Existem vários tipos de queijos duros. O parmesão, originário da região italiana, tem textura granulada e sabor intenso. É possível usar o parmesão ralado ou em lascas, especialmente para gratinar pratos e como condimento. Seu envelhecimento acentua seu sabor e o torna um ingrediente icônico em pratos como massas, saladas e risotos.
Que tal um jantar especial? Se esse é o seu desejo, precisa saber o que é queijo parmesão. Presente em várias receitas, esse é um produto que faz toda a diferença em um prato, trazendo um sabor diferenciado e único.
No Brasil, muita gente consome a versão ralada. No entanto, o sabor fica muito aquém do verdadeiro queijo maturado italiano. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre esse produto, entender seus benefícios e saber como usá-lo.
Neste post, traremos essas e outras informações. Inclusive, você vai saber, exatamente, o que é queijo parmesão parmigiano reggiano, um tipo específico. Então, que tal saber mais?
O que é queijo parmesão?
O queijo parmesão é um queijo de massa cozida, maturado, sem olhadura (buracos), de sabor forte e textura dura e granulosa. Tem baixo nível de umidade e consistência firme, devendo ser ralado ou retirado em lascas, ou pedaços. Ele também conta com cristais e sabor adocicado e levemente picante. Dependendo da maturação, tem gosto amendoado.
Qual a origem do queijo parmesão?
A origem do queijo parmesão data do século 12. Quando o século virou e chegou aos anos 1200, o parmigiano reggiano já era bastante reconhecido na Itália.
Essa é a versão original do produto, sendo produzido na região de Emília-Romanha. Por ter tido alta popularidade, é chamado de “o rei dos queijos”, sendo usado em várias receitas, como massas e risotos.
Todos os diferentes tipos de parmesão derivam dessa versão inicial. No entanto, o nome parmigiano reggiano só pode ser usado para o queijo produzido nessa área do norte da Itália, já que recebeu o certificado de Denominação de Origem Protegida.
Por isso, a versão original sempre tem a indicação na embalagem. Todas as opções com designação de queijo parmesão foram produzidas semelhantemente, mas em outros locais do mundo.
De toda forma, obtém-se um queijo de cura longa, com sabor marcante. Por isso, pode ser usado em várias receitas e combinado com outros alimentos.
Leia também: Como fazer molho 4 queijos para massas, carnes e salada
Por que chama queijo parmesão?
Chama-se queijo parmesão por ter sido criado na cidade de Parma, na Itália. Então, a área recebeu essa espécie de homenagem, ainda nos anos 1200. Vale destacar que esse produto foi criado ainda na Idade Média por monges beneditinos, sendo que o parmigiano reggiano é o queijo mais antigo que se conhece.
Por que o queijo parmesão é tão caro?
O queijo parmesão é caro por exigir muita precisão em sua receita, ser fabricado com o leite de apenas quatro raças de vacas e pelos animais terem uma alimentação especial.
Com isso, o preço médio costuma ficar entre R$ 80 e R$ 120 por quilo. É claro que isso varia com a marca, a origem e a qualidade. As regras acima são válidas para o queijo italiano verdadeiro.
Leia também: Os melhores queijos e as opções mais famosas no Brasil e no mundo
Do que é feito o queijo parmesão?
O queijo parmesão original é feito com leite de vaca cru parcialmente desnatado, normalmente com o produto das vacas Holstein-Friesian, sal e coalhada. Esse é o caso do parmigiano reggiano, sendo que não são adicionados aditivos nem conservantes. Já os outros tipos podem ser fabricados com o leite integral ou pasteurizado.
Aqueles que levam o leite pasteurizado sofrem a adição de cloreto de cálcio, cloreto de sódio, fermento lácteo e conservador natamicina. De toda forma, vale destacar que os ingredientes usados variam conforme a marca.
Assim, fica claro que a receita varia. Por isso, mesmo que você saiba o que é queijo parmesão, perceberá que há diferenças significativas de sabor conforme a marca comprada.
