Os melhores vinhos tintos são rótulos que encantam com seus aromas, cores e sabores. Há vários tipos para acompanhar uma refeição, um jantar para relaxar ou celebrar uma ocasião especial. Mas como escolher entre tantas opções no mercado? Veja dicas de vinhos tintos de qualidade, com ótimo custo-benefício e dicas para harmonização com a comida.
Ao longo da história, os melhores vinhos tintos têm sido apreciados como uma verdadeira obra de arte engarrafada.
Desde a antiguidade, a bebida é mencionada em muitos contos e lendas, como as da mitologia grega e romana. Em muitas religiões, o líquido é até considerado sagrado e, ainda hoje, um dos prazeres mais apreciados em todo o mundo.
A questão é que existem tantas opções no mercado que pode ser difícil saber como escolher vinho, especialmente considerando a refeição que será feita. Neste post, trazemos uma lista com os principais rótulos, dicas e harmonização e alternativas com ótimo custo-benefício.
Prepare a sua taça e venha conosco!
Quais são as principais características dos vinhos tintos?
As principais características dos vinhos tintos são a potência (que costuma ser maior do que nos rótulos brancos), o país de origem, o tipo de uva, o ano da safra, o teor alcoólico, o nível de tanino, o corpo, a acidez e o estilo do vinho. Assim, alguns são mais fortes e combinam bem com pratos gordurosos e com molhos “pesados”, enquanto outros são mais suaves.
Um vinho tinto mais frutado, por exemplo, combina melhor com queijos, carnes grelhadas, massas e legumes (refeições vegetarianas). Portanto, é sempre importante considerar o alimento servido na refeição para escolher os melhores vinhos tintos para jantar, por exemplo.
Além disso, vale a pena saber que alguns rótulos recebem premiações e certificações que reconhecem a sua excelência e prestígio no mercado, facilitando a escolha dos consumidores. Afinal, essas garrafas são escolhas certeiras.
Quais são os melhores vinhos tintos?

Veja abaixo quais são os melhores vinhos tintos para apreciar:
1. Vinho Salentein Winemaker´s Selection
Salentein Winemaker´s Selection é um vinho tinto argentino que combina três uvas nobres: Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Com uma cor vermelha intensa e brilhante, esse vinho seduz pelo seu aroma frutado, que lembra cereja, ameixa e frutos negros, além de toques de especiarias que conferem complexidade.
Na boca, é harmonioso, equilibrado e tem boa acidez, taninos macios e um final longo e persistente. É um dos vinhos tintos para harmonização com carnes grelhadas e assadas, massas recheadas e risotos.
2. Vinho Brunello Di Montalcino DOCG Argiano
Brunello Di Montalcino DOCG Argiano é um vinho tinto da Itália que vem da região da Toscana. É feito da uva Sangiovese, que dá uma cor vermelha bem forte e um cheiro de frutas vermelhas.
Este vinho é saboroso, permanecendo na boca por muito tempo, com um sabor macio e equilibrado. Pode até melhorar com o tempo, revelando novos sabores.
Para apreciar melhor as suas qualidades, recomenda-se decantar o vinho por pelo menos 1 hora antes de servir. É um vinho ideal para acompanhar pratos de carne vermelha assadas ou grelhadas, massas com molho bolonhesa e queijo parmesão.
3. Vinho Argentino D.V.Catena Malbec/Malbec
O D.V. Catena Malbec/Malbec é um vinho tinto argentino elaborado com a variedade Malbec proveniente de dois vinhedos distintos (Angélica e Adrianna) localizados na região de Mendoza. Apresenta uma cor vermelha intensa e um sabor rico e agradável.
Essa garrafa é fruto do trabalho da Bodega Catena Zapata, uma das referências na produção dos melhores vinhos tintos, com rótulos de alto nível. Ele combina bem com carnes vermelhas ou de cordeiro e pratos sofisticados.
4. Vinho Baron D’Arignac Depuis
O vinho Baron D’Arignac Depuis Doce é um tinto francês que vem da região de Petersbach. É feito com uvas europeias selecionadas e tem um sabor meio seco.
Sua cor é de um vermelho bem forte e brilhante. Tem um cheiro de frutas vermelhas maduras, especiarias e madeira. Sendo um dos melhores vinhos tintos para jantar, é perfeito para acompanhar carnes vermelhas e massas.
5. Vinho Casillero Del Diablo Malbec
Esse é um vinho tinto chileno com uma história curiosa. A vinícola Concha y Toro criou uma lenda sobre o diabo visitando suas adegas para proteger sua produção dos ladrões. Assim, o vinho foi batizado de Casillero Del Diablo.
Feito com a uva Malbec, este rótulo tem sabor de ameixas pretas e especiarias e é considerado um dos vinhos tintos de qualidade no mercado. Combina bem com churrasco, queijos maduros e molhos agridoces.
6. Vinho Alma Negra Mistério
Alma Negra Mistério é um vinho tinto argentino que mistura duas uvas: Bonarda e Malbec. Possui uma cor vermelha bem forte e brilhante e um cheiro de frutas como ameixas, cerejas e trufas.
Este vinho é encorpado, tem um gosto intenso e aveludado. Tem taninos macios e agradáveis, que deixam a boca com vontade de mais. É perfeito para acompanhar carnes de caça, risotos e massas com molhos fortes.
7. Vinho Argentino Angelica Zapata Malbec Tinto 2007
O Vinho Argentino Angelica Zapata Malbec Tinto 2007 é reconhecido e muito procurado. É elaborado com uvas Malbec provenientes de vinhedos especiais localizados em altitudes elevadas, resultando em uma bebida rica e saborosa.
É feito pela Catena Zapata, vinícola responsável pelos melhores vinhos tintos mundiais. Tem uma cor púrpura forte e bonita e um sabor suave e equilibrado. Seus taninos são macios, com notas de ervas e frutas maduras, como cereja, passas e marmelada.
Combina bem com carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça, queijos curados e embutidos.
8. Vinho Italiano Villa Antinori Toscana
O Vinho Italiano Villa Antinori Toscana vem da região da Toscana e é produzido pela Antinori. É feito com cinco tipos diferentes de uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Sangiovese e Syrah.
Este vinho pode ser armazenado por 5 a 10 anos e tem uma cor vermelha muito escura com aroma de frutas silvestres, como mirtilos, amoras, especiarias doces e baunilha.
Na boca, tem um sabor de couro, cereja, pimenta preta e terra. É um vinho equilibrado, de corpo médio, taninos elegantes e macios e boa acidez.
É um dos vinhos tintos para harmonização com antepastos, massas com molho de tomate e embutidos.
9. Vinho Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon
O rótulo chileno Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon é feito apenas com uvas dessa casta, totalmente selecionadas. Após passarem por vinificação, fermentação e maceração, há o envelhecimento em barrica de carvalho francês pelo prazo de 12 meses.
Esse processo resulta em um dos tipos de vinhos tintos com cor escura, de um vermelho profundo. O aroma é de cereja, aroma e tabaco, enquanto o sabor é frutado e intenso, além de ser estruturado e ter um final longo.
Se você quer combinar vinho tinto e comida, harmonize este rótulo com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, massas recheadas e queijos maturados.
10. Vinho Santa Helena Reservado Carménère
O vinho Santa Helena Reservado Carménère é da região chilena Valle Central. Produzido unicamente com uvas Carménère, tem uma coloração vermelho rubi com alguns toques de violeta.
Passa por barris de carvalho francês e americano por 10 meses e resulta em uma bebida com boa estrutura, refrescante, taninos delicados e macios, corpo médio e certo adocicado.
Ao cheirar, você sentirá o aroma de frutas vermelhas maduras, além de chocolate e especiarias. Por ser mais delicado,é um dos melhores vinhos tintos para harmonizar com codorna, grelhados leves, vegetais, massas e queijos médios.
Como escolher o melhor vinho tinto para diferentes ocasiões?

