Aprenda a fazer uma receita com azeitonas e conquiste todos os paladares!
Ela é um símbolo de paz, sabedoria, fertilidade, prosperidade, sorte, vitória. Nenhuma outra árvore frutífera na terra foi tão elogiada, pintada e cantada quanto a oliveira. Sendo um tipo de árvore que adora o mar e o sol mediterrânico, consegue crescer mesmo em solos áridos, rochosos e sobrevive em condições de seca e ventos fortes. A árvore de oliveira acompanhou gerações em tempos de prosperidade e privação, deixando sua marca em todos os aspectos da tradição cultural do povo que vivia na região do mediterrâneo.
Na tradição grega, quando uma criança nasce, uma oliveira deve ser plantada. A árvore e a criança crescerão juntas. Quando a criança fizer 6 anos, a oliveira dará o seu primeiro fruto, a azeitona. A árvore crescerá com a família, sobreviverá por décadas e ainda estará lá para todas as próximas gerações para sempre se fazer lembrar da continuidade e evolução da vida na terra.
O tempo de vida esperado de uma árvore de oliveira é de 300 a 600 anos, mas existem espécies com mais de 1.000 anos. A história dessa árvore começou há cerca de 7.000 anos na região do Mediterrâneo, mais precisamente no Mediterrâneo Oriental. Diz-se que ela apareceu pela primeira vez na Síria. Esse fato é indicado por várias representações em navios e pela multiplicidade de mitos dos povos que existiam ao redor do Mediterrâneo. Foi por meio da Grécia, contudo, através de mercadores fenícios, que a oliveira foi levada para a área mediterrânea europeia, para países como a Itália, França, Espanha, Portugal, de onde se espalhou para a América e Austrália.

Tipos e benefícios da azeitona
A azeitona, fruto da oliveira, pode ir do verde aos tons acinzentados, dourados, castanho-claros, roxos ou pretos. Quanto mais escura a azeitona, mais tempo ela maturou no pé.
Cerca de 25% de sua composição é azeite de azeitona. E como todos os óleos vegetais, não contém colesterol, sendo um alimento rico em ácidos graxos insaturados, benéficos para aumentar os níveis do “bom colesterol” (HDL). Contudo, é preciso ficar atento, porque, apesar de benéfica, a azeitona contém gordura, tornando-a muito calórica. Nutricionistas recomendam consumir o fruto moderadamente como aperitivo ou acrescentá-lo a pratos com carnes, massas, saladas, etc.

Está na hora da receita!
Para você que ama azeitonas e não perde a oportunidade de ter esse fruto em suas receitas, hoje trouxemos algumas dicas de como utilizar a azeitona recheada na sua cozinha.
Saborosas, elas podem aumentar e muito a qualidade de uma receita ou até mesmo como aperitivo, para receber amigos ou familiares em casa. Podem ser adicionadas a um cardápio, caso você tenha um estabelecimento e queira implementar a qualidade dos pratos oferecidos.

- Azeitonas recheadas e empanadas
Ingredientes:
30 unidades de azeitonas verdes e grandes sem caroço
75 gramas de carne bovina
75 gramas de lombo de porco
50 gramas de bacon
1 unidade de cebola
25 gramas de queijo parmesão ralado
Cheiro-verde a gosto
2 unidades de ovos batidos
1 colher de sopa de noz-moscada
Farinha de trigo para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar por imersão
Azeite para fritar as carnes
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o azeite e leve a panela ao fogo, deixe esquentar. Adicione a carne de porco, o bacon e em seguida a carne bovina. Tempere com noz-moscada e pimenta-do-reino. Não use sal. Acrescente a cebola nas carnes e refogue bem.
Transfira para o liquidificador ou processador, adicione parmesão e cheiro verde, bata tudo e reserve. Faça um corte nas azeitonas na vertical e adicione o recheio processado, como se fosse um mini sanduíche de azeitona. Em um recipiente, bata os ovos. Em outro recipiente, coloque a farinha de trigo e, por último, a farinha de rosca. Passe as azeitonas recheadas na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Pode repetir tudo mais uma vez se quiser que fique bem crocante.
Em uma panela funda, adicione o óleo para fritar por imersão. Leve ao fogo para esquentar. Frite com o óleo bem quente e escorra o excesso de gordura no papel toalha ou em uma peneira, garantindo mais crocância.

- Azeitona de aperitivo
Ingredientes:
1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
3 dentes de alho
10 folhas de manjericão
1 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo:
Em uma tábua, descasque os dentes de alho e amasse levemente usando uma faca. Usando uma peneira, escorra bem as azeitonas. Se quiser, lave-as sob água corrente para retirar o excesso de sal. Aproveite e lave as folhas de manjericão.
Numa tigela, junte as azeitonas, o alho descascado, o azeite e as folhas de manjericão e misture. Tempere com pimenta-do-reino e sal a gosto. Sirva em seguida.

Onde comprar azeitonas de boa qualidade?
Gostou de conhecer mais sobre as azeitonas e quer colocar as nossas dicas de receitas em prática?
Então, está na hora de vir para a Banca do Ramon. Aqui você encontra as melhores opções de azeitonas simples e também recheadas para deixar o seu happy hour e receitas ainda mais saborosas e completas!
Acesse o nosso site e confira todas as nossas opções!