Os vinhos para ceia de Natal mudam de acordo com as suas preferências e o prato principal. Você pode optar por espumantes para festas ou bebidas tintas, brancas ou rosés. Saiba quais são os vinhos para o Natal que vão tornar a sua ceia ainda mais especial.
Fim de ano é o momento de reunir a família, agradecer e renovar as esperanças. Também é um período com ceia farta e bebidas especiais para marcar a celebração. Por isso, é importante conhecer rótulos de vinhos para o Natal. Afinal, essa é uma forma de garantir uma boa harmonização.
Nesse momento, talvez você esteja pensando que uma escolha certa são os espumantes para festas. Em boa parte das vezes, sim. Mas também é possível optar por vinhos tintos, brancos ou rosés. Tudo depende das comidas de Natal que serão servidas e, claro, da sua preferência pessoal.
Então, que tal saber quais são os melhores vinhos para festas de fim de ano? Neste post, vamos trazer os principais rótulos que vão tornar a sua ceia ainda mais especial — e você também já pode se preparar para o Ano Novo. Agora, que tal conferir? Continue lendo!
Qual a importância do vinho na ceia de Natal?
A importância do vinho na ceia de Natal é tanto a tradição e o simbolismo quanto o fato de complementar o sabor dos pratos. Na tradição cristã, essa bebida representa o sangue de Cristo e o sacrifício dos fiéis. Além disso, representa a pureza, já que aparece no Novo Testamento no momento da transformação da água, o primeiro milagre de Jesus.
Além da questão simbólica e cristã, é uma boa ideia optar por vinhos para ceia de Natal. Isso porque ele harmoniza bem com diferentes tipos de pratos, desde assados e aves a rabanada, massas e salpicão.
Ao mesmo tempo, essa bebida faz bem para a saúde, especialmente quando é algum tipo de vinho tinto. Afinal, os polifenóis presentes reduzem as placas de gordura nas artérias e contribuem para a saúde cardiovascular.
Por isso, você pode optar por quaisquer tipos de vinhos para o Natal. Eles são boas alternativas para a data, inclusive se você optar por espumantes.
Vinhos tintos secos
Os vinhos tintos secos são uma escolha atemporal e elegante para acompanhar a ceia de Natal. Seus taninos e aromas complexos harmonizam perfeitamente com os sabores intensos dos pratos típicos da época, como carnes assadas, massas recheadas e queijos curados.
A variedade de uvas tintas utilizadas na elaboração desses vinhos garante uma ampla gama de sabores, desde os mais frutados e delicados até os mais encorpados e especiados.
Indicações de vinhos tintos para o Natal da Banca do Ramon
1. Vinho Chileno Amayna Pinot Noir.
2. Vinho Montes Alpha Pinot Noir.
3. Vinho Bourgogne Pinot Noir Louis Jadot.
4. Vinho Louis Latour Beaujolais Villages.
6. Vinho Beaujolais Nouveau Joseph Drouhin.
7. Vinho Alamos Cabernet Sauvignon.
8. Vinho Santa Helena Cabernet Sauvignon.
9. Vinho La Joya Gran Reserva Merlot.
10. Vinho Chileno Carmen Classic Merlot.
Vinhos brancos e rosés
Se você está procurando vinhos para o Natal, considere os brancos e rosés! Eles são versáteis e podem ser apreciados com uma variedade de pratos natalinos, tornando-os o complemento perfeito para qualquer refeição.
O vinho branco para o Natal tende a ter um sabor mais leve e fresco. Enquanto isso, os rosés costumam ser um pouco mais doces. A leveza e o frescor contrastam bem com os pratos pesados normalmente servidos neste feriado.
Para vinhos brancos, experimente um Riesling ou Sauvignon Blanc, mas o Chardonnay é sempre uma aposta segura.
Para os rosés, procure algo com um pouco mais de corpo. Grenache, Pinot Noir e Syrah são boas opções.
