Uma das melhores épocas do ano está chegando de novo! É hora de começar a pensar nos vinhos para o Natal que você quer servir nas reuniões de família. Se você está procurando algumas recomendações, veio ao lugar certo. Nesta postagem, compartilhamos nossos vinhos favoritos para servir durante o feriado natalino.
Natal: tempo de celebrar o ano que se passou, trocar presentes e reunir pessoas queridas em volta da mesa para comer e beber ao som de boas risadas.
O cardápio não tem como dar errado, com comidas típicas como peru e chester sendo tradições em muitas famílias. Mas e as bebidas? Qual vinho você deve combinar com o quê?
Neste post, vamos te mostrar as melhores combinações de alimentos e vinhos para o Natal. Confira!
Qual vinho combina com a ceia de Natal?
Vinhos tintos secos
Os tintos secos são menos doces e feitos com uvas nobres como Cabernet Franc, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Eles tendem a combinar bem com diferentes tipos de pratos como peru, pato, carne vermelha e até bacalhau, tornando-os uma opção versátil para refeições festivas.
Ao combinar um vinho tinto seco com a ceia de Natal, considere o tipo de comida que você servirá. Se você servir uma tradicional carne branca, um Beaujolais Nouveau ou Pinot Noir de corpo mais leve seriam ideais.
Para pratos com carne bovina ou cordeiro, opte por um vinho mais encorpado, como um Cabernet Sauvignon ou Merlot.
Indicações da Banca do Ramon:
1. Vinho Chileno Amayna Pinot Noir;
2. Vinho Montes Alpha Pinot Noir;
3. Vinho Bourgogne Pinot Noir Louis Jadot;
4. Vinho Louis Latour Beaujolais Villages;
6. Vinho Beaujolais Nouveau Joseph Drouhin;
7. Vinho Alamos Cabernet Sauvignon;
8. Vinho Santa Helena Cabernet Sauvignon;
9. Vinho La Joya Gran Reserva Merlot;
10. Vinho Chileno Carmen Classic Merlot.
Brancos e Rosés
Se você está procurando vinhos para o Natal, considere os brancos e rosés! Esses vinhos versáteis podem ser apreciados com uma variedade de pratos natalinos, tornando-os o complemento perfeito para qualquer refeição.
Os brancos tendem a ter um sabor mais leve e fresco, enquanto os rosés costumam ser um pouco mais doces. A leveza e o frescor contrastam bem com os pratos pesados normalmente servidos neste feriado.
Para vinhos brancos, experimente um Riesling ou Sauvignon Blanc, mas o Chardonnay é sempre uma aposta segura.
Para os rosés, procure algo com um pouco mais de corpo. Grenache, Pinot Noir e Syrah são todas boas opções.
Estes vinhos não só têm um excelente sabor na sua forma pura, mas também são excelentes bebidas para drinks.
Indicações da Banca do Ramon:
11. Vinho Branco Herdade Grande Reserva;
12. Vinho Branco Beyra;
13. Vinho Branco Tokaji Harslevelu Cacho de Uva;
14. Vinho Branco Herdade Grande Reserva;
15. Vinho Rosé D’ Anjou;
16. Vinho Crios Rosé of Malbec;
17. Vinho Rose Contessa Borghel;
18. Vinho Rosé Piscine Edição Copacabana.
Espumantes
O espírito natalino costuma pedir um brinde, e de todos os vinhos para ceia de Natal, sem dúvida o melhor para celebrar este momento é o espumante.
Em vez de selecionar um vinho para cada prato individual (entrada, prato principal e sobremesa), você pode simplesmente optar por champanhe durante todo o evento.
A natureza leve e alegre do vinho espumante combina bem com quase todos os pratos festivos, de carnes assadas a sobremesas cremosas, além de adicionar um toque de elegância à sua refeição.
A acidez desta bebida tradicionalmente acompanha alimentos gordurosos, pois limpa a boca e ajuda a reduzir aquela sensação desagradável de oleosidade.
Um blend de uvas Pinot Noir e Chardonnay pode ser uma boa escolha. Mas se você quiser diferenciar, Moscatel e Riesling também são boas opções.
20.Espumante Jp. Chenet Ice Rose;
21. Espumante Cava Freixenet Carta Nevada Demi Seco;
23. Champagne Chandon Brut Rosé;
24. Espumante Italiano Fontanafredda Asti;
25. Espumante Argentino Navarro Correa Extra Brut.
Vinho verde
Se você está pensando em surpreender os seus convidados, que tal ousar nos vinhos para natal escolhendo um diferenciado vinho verde? É uma opção pouco popular, mas muito saborosa.
É um vinho de Portugal leve e refrescante. Sua acidez brilhante combina bem com pratos natalinos, e seu baixo teor alcoólico significa que você pode apreciar mais taças do que o habitual.
Apesar do nome, sua cor não é verde. Aliás, é assim chamado pela região onde é produzido, com muita vegetação verde, bem como pelo fato de ser um vinho jovem que não passou pelo processo de fermentação malo lática, por isso não é considerado maduro.
Os vinhos verdes estão disponíveis nas variedades branco, tinto e rosé. E harmonizam bem com refeições leves ou pratos de frutos-do-mar.
Então, se você está procurando uma alternativa para sair do comum, experimente o Vinho Verde! Ele tem preços acessíveis, para que você possa fazer suas reuniões de fim de ano sem gastar muito.
26. Vinho Verde Branco Calamares;
27. Vinho Verde Gião;
28. Vinho Verde Muralhas de Monção;
29. Vinho Verde Muros Antigos Loureiro;
30. Vinho Verde Bico Amarelo Esporão.
Qual o vinho que combina com chester?
Vinhos brancos ou rosés combinam bem com um tipo de ave mais leve, como o chester, que tem sabor semelhante ao do frango. Eles ajudam a realçar os sabores naturais da carne sem sobrecarregá-la.
Mas se a sua ceia de Natal incluir peru, uma ave de sabor mais intenso, você deve optar por um vinho tinto leve com taninos suaves para não sobrepor o sabor do prato. Os vinhos Pinot Noir e Gamay são boas escolhas.
E então, gostou do post? O Natal é tempo de alegria e que melhor maneira de espalhar a alegria natalina do que com uma taça (ou duas) de vinho? Se você ainda está procurando o vinho perfeito para comemorar suas reuniões ou para dar de presente, confira a Banca do Ramon e compre sem sair de casa!