Além disso, o parmesão ralado deveria ser apenas o queijo nesse formato. No entanto, é bastante suscetível a fraudes, seja pela adição de outros tipos, seja pelo uso excessivo da casca. É por isso que, em muitos casos, o sabor é mais intenso e menos amendoado.
Quais as características do queijo parmesão?
As características do queijo parmesão são massa compacta, dura e consistente. A textura é arenosa, sendo quebradiça ao cortar. A coloração é amarelada e sua crosta é dura, grossa, lisa e seca, de cor amarelo-palha. O sabor é levemente adocicado combinado a certa picância e a notas de castanhas.
Essas características se referem à receita original. No entanto, há variações conforme o produtor. Por exemplo, algumas marcas conferem certo amargor. Já outras têm uma massa menos quebradiça e saborosa, porque a matéria-prima usada é o leite de vaca ácido. Portanto, o processo de como é feito o queijo parmesão interfere no resultado.
Vale a pena reforçar que esse é um queijo maturado. Ou seja, ele passa pelo processo de perda de umidade, aumentando o sabor. Isso faz com que ele seja um bom ingrediente de pratos salgados quando na forma ralada, especialmente massas, risotos e sopas.
Leia também: Conheça os 10 principais tipos de queijo e aprenda como harmonizá-los
Quais são os benefícios do queijo parmesão?
Os benefícios do queijo parmesão são o grande número de nutrientes e a alta concentração de proteínas. Alguns exemplos são vitaminas A e B12, que contribuem para a visão e o sistema nervoso, respectivamente.
Também tem selênio e zinco (que melhoram a defesa do organismo), fósforo (mineral utilizado para gerar e usar energia pelas células) e cálcio (que melhora a saúde de dentes e ossos).
Ainda existem outras vantagens ao consumir o queijo parmigiano reggiano ou o parmesão simples. Entre elas estão:
- Fonte de cálcio, que favorece a saúde dos ossos;
- Rico em proteína, tendo cerca de 38 a 100 gramas. Assim, há melhoria para a reparação de tecidos e construção de músculos;
- Quantidade significativa de fósforo e zinco, que ajudam a manter a saúde de ossos e dentes, além de fortalecer o sistema imunológico e regular o apetite;
- Baixos níveis de lactose, sendo uma opção mais fácil para tolerar;
- Sabor intenso, que combina bem com diferentes pratos e os torna mais saborosos;
- Combinação versátil, já que você pode usar em massas, pizzas, risotos, caldos, sopas e saladas.
Quais os principais usos do queijo parmesão?
Os principais usos do queijo parmesão são em sua forma ralada, como acompanhamento de massas, gratinados, molhos de tomate e risotos. Também é possível usá-lo em lascas para acompanhar frutas, como damasco, melão, pera e figo.
As lascas ainda podem ser servidas sobre rosbife ou um carpaccio de carne, ou peixe com um azeite de qualidade. Outra opção é usar o parmigiano reggiano para montar uma tábua de queijos. Nesse caso, você pode harmonizá-lo com um vinho tinto seco.
Por ser um dos tipos de queijos duros e ter sabor salgado e intenso, os melhores tipos de vinho são o Chianti e o Cabernet Sauvignon. Isso porque apresentam corpo médio a encorpado.
Leia também: Como acertar na harmonização de vinho conhecendo as principais regras e combinações
Com todas essas informações sobre o que é queijo parmesão, está na hora de procurar a melhor opção para comprar. Na Banca do Ramon, você encontra várias opções de diferentes marcas, inclusive em formato de creme (bisnaga) para experimentar essa versão diferente e se deliciar.
Dessa forma, você pode criar várias receitas com queijo parmesão, como o biscoito medalhão, pão de parmesão com linguiça, alcatra com crosta do queijo e mais.
Tudo isso ajuda a saber o que é queijo parmesão e aproveitá-lo em todas as suas formas. Assim, suas receitas ficarão ainda mais ricas e saborosas, destacando-se perante os outros pratos.
Então, o que acha de experimentar agora mesmo o parmesão ralado, em lascas e até em creme? Veja as opções de queijo parmesão na Banca do Ramon e delicie-se!