O que é queijo Emmental? Trata-se de um alimento de origem suíça feito com leite de vaca cru e caracterizado pela sua casca lisa, firme e com coloração amarelada. Seu interior apresenta várias olhaduras, orifícios arredondados que têm entre 1 e 3 cm
Se você ama conhecer novos ingredientes para fazer combinações diferenciadas e explorar diferentes possibilidades gastronômicas, vale a pena descobrir o que é queijo Emmental e como usá-lo na culinária.
Conhecido ao redor do mundo como Emmentaler, e também chamado no Brasil de queijo suíço, esse produto é muito apreciado devido ao seu sabor forte, adocicado e levemente frutado. Você pode consumi-lo puro acompanhado de um bom vinho, ou usá-lo para preparar as mais variadas receitas, como um fondue de queijos, por exemplo.
Saber como usar o queijo Emmental no seu dia a dia vai abrir várias possibilidades gastronômicas e ajudar a deixar as suas receitas ainda mais saborosas. Sendo assim, continue a leitura para conhecer mais detalhes sobre a sua origem, características e uso na gastronomia.
O que é queijo Emmental?
Quem tem curiosidade de saber o que é queijo Emmental precisa saber que esse produto é um alimento originário do vale de Emme, na região de Berna, na Suíça. Como você já deve ter percebido, o local de origem foi o responsável por nomear esse queijo, que atualmente tem fama mundial.
O alimento é fabricado com leite cru proveniente de vacas que se alimentam somente de pastagens naturais. No momento de fabricação, é acrescentado junto ao leite fermento lácteo e lactobacilos.
Aliás, os microrganismos adicionados à receita são os responsáveis por formar os furinhos característicos do queijo suíço. Antes de chegar às mesas, esse produto precisa passar por um processo de maturação, que pode variar entre dois e 12 meses. Quanto mais tempo ele passar maturando, mais o seu aroma e sabor serão desenvolvidos.
Para ser um legítimo Emmental, o produto precisa pesar entre 60 e 130 kg e apresentar um diâmetro que pode variar entre 70 cm a 1 metro. Ele é classificado como um queijo semiduro, por ter uma casca fina e dura e uma polpa flexível e de coloração amarelada.
Diferenças entre Emmental e outros queijos
O Emmental se diferencia de outros tipos de queijo devido ao seu sabor amanteigado e levemente frutado. Além disso, ele precisa ser produzido seguindo determinadas técnicas para ser denominado dessa forma.
É comum que muitas pessoas confundam o Emmental com outros queijos suíços, especialmente o Gruyère. Contudo, existem diferenças importantes entre essas suas variedades.
A primeira delas é a forma de preparo, enquanto o processo de maturação do Emmental dura no máximo 12 meses, o do Gruyère pode demorar até dois anos. Além disso, o sabor do Gruyère é mais apimentado e pode apresentar notas de nozes.
Outro queijo que apresenta olhaduras e que algumas pessoas podem confundir com o Emmental é o Gouda. Contudo, essa variedade é de origem holandesa e, além disso, é produzida com leite pasteurizado.
Como usar o queijo Emmental na culinária
Agora que você já descobriu o que é queijo Emmental, saiba que ele pode ser utilizado de diferentes maneiras na culinária. Ele costuma ser uma ótima alternativa para compor tábuas de frios, especialmente se você escolher outros ingredientes com um sabor mais picante, pois, nesse caso, o Emmental pode ajudar a equilibrar o paladar.
Além disso, você também pode usar o ingrediente ralado em cima de massas, em omeletes ou fatiá-lo para usar em hambúrgueres e sanduíches. Outra alternativa é preparar uma salada com esse alimento, que combina bem com abacate e cogumelos.
Como harmonizar o Emmental com vinhos
O Emmental costuma ser uma excelente escolha para quem quer promover uma noite de queijos e vinhos. Como esse alimento tem um sabor marcante, ele harmoniza bem com vinhos brancos mais encorpados, que apresentam um frescor e ajudam a equilibrar o paladar. Uma boa alternativa nesse caso é o Chardonnay e o Riesling.
Contudo, se você prefere os tintos, saiba que um vinho tinto leve, como o Tempranillo, também pode combinar perfeitamente com esse alimento.
Benefícios nutricionais e cuidados no consumo
O queijo Emmental é fonte de alguns nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como cálcio, vitamina A e proteínas.
No entanto, ele apresenta um alto percentual de gordura, cerca de 30%. Sendo assim, é preciso consumi-lo com moderação. Caso você esteja seguindo uma dieta de emagrecimento, converse com o seu nutricionista para saber como incluir esse alimento no seu cardápio, de uma forma que não comprometa o processo de perda de peso.
Curiosidades e cultura gastronômica
O queijo Emmental começou a ser produzido no século XIII na região de Berna. Contudo, somente no século XIX ele passou a ser oficialmente fabricado em outras regiões do país.
Para produzir esse alimento, é necessário usar o leite das vacas que foram alimentadas exclusivamente com capim e feno. O leite dos animais cuja alimentação foi a base de forragem proveniente de silos não pode ser utilizado na fabricação deste produto. São necessários 12 litros de leite para fabricar 1 quilo do produto.
Além disso, existe uma raça de vaca ideal para produzir o leite que origina esse alimento, a Brown Swiss, que é capaz de fornecer cerca de 10 litros de leite durante um único período de lactação. Contudo, também é possível fazer o queijo utilizando vacas de outras raças.
O autêntico queijo Emmental tem o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP), o qual atesta que aquele produto foi feito de acordo com as técnicas de produção estabelecidas para esse alimento e usando somente os ingredientes corretos.
Gostou de descobrir o que é queijo Emmental, como usá-lo na culinária e quais são os vinhos que harmonizam melhor com ele? Então, continue no site da Banca do Ramon e confira todas as opções de Emmental disponíveis para você incrementar as suas receitas, surpreender seus amigos e familiares, e viver novas experiências gustativas.
Aproveite também para conferir a nossa seleção de vinhos que harmonizam perfeitamente com esse alimento.