Opção saborosa e elegante, a receita de farofa de presunto de Parma é um excelente prato para compor um almoço ou jantar com amigos e família. Ela também pode substituir a clássica de Natal na ceia dessa data ou no Ano Novo. Veja como fazer farofa de presunto de Parma, dicas de acompanhamentos e como harmonizar.
Existem situações em que o jantar ou o almoço precisa ser especial. Normalmente, pensamos no Natal e no Ano Novo, mas a verdade é que há várias situações durante o ano em que vale a pena celebrar com os amigos ou a família. Nessas ocasiões, nada melhor do que saber como fazer farofa de presunto de Parma.
Apesar de não ser o prato principal, essa é uma das receitas com presunto de Parma que fazem sucesso. Inclusive, porque você pode complementá-la com ingredientes muito saborosos, o que faz muita gente substituir a farofa clássica de Natal por essa versão mais sofisticada.
E você, quer experimentar a farofinha de Parma e tirar suas conclusões? Neste post, vamos trazer uma receita, dicas de acompanhamentos e até sugestões para a harmonização com vinhos. Confira!
Como fazer farofa de presunto de Parma?
Existem várias opções de receita de farofa de presunto de Parma, porque você pode complementar com diferentes ingredientes, como oleaginosas, frutas secas, azeites e mais. Por isso, você pode usar a sua criatividade na hora de cozinhar.
Agora, se você prefere saber como fazer farofa de presunto de Parma de uma maneira mais tradicional, confira a receita que apresentamos a seguir. Ela é fácil, demora no máximo 15 minutos e rende 2 porções. Veja só!
Ingredientes:
- 180 gramas de manteiga
- 15 gramas de alho picado
- 50 gramas de presunto de Parma cru cortado em cubos
- 80 gramas de bacon frito cortado em cubos
- 100 gramas de amendoim
- 150 gramas de ameixa seca
- 150 gramas de damasco seco
- 150 gramas de salsa ou salsinha
- 600 gramas de farinha de mandioca torrada
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Coloque toda a manteiga em uma frigideira e, depois de derretida, refogue o alho.
- Pique o damasco, a ameixa e a salsa ou salsinha enquanto o refogado acontece.
- Adicione o presunto de Parma assim que o alho estiver dourado e espere ficar crocante.
- Acrescente o resto dos ingredientes, isto é, o bacon já frito e cortado em cubos, o amendoim inteiro e a ameixa, o damasco e a salsa ou salsinha picados.
- Mexa e, rapidamente, coloque a farinha de mandioca. Deixe no fogo por cerca de 5 minutos e sirva.
Acompanhamentos para a receita de farofa de presunto de Parma
Vários pratos combinam com a receita de farofa de presunto de Parma. Algumas opções são:
- Legumes grelhados;
- Saladas;
- Frutas secas;
- Bruschetta de ovo mexido;
- Creme de batata-doce;
- Aves natalinas;
- Arroz;
- Oleaginosas em geral.
Tenha em mente que você pode usar apenas o presunto crocante nessas receitas, fazendo uma farofinha de Parma simples. Nesse caso, é só untar uma assadeira com azeite e dispor as fatias da iguaria, colocar no forno até ficar crocante, esperar esfriar e picar ou colocar no processador.
Harmonização da farofa de presunto de Parma com vinhos
Na hora de fazer a harmonização da farofa de presunto de Parma com vinhos, você pode seguir duas alternativas: pensar na combinação com o prato principal ou com o ingrediente principal da receita.
Portanto, ao saber como fazer farofa de presunto de Parma, você pode considerar qual será o prato principal. Se for um peru, algumas alternativas são:
- Vinhos brancos: são ideais para peru recheado com bacon, farofa ou linguiça, já que a acidez da bebida limpa o paladar. Duas boas castas de uvas são Sauvignon Blanc e Gewürztraminer;
- Pinot Noir: é um vinho que harmoniza com receitas de peru regadas a molhos de vinho. Você também pode optar por outras formas de preparo, já que é uma bebida que combina bem com diferentes pratos;
- Vinhos tintos: nesse caso, opte por rótulos de corpo leve a médio e sirva o peru com frutas pretas ou vermelhas, ou farofa com bacon. Entre as castas de uvas usadas estão a Sangiovese, a Merlot, a Barbera e a Grenache.
Agora, se a sua opção é outro tipo de ave, prefira os vinhos brancos, especialmente aqueles produzidos com a casta Chardonnay.
Por outro lado, se o objetivo é harmonizar com o presunto de Parma, os melhores rótulos são:
- Vinhos tintos delicados, como Cabernet Franc, Pinot Noir, Grenache e Carmenère;
- Vinhos brancos, como Muscadet e Pinot Grigio;
- Vinhos rosés com aromas frutados e acidez equilibrada;
- Vinhos espumantes, como o Prosecco;
- Frisantes, como o Lambrusco.
Assim, fica claro que a receita de farofa de presunto de Parma crocante é uma boa opção para a sua ceia de Natal ou Ano Novo, e também para qualquer dia em que você deseje ter um prato especial.
Você ainda pode complementá-la com acompanhamentos saborosos ou mudar a receita para deixá-la mais adequada ao seu gosto. Tudo depende do que sua família e seus convidados preferem!
De toda forma, na Banca do Ramon, você consegue os ingredientes da farofa clássica de Natal ou dessa receita com presunto de Parma. Temos uma loja online completa, com queijos, vinhos, temperos, azeites, oleaginosas, frutas secas e muito mais!
Basta analisar as categorias e buscar o que deseja. O melhor de tudo é que os produtos vendidos são de alta qualidade. Afinal, tudo o que queremos é que você tenha uma refeição requintada e saborosa.
Afinal, mais do que saber como fazer farofa de presunto de Parma, você precisa agregar sabor ao seu dia a dia. Depois é só aproveitar e encantar os seus convidados.
Então, o que acha de conferir todos os nossos produtos maravilhosos? Acesse nosso site e confira por que vale a pena comprar na Banca do Ramon!