É normal fazer pratos com peixes para Páscoa. Bacalhau, salmão, atum e truta são algumas opções. Você ainda pode acrescentar frutos do mar na Semana Santa. Veja algumas ideias de receitas e vinhos para acompanhar a refeição.
Você já pensou nos pratos com peixes para Páscoa? Deixar a carne vermelha e o frango de lado é uma tradição antiga, mas alguns pescados são mais indicados para o período da Semana Santa.
Muitas famílias, por exemplo, optam pelo bacalhau na Páscoa. Outras pessoas preferem o salmão e há quem goste mais da truta ou do atum. Qualquer que seja o caso, vale a pena considerar as opções para servir no almoço e agradar seus convidados.
Por isso, criamos esta lista com várias opções de peixes para Semana Santa. Também trazemos ideias de receita e dicas para harmonizar o prato com os vinhos certos. Então, que tal conferir e preparar seu cardápio agora mesmo?
Os melhores peixes para a Páscoa
A Páscoa é um momento religioso e de muita tradição. A regra é comer peixes e frutos do mar, já que a carne de “sangue quente” deve ser deixada de lado nesse período pelos católicos. Então, quais são os melhores pescados para a sua refeição? Confira uma lista, a seguir.
Bacalhau

O bacalhau é um peixe saboroso e nutritivo, além de ser magro e ter alto teor de proteínas. É um símbolo da Páscoa e seu consumo é elevado nesse período no Brasil. Bastante versátil, pode ser assado ou grelhado. Os ingredientes mais comuns das receitas são cebolas, azeitonas, batatas, tomate e azeite de oliva.
Salmão

Mais gorduroso, o salmão é um peixe para Páscoa bastante elegante e que gera pratos sofisticados. Tem um sabor único e alto nível de ômega 3, nutriente que contribui para a manutenção de uma boa saúde.
Tilápia

Um pescado de sabor mais suave por ser de rio, a tilápia é uma opção simples de preparar. Com carne firme e levemente rosada, tem baixo teor de gordura e alto nível de fósforo e proteínas. Pode ser frita, assada, grelhada ou cozida, e deve ser acompanhada de um molho. Por isso, é um dos peixes e frutos do mar válidos para a Semana Santa, já que é possível variar as receitas.
Atum

O atum é um peixe grande e com carne tenra e firme. De cor escura, é suave e deliciosa. Muito saudável, é uma opção para fazer uma boa ingestão de nutrientes, vitaminas e proteínas. Esse pescado cai muito bem com pães, saladas e legumes refogados. Uma das formas mais clássicas de preparação é grelhado.
Leia também: 7 benefícios do atum para a saúde e como incluí-o na dieta
Sardinha

Menos tradicional como peixe para Páscoa, a sardinha é uma opção nutritiva e bastante saborosa. Ao mesmo tempo, é um pescado mais barato sem deixar de lado a versatilidade e os nutrientes.
Ideias de receitas para a ceia de Páscoa
Para começar, que tal apostar em uma bacalhoada clássica ou em uma receita de bacalhau espiritual? São pratos que combinam perfeitamente com a data e agradam diferentes paladares.
Aqui no blog da Banca do Ramon, já publicamos várias receitas que combinam com essa época do ano — desde entradas e pratos principais até sobremesas especiais. Que tal dar uma olhadinha e montar um cardápio completo com a nossa curadoria?
- Receita de bacalhau light: sabor e leveza no mesmo prato;
- Receitas de bacalhau: 7 opções deliciosas para qualquer ocasião;
- Como fazer bolinho de bacalhau rápido, prático e crocante;
- 15 receitas de Páscoa para testar no seu almoço de domingo.
Como harmonizar vinhos e peixes?
A harmonização de vinhos e peixes é bastante comum, porque a combinação é excelente. Normalmente, as opções escolhidas são brancos, rosés ou verdes. Mas também há rótulos de tintos que podem fazer muito sucesso. Veja como conseguir um bom resultado.
Vinhos brancos e peixes
Os vinhos brancos são tradicionais com peixes e frutos do mar. Os rótulos leves são os mais indicados para peixes suaves. Alguns exemplos são Pinot Grigio, Chenin Blanc e Sauvignon Blanc.
Os vinhos para acompanhar peixe de sabor mais forte são os mais encorpados, como ocorre com o salmão e o bacalhau. Nesse caso, é possível escolher o Chardonnay e o Chablis.
Vinhos rosés e peixes
O vinho rosé é bastante equilibrado e combina muito bem com os peixes para Páscoa. Podem ser usados com sashimi ou pescados ensopados, cozidos e assados. Ou seja, são verdadeiros coringas.
Vinhos tintos e peixes
Já o vinho tinto precisa ser escolhido com mais cuidado, já que alguns rótulos são muito “pesados” para pratos de peixes e frutos do mar. Por isso, prefira os mais leves. Por exemplo, o bacalhau às natas cai muito bem com Pinot Noir.
Encontre os melhores peixes na Banca do Ramon
Gostou das receitas e dos vinhos para acompanhar peixe na Páscoa? Agora, está na hora de comprar os ingredientes e receber tudo no conforto da sua casa.
Na Banca do Ramon, você encontra os melhores pescados, inclusive o bacalhau verdadeiro, o Gadus morhua. Além disso, é possível comprar os melhores rótulos de vinhos, sejam brancos, sejam rosés ou tintos leves.
Assim, você terá os melhores peixes para Páscoa na sua mesa, além dos acompanhamentos ideais. Sem contar que também poderá comprar azeite, oleaginosas e o que mais precisar para o seu almoço ou ceia.
Então, que tal se preparar agora mesmo? Acesse o site da Banca do Ramon e busque os melhores produtos para receber na sua casa.