Desde 1291 aquecendo nossos corações com seu sabor único!
O Raclette é um queijo aromático com textura cremosa e uma rica história que remonta ao ano de 1291. Ele é conhecido por seu alto valor nutricional e foi consumido pela primeira vez nos Alpes Suíços e Savoy na França.
Tradicionalmente, o queijo Raclette era aquecido perto do fogo ou em uma placa de aquecimento especial (também chamada de raclette) e o queijo derretido era raspado em um prato. Na verdade, a palavra “raclette” vem do francês “racler”, que significa “raspar”.
Raclette é uma peça genuína da cultura suíça que se tornou um de seus queijos favoritos. A marca Raclette Suisse é garantia de pureza natural e qualidade de primeira classe.
Afinal, o que é o Queijo Raclete?
O Raclette é um queijo feito de leite de vaca alpino. Ele tem uma textura firme, lisa e cremosa, é de cor amarelo-marfim pálido, com pequenos orifícios irregulares e uma casca marrom-alaranjada comestível. Seu sabor varia um pouco, dependendo da região em que é produzido, mas, geralmente, possui um aroma floral com sabor de nozes, frutado, picante e leitoso.
A Suíça produz a maioria das raclettes (aproximadamente 80%). O queijo é produzido a partir de leite proveniente de vacas que se alimentam em pastagens frescas no verão, e feno de pastagem durante o inverno. Outros países fazem queijo raclette, principalmente a França, onde o queijo é produzido no lado francês dos Alpes na região de Savoie (Savoy). Sua produção e usos são semelhantes aos suíços. Enquanto a raclette suíça pode ter um sabor mais forte, com um sabor levemente floral, amanteigado e levemente picante, a raclette francesa é suave e amanteigada.
A versatilidade do Queijo Raclette
Ao longo dos anos, a Raclette evoluiu de um prato extremamente popular para algo envolto em entretenimento, seja como aperitivo, cobertura ou até mesmo como prato principal. Ele é um queijo fácil de trabalhar e é um dos melhores para harmonizar com vinho branco seco.
O sabor da raclette pode variar dependendo da idade, de noz para leitoso. Nos meses de verão, quando acompanhada de saladas frescas ou legumes crocantes, a Raclette transforma-se numa verdadeira sinfonia no seu paladar. Por outro lado, a Raclette servida com frutas frescas e nozes proporciona um calor saudável no inverno, sendo um queijo propício para preparar fondues.
E essa é a beleza do queijo Raclette, sua versatilidade na culinária. Com um pouco de imaginação, é possível preparar o acompanhamento certo para quase qualquer refeição!
E para ajudar na sua criatividade, separamos uma receita incrível utilizando o queijo raclette, confira!
Bolo de queijo Raclete – Rende 6 porções
Ingredientes:
1 kg de batatas
1 cebola
200g de queijo Raclette
125g de presunto
120g de farinha
40g de manteiga
150ml de leite
3 ovos
Sal
Pimenta
Modo de preparo:
Descasque as batatas e corte-as em redondas fatias finas. Se tiver um utensílio próprio para cortar legumes, pode utilizar. Faça o mesmo com a cebola e junte tudo em um recipiente fundo.
Misture os ovos com a farinha e a manteiga, e, por fim, junte o leite. Misture bem todos os ingredientes. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque essa massa sobre as batatas e a cebola e misture muito bem.
Unte uma forma de aro removível e coloque metade da receita dentro, acrescente o queijo raclette e o presunto e cubra com o restante da massa. Leve ao forno por uma hora a 180 °C, e estará pronto para servir!
Para acompanhar o seu bolo de queijo Raclette, opte por vinhos de acidez mais demarcada para haver um equilíbrio no paladar. Outra opção para harmonizar com o seu prato é experimentar espumantes e também rosés.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Queijo Raclette? Pois, garanta o seu agora mesmo acessando o site da Banca do Ramon! Lá, você encontra as melhores opções de queijos e também de vinhos.