Tem dúvidas se bacalhau é peixe? Tradicional na Páscoa, esse pescado tem vários tipos, como o salgado e o fresco, mas há questionamentos sobre sua origem. Veja o que é bacalhau e por que tem um sabor tão característico.
Você vai à peixaria e verifica os diferentes tipos de pescado disponíveis. Uma opção chama sua atenção, mas vem aquela dúvida: bacalhau é peixe? Para não adiantar a resposta, podemos dizer que é um animal encontrado no mar.
De sabor característico e muito valorizado em certas épocas do ano, como a Páscoa, esse pescado oferece benefícios para uma vida mais saudável e pode ser consumido de diferentes maneiras. Mas sempre é importante saber, exatamente, o que se vai comer, certo?
Para acabar com os questionamentos, este post traz a resposta. Confira, também, os tipos existentes à venda e as diferenças entre sua versão salgada e fresca. Saiba mais!
Bacalhau é peixe?
Bacalhau é o nome dado a vários peixes específicos do gênero Gadus, que vêm de mares de água fria. Também pode se referir a outros tipos e grupos, após o processo de salga. Muitas pessoas dizem, inclusive, que o pirarucu e a abrótea seriam a versão brasileira.
No entanto, a aplicação correta do termo é relativa aos peixes do tipo Gadus. A espécie mais conhecida e considerada mais saborosa é o Gadus morhua, também chamado de cod, bacalhau do Porto, do Atlântico ou da Noruega, o “verdadeiro bacalhau”.
Outras opções bastante conhecidas são a Gadus macrocephalus, denominada como do Pacífico, e a Gadus ogac, da Groenlândia. Conhecer essas espécies e saber que podem vender peixes de outros gêneros com o mesmo título são o primeiro passo para não se enganar na peixaria.
Em relação à origem, o consumo desse pescado iniciou ainda na época dos vikings com o bacalhau do Atlântico. O produto se tornou muito famoso em Portugal e no Brasil devido à sua durabilidade quando salgado. Essa característica fez com que fosse muito ingerido na época das grandes navegações marítimas.
Desde 1950, existe uma pesca predatória excessiva e que coloca alguns desses peixes em risco de extinção. Um dos principais exemplos é o Gadus morhua.
Leia também: Qual é a quantidade de bacalhau ideal para comprar por pessoa?
Quais são as espécies de bacalhau?
Bacalhau do Porto, do Atlântico ou da Noruega
É o Gadus morhua, o melhor e mais caro. É mais comprido e largo do que os outros tipos de bacalhau e tem cor amarelo-palha. Depois de cozida, sua carne se desmancha em lascas uniformes.
Bacalhau do Pacífico
O Gadus macrocephalus é semelhante ao Gadus morhua, mas tem qualidade inferior e é menor. Mais fibroso, não se desmancha em lascas e tem sabor mais suave. Este bacalhau é peixe, mas sua carne é mais clara, quase branca, e o rabo e as barbatanas têm uma linha parecida com um bordado branco. Em alguns locais, recebe o nome de Legítimo Porto para comercialização.
Ling
É o Molva molva, um peixe bacalhau mais estreito e com carne clara. Indica-se seu consumo para quem deseja ter economia, já que é uma das espécies mais baratas. A venda costuma ocorrer com a carne já desfiada. Um detalhe é que a carne próximo das nadadeiras é mais dura e fina.
Saithe
O Pollachius virens também é mais barato e muito popular no Brasil devido a esse fator. Sua carne é escura e o sabor é forte. Sua característica é se desfiar facilmente, por isso, utiliza-se muito em bolinhos, ensopados e saladas. Ainda assim, encontra-se em lascas ou postas de lombo.
Zarbo
Da espécie Brosme brosme, este peixe bacalhau é o menor e se comercializa bastante no Brasil. Porém, recomenda-se misturar a outros ingredientes.
Bacalhau fresco x bacalhau salgado: quais as diferenças?
As diferenças entre bacalhau fresco e salgado são o processamento, a preparação e o preço. A principal característica, porém, é que o consumo do primeiro acontece in natura, enquanto o segundo requer a dessalga.
No que se refere ao processamento, a versão fresca não é congelada. Sua conservação é o gelo, apenas. Já o bacalhau salgado mantém sua durabilidade justamente devido ao sal.
Esses detalhes fazem com que o preço seja mais elevado quando in natura. Por esses motivos, a versão salgada é a mais popular no Brasil.
Agora que você sabe que bacalhau é peixe, está na hora de encontrar as melhores opções para a sua refeição para você fazer receitas maravilhosas. Na Banca do Ramon, você encontra os melhores tipos do pescado, inclusive o Gadus morhus.
Afinal, se bacalhau é peixe, você sabe que pode consumir com tranquilidade e aproveitar todo o sabor que essa carne tem a oferecer. Além disso, você pode escolher o bombom, o miolo, o lombo e qualquer parte que desejar desse pescado.
Então, que tal comprar o melhor bacalhau para a sua família? Encontre kits com vinhos, azeites e outros ingredientes na Banca do Ramon! Acesse nosso site e confira toda a seleção que preparamos!