Bacalhau do porto receita: o Bacalhau à Brás, tradicional prato português, combina lascas de bacalhau dessalgado com batatas fritas, cebolas e ovos mexidos, resultando em uma mistura irresistível de sabores. Esta receita típica do Porto destaca-se pela simplicidade e delicioso sabor do bacalhau
Bacalhau do Porto receita: essa é a opção ideal para quem busca um prato delicioso, fácil de fazer e capaz de agradar até os paladares mais exigentes. Este peixe pode ser apreciado em qualquer época, sendo também uma excelente alternativa para a Sexta-feira Santa.
Se você aprecia peixe ou procura uma receita para um prato sofisticado em ocasiões especiais, como um almoço de Páscoa, saiba que essa iguaria portuguesa pode ser a escolha perfeita.
Continue a leitura para descobrir como preparar o Bacalhau do Porto e conheça as melhores opções de acompanhamento para esse prato típico de Portugal.
Bacalhau do Porto: origem e história do prato
O bacalhau é um peixe encontrado em águas frias; por isso, um dos países que mais exporta esse alimento é a Noruega, onde costuma fazer bastante frio ao longo do ano.
Existem duas espécies de peixes chamadas de bacalhau: o Gadus macrocephalus, não muito comum no Brasil, e o Gadus morhua, também conhecido como Bacalhau do Porto, que apresenta postas altas e claras.
O consumo de bacalhau começou em Portugal por volta de 1500, quando os portugueses descobriram que esse peixe poderia ser armazenado nos porões dos navios por longos períodos.
No século XVI, Portugal investia fortemente nas grandes navegações, levando os portugueses a consumir uma quantidade elevada desse peixe. O aumento do consumo resultou na criação de várias receitas com bacalhau, algumas das quais são conhecidas até hoje, como o Bacalhau do Porto.
Preparação do bacalhau: dicas para dessalgar corretamente
Antes de fazer essa receita à moda portuguesa, é importante saber como dessalgar o bacalhau corretamente. Para retirar o excesso de sal do peixe, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Deixe o bacalhau debaixo da água corrente por 10 minutos;
- Em seguida, coloque o peixe em um recipiente com água gelada e leve à geladeira;
- Troque a água do recipiente a cada seis horas, até que o peixe complete 24 horas de molho;
- Após finalizar esse processo, o peixe estará dessalgado e pronto para você preparar o seu Bacalhau do Porto.
Bacalhau do Porto receita!
Se você quer preparar uma receita de Bacalhau do Porto para se deliciar ao lado dos seus amigos ou familiares, confira a seguir quais são os ingredientes necessários para fazer esse prato e o modo de preparo dessa iguaria da culinária portuguesa.
Tempo de preparo: 30 minutos.
Rendimento: 4 porções.
Ingredientes:
- 500 gramas de bacalhau em postas já dessalgado
- 500 gramas de batatas cozidas descascadas e cortadas em rodelas
- 1 xícara de azeite extra-virgem
- 2 ovos cozidos cortados em rodelas
- 2 cebolas cortadas em rodelas
- Azeitonas pretas a gosto
Modo de preparo:
- Disponha o bacalhau em uma assadeira, coloque as rodelas de batata, as rodelas de cebola e as rodelas de ovo;
- Regue o peixe com o azeite;
- Leve ao forno por cerca de 40 minutos;
- Após esse tempo, retire o peixe do forno, adicione as azeitonas e sirva com o acompanhamento da sua preferência.
Acompanhamentos para servir com o Bacalhau do Porto
Há várias opções de acompanhamentos para esse prato típico da culinária portuguesa. Aliás, dependendo da sua disponibilidade e do número de convidados que você receberá na ocasião, é possível preparar mais de um acompanhamento.
Algumas opções que combinam bem com esse prato são o tradicional arroz branco, uma salada de folhas verdes, farofa e também alguns legumes assados, como cenoura, pimentões e alho-poró assados no forno.
Harmonização de vinhos portugueses com o prato
O bacalhau combina bem com vinhos brancos, que costumam ser um pouco mais leves. Algumas boas opções de bebidas para quem busca opções de vinhos portugueses para harmonizar com o Bacalhau do Porto receita, são:
- Vinho Esporão Reserva Branco;
- Vinho Tapada do Chaves Vinhas Velhas Branco;
- Vinho Cartuxa Évora Colheita Branca;
- Vinho Flor de Castro Branco;
- Vinho Valle de Passos Branco.
Dicas para escolher e comprar bacalhau de qualidade
Para que o seu Bacalhau do Porto fique delicioso e macio, é importante saber como escolher esse peixe. Confira a seguir o que você deve considerar na hora de comprar o ingrediente:
- Somente comprar o bacalhau em estabelecimentos confiáveis;
- Verificar se o peixe possui pontos pretos ou se está avermelhado, pois isso pode indicar a presença de bolor;
- Checar se as bordas do bacalhau estão claras, pois se estiverem escuras, o peixe pode ser de uma qualidade inferior;
- Verificar se há algum pó branco ou acinzentado na pele do peixe, pois isso pode indicar que o produto foi mal-conservado;
Outra forma de saber se o bacalhau que você adquiriu é de boa qualidade, é verificando se a pele dele sai com facilidade. Caso essa pele seja dura e difícil de puxar, há grandes chances de você não ter comprado um produto de qualidade inferior.
Gostou de conhecer a receita de Bacalhau do Porto? Então, aproveite para adquirir todos os itens para preparar esse prato delicioso na Banca do Ramon.