Será que pode congelar bacalhau? Essa é uma dúvida comum entre quem aprecia o pescado e quer descobrir a melhor forma de armazená-lo. Veja dicas para congelar bacalhau e como conservá-lo sem perder textura ou sabor.
Na gastronomia, existem várias dúvidas e uma delas é: pode congelar bacalhau? O nome, que designa diferentes tipos de peixes específicos após salga e secura, é um prato bastante apreciado e traz muitos benefícios para ter uma vida mais saudável. Mas nem sempre é possível comê-lo fresquinho. Então, como fazer o armazenamento adequado?
Neste post, vamos sanar as principais dúvidas sobre o assunto. Afinal, sendo um peixe tão caro, é fundamental saber conservá-lo para fazer uma receita deliciosa. Então, que tal descobrir se é possível congelar e como fazer isso?
O bacalhau pode ser congelado?
Sim, o bacalhau pode ser congelado, mas apenas após ser dessalgado. Por isso, assim que comprá-lo, enxugue o pescado em um pano limpo e pressione suavemente para secar. Então, pincele azeite para proteger do ressecamento do gelo e armazene em um vasilhame bem fechado, de preferência a vácuo.
É preciso seguir esse rito específico para evitar problemas com o pescado.
Os prós são que a conservação do bacalhau no freezer aumenta sua validade, preserva o perfil nutricional e permite que você aproveite promoções e períodos de sazonalidade. Além disso, quando realizado de forma correta, mantém a qualidade da carne do peixe.
Por outro lado, os pontos negativos são a apresentação de possíveis problemas relacionados ao teor de sal e ao peso líquido definido na embalagem. Sem contar que o processo deve ser feito à risca para evitar perdas na textura e no sabor.
Quanto tempo pode deixar o bacalhau congelado?
É possível deixar o bacalhau congelado até 12 meses, se ficar em uma temperatura entre 2°C e 5°C. Em outras condições, o ideal é preservar o pescado no freezer por até 6 meses.
Pode congelar bacalhau depois de pronto?
É possível congelar bacalhau depois de pronto, mas o sabor e a textura podem ser alterados. Nesse caso, é preciso escolher um recipiente hermético e esperar o prato esfriar. Se possível, divida o preparo em porções individuais para facilitar o descongelamento e cozinhe as batatas parcialmente. Além disso, anote a data de congelamento e o tipo de alimento.
A conservação do bacalhau no freezer é válida pelo período de 2 a 3 meses. Depois desse prazo, o prato começará a perder a qualidade.
Leia também: Diferença entre lombo, miolo, filé e bombom de bacalhau
Como preparar o bacalhau para o congelamento?
Para preparar o bacalhau para o congelamento, todo um processo deve ser feito. Isso porque o pescado passa por etapas de secura e salga muito agressivas durante sua produção. Ou seja, o objetivo é deixar a carne em meio a uma quantidade de sal elevada por um período longo e sob pressão. Isso permite tirar toda a umidade, o que garante a conservação.
Então, sabendo que pode congelar bacalhau, como fazer esse processo da forma correta? Confira.
1. Use cortes adequados
Além de saber como comprar bacalhau, é importante congelar os cortes adequados. O melhor é optar por filetes ou postas. Ou seja, a melhor forma de armazenar bacalhau desfiado não é congelando. Isso levará à perda de qualidade do pescado.
2. Faça a limpeza e dessalgue o bacalhau
O primeiro passo é saber como dessalgar o bacalhau. Comece colocando o pescado em uma vasilha de vidro com água gelada filtrada. Deixe a carne totalmente imersa e, enquanto isso, encha outro recipiente com a mesma quantidade de água e deixe resfriando na geladeira.
A cada 3 horas, em média, troque a água. Ou seja, tire o pescado da água em que está e coloque na que ficou gelando. Então, repita o processo de deixar outro volume de água na geladeira resfriando.
