho quente? Continue lendo e veja diferentes opções!
Como surgiu o vinho quente?
A receita de vinho quente é uma bebida típica de inverno. Ela pode ser chamada de mulled wine, gandola, vin chaud, bisscopwijn, vin brulé, glögg, vino caliente e glühwein. Tudo depende do país em que você está.
Criada ainda no século II pelos romanos, a receita começou com a necessidade da população de se esquentar durante o inverno gelado. Devido à expansão do Império Romano, a bebida acabou se espalhando.
Ao longo dos séculos, a preparação mudou um pouco e recebeu nomes diferentes. Além disso, as especiarias foram acrescentadas na Idade Média, porque os europeus acreditavam que isso ajudaria na proteção contra doenças e melhoria da saúde.
Em 1890, uma das versões da receita passou a ser sinônimo de Natal. Com isso, a bebida foi expandida para o mundo e passou a ter diferentes combinações. Atualmente, é uma tradição natalina na Europa. No Brasil, devido ao calor no final de ano, o vinho quente é utilizado especialmente durante as festas juninas — período de inverno no país.
Qual o melhor vinho para a receita de vinho quente?
O vinho adequado para essa receita é o vinho tinto suave e adocicado, pois essa opção combina com as especiarias e outros ingredientes usados. Algumas pessoas utilizam outras bebidas alcoólicas, como o vinho branco e a cachaça.
No primeiro caso, cria-se uma versão diferente, menos tradicional, mas o segundo transforma a receita em um quentão.
Por exemplo, uma opção que se encaixa bem com os sabores dessa bebida é o vinho Beltrame Suave Tinto. Se quiser dar um toque a mais, o Naturelle Tinto Suave é outra boa alternativa. Para a versão branca, existem as mesmas opções, além de Jurupinga.
Especiarias
Além do vinho certo, você precisará das especiarias, que incluem açúcar, canela, noz-moscada, cravo, anis, limão ou laranja, gengibre e erva-doce. Ainda é possível acrescentar alguns ingredientes usados nas bebidas de inverno europeias, como uva-passa, frutas vermelhas, rodelas de cítricos e pêssego.
Nas Serras Gaúcha e Catarinense, é comum utilizarem cubos de maçã, pedaços de abacaxi e gomos de laranja. Portanto, é possível incrementar bem a receita de vinho quente!
Harmonização
Quanto à harmonização, você pode investir em doces e salgados. No Brasil, costuma ser consumido com milho-verde, doce de abóbora, canjica, bolo de milho, arroz-doce, pamonha, pipoca, etc.
Outra boa opção é o bolo salgado de fubá com calabresa. Por ser salgado, esse prato cria um contraste interessante com a bebida, que é doce. Por fim, a harmonização pode ficar mais elegante com os queijos. Algumas boas opções são ricotas, queijo de cabra, cottage, camembert, brie e gouda.
Receita de vinho quente tradicional
A receita de vinho quente tradicional é simples, mas tem muito sabor. Essa é a opção que melhor consegue aliar conforto e aconchego nessa combinação de inverno e gastronomia. Veja como fazer!
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto suave
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 maçãs pequenas picadas
- 1 xícara de açúcar
- 3 paus de canela
- Cravo a gosto
Modo de preparo
- Use uma panela funda para colocar o açúcar. Derreta até caramelizar e adicione água, cravo, canela e vinho, por último.
- Misture bem e coloque cubos de maçãs. Não deixe o líquido ferver.
- Apenas aqueça até quase levantar a fervura e deixe por cerca de 5 a 10 minutos. Tire do fogo e coloque rodelas de maçã no copo para servir.
- Aqui, vale ressaltar que a fervura do vinho tinto por um longo período faz com que todo o álcool suma. Assim, fica apenas uma bebida adocicada. Então, o ideal é reduzir a chama do fogo assim que começarem a aparecer as primeiras bolinhas laterais.
- Outra dica é usar o açúcar demerara ou cristal dourado, ou ainda o mel. Essas opções ficam melhores, mas você pode usar o cristal ou o branco refinado.
- Por fim, a caramelização exige cuidado para não queimar, nem endurecer. No primeiro caso, não tem o que fazer, apenas recomeçar. No segundo, mexa sem deixar ferver até a dissolução do caramelo.
Combinações criativas com o vinho quente
Você ainda pode fazer combinações criativas para o vinho quente. Afinal, há várias adaptações da receita. Então, que tal experimentar algumas alternativas?
Vinho branco quente
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho branco suave
- 1 laranja
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 3 anis-estrelados
- 5 cravos
- 1 pedaço de gengibre fatiado ou ralado
Modo de preparo
- Comece descascando a laranja e espete cravos.
- Leve a uma panela com o anis-estrelado, o gengibre, o açúcar, a água e o vinho.
- Deixe aquecer até o ponto de fervura, baixe a chama e mexa por 10 minutos.
Vinho quente com cachaça
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto seco
- 75 mL de cachaça
- 2 paus de canela
- 5 cravos
- 200 g de açúcar
- Cascas de ½ limão-siciliano
- Casca de 1 laranja
- Suco de 2 laranjas
- ½ flor de anis-estrelado
Modo de preparo
- Essa é uma versão do quentão mais alcoólica. Para fazê-la, coloque o vinho e as especiarias em uma panela e leve ao fogo.
- Assim que chegar ao ponto de fervura, diminua a chama e mexa sempre por cerca de 15 minutos.
- Após ficar pronto, coloque cachaça ou rum e sirva.
Vinho quente cítrico
Ingredientes
- 2 garrafas de vinho tinto
- 1 laranja
- 1 colher (sopa) de noz-moscada
- 2 colheres de açúcar mascavo
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 4 paus de canela
- Cravo a gosto
Modo de preparo
Uma versão que costuma agradar é a receita de vinho quente cítrico. Com toques de laranja, ele traz equilíbrio para o paladar.
- Comece descascando a laranja e cortando-a em cubos.
- Coloque o vinho e todos os outros ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo por aproximadamente 15 minutos.
- Lembre-se de não deixar ferver. Tire do fogão e sirva.
Vinho quente com pimenta
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto
- 1 xícara (chá) de açúcar
- Cascas de 1 laranja
- Cascas de ½ limão
- 1 maçã em cubos
- 6 cravos
- 2 pimentas Jamaica
- 3 cardamomos
- 3 grãos de pimenta-preta inteiros
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Comece derretendo o açúcar sem queimar e coloque o vinho lentamente.
- Adicione as cascas, o sal, as frutas e as especiarias.
- Aqueça por mais 3 minutos e sirva.
Como se bebe vinho: quente ou gelado?
O jeito correto de beber vinho é em temperatura levemente fresca, entre 17 °C e 21 °C. Caso tenha passado pelo barril de carvalho, é possível servi-lo mais quente para valorizar o sabor e os aromas e garantir uma apreciação detalhada. Se for doce e leve, o ideal é consumir entre 6°C e 8°C.
Para vinhos jovens ou meio-secos, a temperatura deve estar entre 7 °C e 10 °C. Ainda vale reforçar que, se a temperatura for muito elevada, a bebida acaba tendo álcool em excesso.
Agora que você tem opções de receitas, já pode comprar os ingredientes para fazer o seu vinho quente e aproveitar. Na Banca do Ramon, você encontra azeites, vinhos, queijos, bacalhau e mais opções de comidas e bebidas.
Então, que tal criar o seu momento? Conheça a Banca do Ramon e encontre todos os produtos para você fazer sua receita de vinho quente.