O Risoto de queijo parmesão é um prato italiano clássico, preparado com arroz arbóreo, caldo de legumes e porções de queijo parmesão. A cremosidade do queijo combina com a textura macia do arroz, resultando em um prato saboroso e refinado
Se você está em busca de uma receita para surpreender os seus convidados em um jantar especial ou simplesmente para desfrutar de uma refeição saborosa após um dia agitado, o risoto de queijo parmesão é ideal!
Este é um prato fácil de fazer, que pode ser saboreado puro ou acompanhado de uma carne grelhada e uma salada de folhas verdes. A cremosidade do queijo se mistura de maneira equilibrada com a textura do arroz, criando uma combinação harmônica de sabores que destaca a complexidade desse queijo.
Neste artigo, aprenda como deixar a textura do risoto cremoso e como preparar essa receita clássica, que explora o sabor marcante do queijo parmesão.
Quais os ingredientes para fazer o risoto de queijo parmesão?
Para fazer a receita tradicional do risoto de queijo parmesão você precisará dos seguintes ingredientes:
- 1 xícara de chá de arroz arbóreo;
- 2 litros de água;
- 1 cubo de caldo de legumes;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 60 ml de vinho branco seco;
- 3 colheres de sopa de manteiga;
- 1 cebola grande picada;
- ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Caso você prefira, pode fazer um caldo caseiro de legumes usando os seguintes ingredientes:
- 2 cenouras cortadas;
- 2 talos de salsão picados;
- 1 cebola grande picada;
- 2 folhas de louro;
- 2 litros de água;
- Sal a gosto.
Para fazer a receita do caldo de legume caseiro, basta colocar todos os ingredientes numa panela grande e deixar cozinhando por 30 minutos. Depois, retire os legumes e utilize o caldo na receita.
O resultado da receita de risoto será o mesmo usando o caldo de legumes comprado pronto ou o feito em casa. Porém, o caldo de legumes caseiro pode adicionar mais sabor ao risoto de queijo devido aos seus ingredientes frescos e naturais.
Passo a passo da receita de risoto de queijo parmesão
Se você quer aprender a como fazer risoto de queijo parmesão, saiba que o preparo dessa receita é muito simples. Confira a seguir o passo a passo de como preparar esse prato clássico da culinária italiana.
Modo de preparo:
- Para começar, coloque 2 litros de água numa panela grande, adicione o cubo de caldo de legumes. Espere ferver, apague o fogo e reserve;
- Ou, para quem optar por usar o caldo de legumes caseiro, separe o caldo e reserve;
- Pegue outra panela e coloque 1 colher de sopa de manteiga e o azeite. Acrescente a cebola picada e refogue bem;
- Depois, adicione uma xícara de arroz arbóreo e refogue por mais três minutos;
- Após esse tempo, acrescente o vinho branco e espere ferver;
- Então, adicione o caldo de legumes reservado gradualmente, até o arroz ficar al dente;
- Depois, acrescente as outras 2 colheres de sopa de manteiga restante. Adicione o queijo parmesão ralado e misture bem;
- Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Então, sirva com um pouco de queijo ralado polvilhado em cima do prato.
Qual é a função do vinho no risoto?
Os vinhos podem incrementar vários tipos de receitas. Nos risotos, eles fazem com que o arroz libere mais amido no processo de cozimento, fazendo com que a receita fique mais cremosa.
Além disso, o vinho branco seco ajuda a equilibrar o nível de acidez da receita, e também deixa os sabores dos ingredientes mais equilibrados, trazendo, dessa forma, mais complexidade e sofisticação para o prato.
Alguns dos melhores vinhos brancos para preparar risotos de queijo parmesão são:
1- Casillero del Diablo Reserva Sauvignon Blanc;
2- Beltrame seco;
Dicas para obter a cremosidade perfeita no risoto de queijo parmesão
Existem algumas dicas práticas que podem deixar o seu risoto de queijo parmesão muito mais cremoso e saboroso, confira a seguir quais são elas:
- Usar o caldo quente;
- Incorporar o caldo lentamente à receita;
- Mexer o arroz enquanto adiciona o caldo de legumes;
- Só adicionar mais uma concha de caldo depois que o arroz já tiver absorvido todo o caldo da concha anterior;
- Usar uma panela funda e estreita. Caso contrário, o arroz não liberará a quantidade de amido necessária para deixar a receita cremosa;
- Cozinhar o risoto em fogo médio;
- Acrescentar o queijo parmesão ralado apenas no final do preparo.
Com essas dicas, o seu risoto de queijo parmesão terá muito mais chances de ficar bastante cremoso.
Qual vinho harmoniza melhor com um risoto de queijo parmesão?
Para deixar a sua refeição ainda mais saborosa e especial, nada melhor do que harmonizar o seu risoto de queijo parmesão com um bom vinho. Algumas das bebidas que combinam melhor com esse prato tradicional são os vinhos brancos feitos com as uvas do tipo Chardonnay e os tintos, como o Pinot Noir.
O risoto de queijo parmesão possui um sabor rico e intenso, e a escolha do vinho para harmonização deve considerar essa característica. No caso do Chardonnay, ele é um vinho encorpado, com sabores frutados e a presença de carvalho, que podem complementar a cremosidade do queijo.
Já o Pinot Noir pode ser uma escolha elegante, pois seus taninos suaves e acidez equilibrada não vão sobrecarregar o prato.
Gostou de aprender a fazer risoto de queijo parmesão? Então, que tal preparar essa receita na próxima vez em que você for oferecer um almoço e um jantar? Ou até mesmo na próxima refeição que for preparar na sua casa?
Saiba que, na Banca do Ramon, você encontra vários ingredientes indispensáveis para preparar esse e vários outros pratos típicos da culinária italiana, além de uma grande seleção de vinhos que vão harmonizar perfeitamente com as suas refeições.