Indicações de vinhos brancos e rosés para o Natal da Banca do Ramon
11. Vinho Branco Herdade Grande Reserva.
12. Vinho Branco Beyra.
13. Vinho Branco Tokaji Harslevelu Cacho de Uva.
14. Vinho Branco Herdade Grande Reserva.
15. Vinho Branco Pio Cesare Piodilei Chardonnay.
16. Vinho Rosé D’ Anjou.
17. Vinho Crios Rosé of Malbec.
18. Vinho Rose Contessa Borghel.
19. Vinho Rosé Piscine Edição Copacabana.
Espumantes
O espírito natalino costuma pedir um brinde e os espumantes para festas são os melhores para celebrar esse momento. Em vez de selecionar um vinho para cada prato individual (entrada, prato principal e sobremesa), você pode simplesmente optar por champagne durante toda a ceia.
A natureza leve e alegre deste tipo de vinho combina bem com quase todos os pratos festivos, de carnes assadas a sobremesas cremosas, além de adicionar um toque de elegância à sua refeição.
Além disso, este é um dos vinhos para o Natal com acidez, o que tradicionalmente acompanha alimentos gordurosos, como aqueles servidos na ceia. Isso porque limpa a boca e ajuda a reduzir aquela sensação desagradável de oleosidade.
Um blend de uvas Pinot Noir e Chardonnay pode ser uma boa escolha. Mas se você quiser diferenciar, Moscatel e Riesling também são boas opções.
Indicações de espumantes para o Natal da Banca do Ramon
22.Espumante J.P. Chenet Ice Rose.
23. Espumante Cava Freixenet Carta Nevada Demi Seco.
25. Champagne Chandon Brut Rosé.
26. Espumante Italiano Fontanafredda Asti.
27. Espumante Argentino Navarro Correa Extra Brut.
28. Champagne Veuve Cliquot Rosé.
29. Espumante Casa Valduga 130 Brut.
30. Espumante Cava Anna De Codorniu Brut.
Como harmonizar vinhos com a ceia de Natal?
A harmonização de vinhos para o Natal deve ser feita com brancos ou rosés encorpados, ou tintos mais leves. As bebidas com teor alcoólico elevado e muitos taninos devem ser evitadas para que o sal da comida não gere uma sensação de amargor na boca. Por isso, é indicado optar por opções com cores mais suaves, assim como considerar o prato servido.
Na prática, o branco deve ser claro, o rosé com uma tonalidade rosada e o tinto com um vermelho mais fraco. Essa característica tende a indicar que o vinho tem poucos taninos. No entanto, ainda é preciso analisar o prato servido, já que isso também determina a melhor opção.
Entenda como fazer a harmonização de vinhos para o Natal levando em conta as principais comidas servidas na ceia.
Carne de porco
A carne de porco é um prato muito comum na ceia de Natal, especialmente o tender, um tipo de pernil defumado. Também existe o lombo assado, bastante apreciado nas mesas. De toda forma, a carne de porco é branca. Por isso, pede um vinho branco estruturado, como o Chardonnay.
Por sua vez, se você preferir as opções tintas de vinhos para o Natal, é melhor escolher aqueles mais suaves, com pouca ou sem passagem por barricas de carvalho.
Peru
Se a sua ceia de Natal incluir peru, uma ave de sabor mais intenso, você deve optar por um vinho tinto leve com taninos suaves para não sobrepor o sabor do prato. Os vinhos Pinot Noir e Gamay são boas escolhas. Entre os espumantes, as melhores opções são os brut.
Frango
Vinhos brancos de médio corpo ou rosés combinam bem com um tipo de ave mais leve, como o chester. Eles ajudam a realçar os sabores naturais da carne sem sobrecarregá-la.
Sobremesas
Para as sobremesas, é melhor escolher vinhos licorosos ou fortificados, como o vinho do Porto. Ele harmoniza bem com rabanadas e outros tipos de receitas. Por outro lado, os panetones caem bem com o moscato e o espumante.
Qualquer uma dessas opções está entre os melhores vinhos para festas de fim de ano. Seja para presentear, seja para aproveitar a ceia, esses rótulos farão você curtir com os amigos e a família. E todas elas podem ser encontradas na Banca do Ramon.
Agora, você conhece as opções de vinhos para o Natal. Basta considerar o custo-benefício, pensar nos pratos que serão servidos e escolher o melhor rótulo. Depois disso, está na hora de começar a preparação da ceia.
E então, gostou do post? Se você ainda está procurando o vinho perfeito para comemorar suas reuniões ou para dar de presente, confira a Banca do Ramon e compre sem sair de casa!