Quer fazer uma receita com presunto Pata Negra? Inspire-se com ideias gourmet, dicas de harmonização e formas de servir essa iguaria espanhola, também conhecida como Jamón Ibérico ou presunto de Bellota.
É bem provável que você já tenha tido vontade de comer algo muito gostoso, mas não sabia o que fazer. Nessa hora, uma receita com presunto Pata Negra pode ser a refeição ideal. Seja um prato principal ou uma entrada, essa iguaria é tão saborosa que vai trazer uma nova perspectiva ao seu dia a dia.
Tradicional da culinária espanhola, esse produto de charcutaria premium vem de uma raça de porco específica, o que confere um sabor inigualável. Além disso, esse animal é criado principalmente de forma livre e tem uma alimentação predeterminada. O resultado é uma carne suculenta e macia, com bom marmoreio de gordura.
Todos esses fatores fazem com que seja possível fazer mais do que a degustação de presunto Pata Negra. Afinal, você pode usar o alimento como parte de receitas para aperfeiçoar ainda mais o seu paladar. Então, que tal conferir dicas para usar e servir esse tipo de Jamón? Leia e saiba mais!
O que é presunto Pata Negra?
O presunto Pata Negra é um presunto cru curado, típico da Península Ibérica. Derivado do porco ibérico, uma raça nativa do local, tem um sabor diferenciado e uma textura macia, com bom nível de marmoreio. O resultado também é obtido devido ao longo processo de maturação e ao não uso de conservantes.
O porco ibérico tem uma pata escura, daí o nome do presunto. Criado nas pastagens espanholas, esse animal tem uma alimentação exclusiva de ervas e bolotas, o que ajuda a criar uma carne rica em gordura saudável. Além disso, é normalmente criado de forma livre.
No final, esse tipo de Jamón oferece uma carne de qualidade, que dura de 30 meses a 3 anos, mesmo sem conservantes. Um dos principais locais de produção do presunto é Guijuelo, uma cidade espanhola perto de Salamanca.
Também vale a pena destacar uma curiosidade. A categoria mais elevada desse produto de charcutaria é o Jamón Bellota 100% Ibérico. Além de exigir que o porco seja da raça ibérica, só é Bellota se a alimentação for as bolotas, um tipo de fruto produzido pelos carvalhos.
De toda forma, fazer uma receita com presunto Pata Negra vai surpreender você, sua família e seus amigos. Então, escolha a melhor opção e veja como aproveitar todo o sabor!
Leia também: O que é pata negra e o que torna esse presunto tão especial?
Como usar presunto Pata Negra em receitas?
Você pode usar o presunto Pata Negra em receitas em sua forma crua, em fatias bem finas, com uma temperatura de aproximadamente 20ºC e a eliminação da gordura externa da peça. Essa é a regra ideal para aproveitar ao máximo todo o sabor.
Você também pode cozinhar a iguaria, mas perderá algumas de suas propriedades, além do gosto apurado e da textura macia. Por isso, a maioria das receitas contém esse produto da charcutaria em sua forma crua.
O recomendado é consumir esse produto em fatias ou lascas bem finas para ter a sensação de que derrete na boca devido à gordura intramuscular. É nesse ponto, também, que o alimento é mais saudável por ter alto nível de ácido oleico (que ajuda a reduzir o colesterol ruim) e de vitaminas dos grupos B e E.
Receitas com presunto Pata Negra: entradas
Se você quer ter ideias com presunto de Bellota para trazer mais sofisticação às suas refeições, uma boa maneira é começar com as entradas. Veja algumas sugestões para você fazer na sua casa.
Tartar de presunto Pata Negra
Essa é uma receita fácil de fazer e um bom aperitivo que rende o suficiente para 4 pessoas. Veja.
Ingredientes:
- 40 gramas de presunto Pata Negra;
- 20 gramas de pepinos em conserva;
- 8 alcaparras;
- 100 gramas de cebolinha verde;
- 10 gramas de mostarda Dijon
- 5 gramas de mostarda à l’Ancienne (também conhecida como mostarda velha);
- Azeite de oliva extravirgem;
- Vinagre de vinho seco;
- 15 gramas de banha de porco ibérica;
- Pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Pique o presunto em cubos bem pequenos, com cerca de 1 a 2 mm de espessura.
- Corte a cebolinha, os pepinos e as alcaparras em partes pequenas. Então, tempere com um pouco de vinagre e as mostardas.
- Misture o presunto cortado com o molho e adicione a banha. Tempere com sal e pimenta. Sirva com pães e torradas.
Melão com presunto Pata Negra
A combinação de melão com algum tipo de embutido é um clássico. A receita traz um sabor a mais devido ao marmoreio da carne. Além disso, a principal vantagem é a facilidade de fazer esta entrada. Veja.
Ingredientes:
- 1 melão maduro (pode ser o comum ou uma versão mais sofisticada, com o Cantaloupe);
- 300 gramas de presunto Pata Negra.
Modo de preparo:
- Corte o melão ao meio e, depois, faça fatias de cerca de 2 cm com cada uma das metades.
- Disponha as fatias em uma tábua de corte e retire o miolo com as sementes e a casca.
- Seque cada fatia com papel-toalha e corte em cubos.
- Coloque fatias de presunto finas uma sobre a outra em uma tábua e corte em tiras de aproximadamente 2 cm.
- Adicione um cubo de melão no meio das tiras de presunto, levante e prenda a ponta com palitos de dente. Repita até acabar e sirva em seguida.
