O ceviche de bacalhau é uma receita leve e refrescante, inspirada na culinária peruana, que combina o peixe marinado em sabores cítricos para criar um prato de verão sofisticado e ideal para harmonizar com vinho branco.
Não há nada melhor do que uma refeição bem refrescante no verão, e o ceviche de bacalhau é uma dessas opções de receita. Ele pode até ser servido como uma entrada com peixe antes de um prato principal dentro dessa proposta de gastronomia leve.
Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse pescado como ingrediente da tradicional culinária peruana, mas vale a pena conhecer e até fazer algumas adaptações que se relacionem com a cozinha mediterrânea.
Então, que tal ver como fazer ceviche usando bacalhau fresco, por que vale a pena investir nessa ideia e como saborear essa receita leve de verão ao harmonizá-la com vinho branco? Continue a leitura e confira!
Qual o segredo do ceviche?
O segredo para um bom ceviche está no uso de ingredientes frescos e de qualidade, no equilíbrio dos sabores e em uma técnica de preparo precisa. Para isso, escolha um pescado saboroso, corte-o em cubos ou tiras e prepare a marinada conhecida como leche de tigre. Depois, adicione acompanhamentos aromáticos e consuma o prato imediatamente.
A leche de tigre é feita a partir da combinação dos limões Taiti e siciliano com outros ingredientes que intensificam o sabor, como cebola roxa, pimenta, gengibre, coentro e salsão. Esses elementos também funcionam como acompanhamentos aromáticos que fazem a diferença no resultado final do ceviche.
Como o ceviche é um prato à base de peixe cru marinado, o uso de gelo é fundamental. Ele mantém o pescado firme e fresco, evitando que estrague e reduzindo o “cozimento” excessivo causado pelo limão.
Além disso, ajuda a suavizar o ardor da cebola, trazendo mais equilíbrio ao sabor. O resultado é uma textura adequada e um prazo ligeiramente maior para consumo — embora o ideal continue sendo apreciar o ceviche imediatamente.
Leia também: 5 receitas leves e deliciosas de salada de bacalhau para qualquer ocasião
Por que escolher o bacalhau para o ceviche?
Por ser um prato refrescante, o ceviche combina bem com pescados de carne firme e branca, como o bacalhau. Esse tipo de peixe também tem um sabor suave e consegue ter uma boa absorção dos sabores da marinada.
Veja outros motivos para fazer um ceviche como uma das possíveis receitas de bacalhau:
- A textura do bacalhau é firme, portanto, não se desmancha nem fica borrachuda no suco cítrico do limão;
- O sabor é suave, o que evita que o pescado tenha um sabor dominante. Assim, você sente todos os ingredientes no paladar;
- A carne do pescado absorve os sabores com facilidade e o prato fica mais equilibrado;
- Os benefícios do bacalhau são variados para a saúde, já que é fonte de ômega-3, vitaminas e selênio;
- O pescado combina bem com diferentes ingredientes para complementar o ceviche, como maracujá, manga, pimentas, abacate e vários tipos de vegetais.
Quais são os ingredientes e como preparar o ceviche de bacalhau?
Para fazer o ceviche de bacalhau, você precisará do pescado em cubos ou desfiado, limão, cebola roxa, pimenta dedo-de-moça, coentro, azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta. Você deve dessalgar a carne deixando de molho por 8 a 12 horas em água gelada e trocando a água a cada 2 ou 3 horas. Depois, faça a marinada e misture com o peixe. Deixe na geladeira por 30 minutos a 1 hora para a absorção total dos sabores.
Essa é a receita simples para fazer esse prato refrescante. Mas você pode criar variações, até mesmo para montar um jantar sofisticado que tenha uma entrada com peixe, nesse caso, o ceviche.
5 receitas de ceviche de bacalhau
Existem várias versões de ceviche de bacalhau que permitem explorar sabores diferentes sem perder a leveza do prato. Das opções mais rápidas às mais elaboradas, cada receita destaca o frescor do pescado e oferece uma forma especial de apreciar essa entrada tão versátil. Veja algumas ideias a seguir.
1. Ceviche de bacalhau simples
Um ceviche fácil de preparar, leve e cheio de frescor, ideal para destacar o sabor do bacalhau com ingredientes básicos e cítricos na medida certa.
Ingredientes:
- 1 embalagem de lombo de bacalhau do Porto Gadus Morhua cortado em cubos ou desfiado
- Suco de 4 limões sicilianos grandes
- 1 cebola roxa pequena fatiada
- ½ pimenta dedo-de-moça sem sementes picadas
- ¼ xícara (chá) de coentro fresco picado
- Sal, pimenta-do-reino e azeite extravirgem a gosto
Modo de preparo:
- Coloque o bacalhau fresco, dessalgado e cortado em cubos ou desfiado em uma tigela. Acrescente a cebola roxa e a pimenta dedo-de-moça.
- Despeje suco de limão e misture bem, mas com delicadeza. Assegure-se de que todos os ingredientes fiquem imersos e deixe marinar na geladeira por 20 a 30 minutos.
- Escorra o excesso de líquido, se preferir. Adicione o coentro e ajuste o sal e a pimenta. Aplique um fio de azeite antes de servir.