A dica é deixar as postas normais por 24 horas nesse processo. Já as postas grossas devem ser dessalgadas pelo período de 40 horas.
3. Faça a secagem correta antes de embalar
Assim que o bacalhau estiver dessalgado, retire-o da água e seque-o. O ideal é usar um pano bem limpo e seco ou o papel-toalha. Pressione de forma suave e ligeira a carne do peixe, evitando a formação de cristais de gelo.
4. Passe uma camada de azeite
Uma das principais dicas para congelar bacalhau é aplicar uma camada de azeite sobre toda a superfície do pescado. Para passá-lo, utilize um pincel de cozinha. Aqui, a ideia é manter as características originais, o que inclui o sabor e a textura. Além disso, esse processo evita ressecamentos e queimaduras causados pelo gelo.
5. Embale bem o bacalhau
A melhor forma de embalar o bacalhau para congelar é um recipiente de vidro, especialmente se for hermético. Isso impede que ele absorva sabores e cheiros de outros alimentos. Outras boas opções são os potes de plástico ou sacos apropriados para o congelador.
Embale o bacalhau em um papel-alumínio, saco plástico, recipiente hermético ou papel-filme. De toda forma, certifique-se de que o pescado está bem fechado. Se usar plástico ou papel, lembre-se de vedar todas as áreas. Por isso, não economize na quantidade de material. A partir disso, você pode congelar bacalhau sem se preocupar com a perda na qualidade das receitas.
Leia também: 7 opções incríveis da receita de bacalhau espiritual
Como saber se o bacalhau congelado está estragado?
Para saber se o bacalhau congelado está estragado, verifique a presença de manchas vermelhas ou pintas pretas. As primeiras são chamadas de vermelhão e são causadas por contaminação de bactérias. As segundas indicam que houve problemas no armazenamento e conservação. Além disso, é importante atentar ao odor e a possíveis fendas profundas e aspecto pegajoso.
De modo geral, você pode seguir as dicas abaixo:
- A conservação de bacalhau no freezer, entre 2°C e 5°C, pode durar de 10 a 12 meses;
- A temperatura entre 5°C e 12°C diminuirá o tempo médio para 6 meses;
- A preservação na geladeira comum, que é aberta várias vezes ao dia, reduz para 3 meses, no máximo.
Como se deve descongelar o bacalhau?
Para descongelar o bacalhau, retire a embalagem do congelador e coloque-a na geladeira de um dia para o outro. O ideal é que seja retirada uma porção individual, já que é contraindicado fazer esse processo várias vezes com o alimento. Se não for possível esperar, faça o procedimento colocando o pescado embalado em água fria.
Vale a pena destacar que o descongelamento na geladeira é lento, mas é o mais adequado. Ele preserva a textura do alimento e garante mais uniformidade.
Em água fria, o processo levará algumas horas. Durante esse período, é indicado fazer a troca do líquido a cada 30 minutos para ter mais agilidade.
Você também pode optar pelo micro-ondas, usando a função de descongelar. Porém, essa alternativa é a pior de todas, já que algumas partes do pescado podem cozinhar. Então, é melhor evitar.
Todas essas dicas para congelar bacalhau e depois descongelá-lo ajudam a garantir a qualidade do pescado, seu sabor e sua textura. Tudo isso permitirá que você compre o pescado nos períodos em que está mais barato, mas ainda possa aproveitá-lo nas celebrações que ocorrem durante o ano. Especialmente, se você optar pela qualidade.
Na Banca do Ramon, temos vários cortes disponíveis para você fazer aquela receita deliciosa e ter uma boa refeição com os amigos ou a família. Agora que você sabe que pode congelar bacalhau, basta se programar e fazer todas as etapas listadas para ter um bom resultado.Então, o que acha de comprar o seu bacalhau, o azeite e até um bom vinho para a refeição? Acesse a Banca do Ramon e confira esses e outros itens que vão tornar o seu prato ainda mais delicioso.