Dica: essa versão é uma releitura, já que o aperitivo mais comum conta com o prosciutto. De toda forma, é uma alternativa muito gostosa e combina muito bem. Você também pode usar o presunto de Parma.
Leia também: Receitas com presunto Parma: confira 15 opções deliciosas e saborosas
Receitas com presunto Pata Negra: pratos principais
Agora que você viu as entradas, que tal conferir alguns pratos gourmet com Jamón Ibérico? Veja mais receitas para você criar um cardápio sofisticado em sua casa.
Aspargos com presunto Pata Negra
Uma receita bem sofisticada e servida em vários restaurantes pelo mundo. Aspargos com presunto Pata Negra é uma combinação clássica que vai te surpreender, além de ser fácil de fazer, rende até 10 porções.
Ingredientes:
- 500 gramas de aspargos verdes frescos;
- 400 gramas de aspargos brancos frescos;
- 300 gramas de presunto Pata Negra;
- 60 ml de azeite de oliva;
- Flor de sal a gosto;
- 25 gramas de manteiga;
- 10 ovos;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Descasque os aspargos e faça seu branqueamento em água com sal. Grelhe e tempere com azeite e flor de sal.
- Bata os ovos e faça no estilo mexido. Ao final, acrescente manteiga e tempere com sal e pimenta a gosto.
- Faça o empratamento dispondo os ovos com os aspargos cuidadosamente colocados por cima. Adicione fatias de presunto Pata Negra. Se preferir, adicione uma redução de balsâmico.
Creme de ervilhas com tiras de presunto Pata Negra
Uma sopa leve que serve como entrada ou prato principal, essa receita permite fazer uma culinária com Pata Negra rápida e prática, além de saborosa e reconfortante. Confira!
Ingredientes:
- 2 chalotas (ou cebolas) grandes;
- 2 dentes de alho;
- 400 gramas de ervilhas (grão);
- Sal e azeite a gosto;
- 1 ramo de hortelã;
- Água;
- 2 fatias de presunto Pata Negra.
Modo de preparo:
- Descasque a cebola e o alho e pique grosseiramente. Coloque esses ingredientes em uma panela e acrescente as ervilhas.
- Tempere com sal, fio de azeite e hortelã. Então, cubra com água.
- Deixe no fogo alto até ferver. Em seguida, baixe para a chama média e deixe cozinhar por cerca de 10 a 12 minutos ou até a cebola ficar macia.
- Retire a hortelã e coloque o restante da sopa em um liquidificador para bater bem.
- Rasgue as fatias de presunto em pequenas tiras e coloque em uma frigideira antiaderente até ficarem crocantes.
- Coloque a sopa em uma taça para servir como entrada ou em um prato fundo e acrescente as tiras de presunto Pata Negra, um fio de azeite e um ramo de hortelã fresca para decorar. Sirva.
Qual a melhor forma de servir presunto Pata Negra?
Você deve servir o presunto Pata Negra em fatias finas com azeite, pão de fermentação natural, vinho e queijos fortes. O ideal é cortar o embutido pouco antes do consumo e dispor na travessa em círculos, com as fatias uma em continuação à outra.
De toda forma, como visto nas receitas, existem outras opções para degustar a iguaria. No entanto, não terá o seu máximo sabor. Por isso, vale a pena saber como servir o presunto Pata Negra.
Quais vinhos harmonizam com presunto Pata Negra?
Você pode harmonizar o Pata Negra com vinhos brancos secos e leves, espumantes secos ou rosés e tintos leves. Alguns exemplos são o Jerez Fino, o Manzanilla, o Cava, o Verdejo, o Pinot Noir e o Tempranillo. Também é possível escolher um vinho verde e até um Cabernet Sauvignon, desde que mais jovem.
Esses rótulos trazem frescor e acidez, sem contrastar com a gordura do Pata Negra. Os taninos moderados e os aromas florais e frutados também são boas combinações. Ou seja, há vários tipos de vinho que você pode usar.
Quais são os melhores acompanhamentos para pratos com presunto Pata Negra?
As combinações mais adequadas de pratos com presunto Pata Negra são queijos fortes (como o manchego), frutas (principalmente melão e frutas vermelhas) e pão com tomate e azeite. Entre os queijos, você também pode optar pelo gorgonzola ou queijo de cabra e é possível até fazer harmonizações agridoces, com doce de abóbora, por exemplo.
Veja algumas sugestões de acompanhamento para as receitas com Pata Negra:
- Queijos curados, como maçarico, parmesão, manchego, pecorino, gorgonzola e de cabra;
- Frutas secas, como tâmaras, figos, ameixas e damascos;
- Pães artesanais, por exemplo, ciabatta e baguete;
- Vinhos brancos secos, verdes, tintos leves e espumantes.
Compre agora um presunto Pata Negra para agregar sabor e sofisticação ao seu dia a dia
Agora que você já viu ideias para fazer a harmonização com presunto Pata Negra e receitas para recriar na sua casa, que tal comprar os ingredientes com a máxima qualidade e sabor? Na Banca do Ramon, você encontra aspargos, vinhos e diferentes tipos de embutidos, inclusive o Jamón Ibérico, é claro.
Você pode comprar todos os itens diretamente da sua casa e receber tranquilamente. Assim, pode criar pratos diferenciados e servir a iguaria em momentos especiais. Acesse o site da Banca do Ramon e escolha todos os produtos que deseja para ter uma refeição incrível na sua casa!