Leia também: Salada de bacalhau: 5 receitas leves e deliciosas para qualquer ocasião
2. Ceviche de bacalhau prático
Uma versão rápida e descomplicada de ceviche, que combina o frescor do bacalhau com frutas e vegetais para um resultado leve, colorido e saboroso.
Ingredientes:
- 1 filé de bacalhau fresco
- Suco de 1 limão Taiti
- 6 colheres (sopa) de azeite
- Sal, pimenta e coentro a gosto
- 1 pimentão verde
- 1 tomate
- ½ cebola
- ½ manga
Modo de preparo:
- Corte o bacalhau em pedaços pequenos e misture com azeite, limão, sal e pimenta em uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 3 horas ou mais.
- Deixe os tomates, o pimentão, a manga e a cebola em cubos. Misture com o coentro picado.
- Adicione o peixe marinado e mexa suavemente. Sirva.
3. Ceviche de bacalhau picante
Um ceviche com personalidade, que combina o frescor do bacalhau com o toque marcante da pimenta e a leve cremosidade do leite de coco para um sabor mais intenso.
Ingredientes:
- 20 gramas de bacalhau fresco
- 2 colheres (sopa) de cebola roxa picada
- 3 rodelas finas de pimenta malagueta sem sementes
- 2 limas
- ½ limão
- Azeite, sal e folhas de hortelã a gosto
- 1 colher (sobremesa) de leite de coco
Modo de preparo:
- Corte o bacalhau em cubos e disponha em um recipiente. Tempere com sal e sumos de lima e limão. Deixe marinar por aproximadamente 15 minutos.
- Acrescente a cebola roxa, a pimenta malagueta e a hortelã. Misture bem.
- Regue com azeite e adicione o leite de coco. Sirva em seguida.
4. Ceviche de bacalhau com jalapeño
Uma versão vibrante e aromática, que une a leveza do bacalhau ao toque picante e fresco do jalapeño, criando um ceviche equilibrado e cheio de sabor.
Ingredientes:
- 500 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado ou em cubos
- Suco de 3 a 4 limões Taiti ou siciliano (conforme sua preferência)
- 1 cebola roxa pequena em rodelas finas
- 1 pimenta jalapeño sem sementes e picada
- ¼ xícara de coentro fresco picado
- Azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
- Coloque o bacalhau em uma tigela e acrescente o suco dos limões, a cebola roxa e a pimenta jalapeño. Misture bem, tampe e deixe na geladeira por 30 minutos a 1 hora.
- Retire o excesso de líquido, se preferir, coloque o coentro, o azeite, o sal e a pimenta. Dica: acrescente outros ingredientes, como manga, abacaxi ou pimentões para dar mais sabor. Mexa e sirva na tigela ou com tortilhas de milho.
5. Ceviche de bacalhau sofisticado
Um ceviche mais elaborado, que combina ingredientes aromáticos e toques peruanos para criar uma versão rica em sabor, perfeita para quem busca uma apresentação mais refinada.
Ingredientes:
- 1 kg de bacalhau
- 1 ramo de aipo picado
- ¼ xícara (chá) de coentro picado
- 1 dente de alho esmagado
- 1 pimenta-mirasol picada (tipicamente peruana)
- 1 pimenta-limão picada
- 2 colheres (sopa) de suco de gengibre
- 12 unidades de limão Taiti
- 1 tablete de caldo de peixe
- Sal, pimenta-do-reino e folhas de alface a gosto
- 1 batata-doce cozida
- 1 milho cozido
- 1 cebola cortada em tiras
Modo de preparo:
- Extraia o suco dos 12 limões e reserve. Corte o bacalhau em cubos com cerca de 3 cm e coloque em um recipiente.
- Acrescente a pimenta-mirasol, o suco de gengibre, o aipo e o caldo de peixe ao bacalhau e parte do suco dos limões. Deixe marinando por cerca de 30 minutos.
- Adicione a cebola e o alho e tempere com sal e pimenta. Então, junte a batata-doce, a alface e o milho.
- Cubra todos os ingredientes com o suco de limão e coloque uma folha de pimenta-limão para decorar.
- Mantenha na geladeira até esfriar e sirva em seguida.
Como harmonizar o ceviche de bacalhau?
Você pode combinar o ceviche de bacalhau com vinhos brancos e leves (como o Sauvignon Blanc ou o Chablis), espumantes gelados brut ou até cervejas mais ácidas e leves (por exemplo, uma Pilsner ou uma Witbier).
Essas bebidas têm acidez, o que ajuda a limpar o paladar e harmoniza com a acidez do limão e o sabor dos pratos com bacalhau. Algumas opções de rótulos que ajudam a ter uma refeição ainda mais saborosa são o vinho Chablis Billaud Simon e os champagnes Billecart Salmon Brut Reserve e o Billecart Salmon Brut Rosé.
Seguindo essas dicas, não tem como errar! Especialmente, se você comprar ingredientes de qualidade e escolher a parte certa do pescado (lombo, miolo, filé ou bombom). Qualquer que seja a sua escolha, você pode contar com a Banca do Ramon!
Temos uma série de produtos importados e com a máxima qualidade para você saborear na sua casa. No nosso site, você encontra bacalhau, temperos, vinhos, espumantes e muitos ingredientes que vão deixar o seu jantar ainda melhor.
Então, que tal aproveitar? Acesse o setor de peixaria da Banca do Ramon e escolha as melhores peças para a sua receita!