Para escolher o melhor vinho tinto para diferentes ocasiões, é preciso pensar no prato a ser servido, o clima local, a casta da uva usada na fabricação e as suas preferências. Geralmente, você pode fazer a harmonização seguindo as regras que apresentamos agora:
- Vinhos tintos encorpados: têm um teor alcoólico mais perceptível, com sabores intensos e taninos persistentes. Caem bem com pratos gordurosos, elaborados e temperados, como queijos brancos, carnes assadas e fondue de carne;
- Vinhos tintos robustos: apresentam corpo mais intenso e complexo, com sabores marcantes, com frutas negras e especiarias. A harmonização é ideal com carnes gordurosas, como costela e picanha;
- Vinhos tintos leves: são mais suaves e fáceis de digerir, com teor alcoólico menos acentuado. É uma boa ideia combinar com pizza, massas com molhos leves, carpaccio e fígado.
Você pode ver mais detalhes, como as castas mais indicadas para cada caso, neste post sobre vinhos tintos para harmonização. De toda forma, algumas indicações são:
- Melhores vinhos tintos para almoço: Pinot Noir e Merlot;
- Melhores vinhos tintos para jantar: Cabernet sauvignon, Merlot e Pinot Noir;
- Melhores vinhos tintos para eventos especiais: Cabernet Sauvignon e Malbec.
Com essas informações, você já pode escolher vinhos tintos com ótimo custo-benefício para o seu dia a dia e outros mais caros para situações mais específicas. Qualquer que seja o caso, os melhores rótulos estão disponíveis na Banca do Ramon.
Na nossa loja virtual, é possível escolher vinho tinto e comida, desde temperos a peixes, passando por queijos, azeites, chocolates e mais. Além disso, recebe o pedido na sua casa com rapidez, segurança e o máximo de comodidade.
Afinal, comprar os melhores vinhos tintos em um só lugar deixa a sua rotina mais prática e saborosa. Agora, é só escolher os rótulos desejados e esperar.
Gostou do conteúdo? A Banca do Ramon oferece os melhores vinhos tintos, com rótulos de vários países, regiões, uvas e estilos, para que você encontre aquele que melhor se adapta às suas necessidades e ocasiões. Aproveite as ofertas e compre online com segurança, rapidez e qualidade.


1 comentário
Vinho argentino melhor que italiano da Toscana? Difícil acreditar…